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A Educação na Colônia Por Suelen Maria Marques Dias.

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Apresentação em tema: "A Educação na Colônia Por Suelen Maria Marques Dias."— Transcrição da apresentação:

1 A Educação na Colônia Por Suelen Maria Marques Dias

2 A educação hoje

3 Observe as imagens:

4 Em quais ambientes o processo de aprendizagem se desenvolve? Quais os diferentes tipos de aprendizagem? A educação se resume ao ambiente escolar? Analisando as imagens anteriores e utilizando sua experiência pessoal, responda:

5 Quer uma ajuda? Clique aqui e leia um trecho da LDB sobre o papel da educação no Brasil.Cliqueaqui Pense e responda: Qual o papel dado à educação no Brasil, hoje?

6 Dos Princípios e Fins da Educação Nacional Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; VII - valorização do profissional da educação escolar; VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; IX - garantia de padrão de qualidade; X - valorização da experiência extra-escolar; Trecho extraído de site O texto abaixo foi extraído da LDB (Lei de diretrizes e bases), que regulamenta a educação no país. Voltar à questão sobre educação no Brasil. Continua

7 E agora? Você já sabe quais são os papéis atribuídos à educação no Brasil, hoje?

8 cidadania igualdade liberdade Tolerância pluralismo democracia qualidade Qualificação profissional cultura solidariedade E muito mais... A educação garante:

9 Finalidades e realidade Será que os fins previstos na LDB são realizados na prática? O que se tem feito para que isso aconteça? Vejamos um exemplo...

10 Bolsa escola Voltar à questão sobre educação no Brasil. A educação garantida a todos é sinônimo de um Brasil melhor, mais produtivo e mais qualificado. E para colaborar com a solução desse problema, o Governo Federal criou o Programa Bolsa Escola. A Bolsa Escola garante uma ajuda mensal de R$ 15,00 para as crianças de 6 a 15 anos, que freqüentam e assistem às aulas. [...] Assim, está-se trabalhando para reduzir os índices de repetência e evasão escolar, contribuindo para o progresso educacional do País. [...] Neste ano, o objetivo é alcançar a marca de 10,7 milhões de crianças na escola, o que corresponde a 10,7 milhões de bolsas distribuídas, a cerca de 5,9 milhões de famílias em todos os Municípios brasileiros.evasão Continua Trecho extraído do site

11 De acordo com o texto, qual é a situação econômica dos alunos atendidos pelo programa? Clique nas opções abaixo. Pobres Classe média Ricos O PERFIL DOS ALUNOS RESPOSTA:

12 De acordo com o texto, qual é a situação econômica dos alunos atendidos pelo programa? Clique nas opções abaixo. Pobres Classe média Ricos O PERFIL DOS ALUNOS RESPOSTA: ERRADO O programa não atende aos alunos de classe média.

13 De acordo com o texto, qual é a situação econômica dos alunos atendidos pelo programa? Clique nas opções abaixo. Pobres Classe média Ricos O PERFIL DOS ALUNOS RESPOSTA: ERRADO O programa não atende aos alunos ricos.

14 De acordo com o texto, qual é a situação econômica dos alunos atendidos pelo programa? Clique nas opções abaixo. Pobres Classe média Ricos O PERFIL DOS ALUNOS RESPOSTA: CERTO O programa atende os alunos carentes da rede pública. Pobres

15 Antes do programa Bolsa Escola, a situação econômica dos alunos, faria com que eles: Clique nas respostas abaixo, lembrando que pode haver mais de uma opção correta: Tivessem bom desempenho escolar Repetissem de ano Não afetaria o aluno Abandonassem a escola Estudassem mais O PERFIL DOS ALUNOS RESPOSTA:

16 Antes do programa Bolsa Escola, a situação econômica dos alunos, faria com que eles: Clique nas respostas abaixo, lembrando que pode haver mais de uma opção correta: Tivessem bom desempenho escolar Repetissem de ano Não afetaria o aluno Abandonassem a escola Estudassem mais O PERFIL DOS ALUNOS RESPOSTA: ERRADO Pois a maioria dos alunos apresentava um desempenho escolar negativo. Alguns alunos, porém, conseguiam driblar as dificuldades econômicas, tendo sucesso escolar. Repetissem de ano

17 Antes do programa Bolsa Escola, a situação econômica dos alunos, faria com que eles: Clique nas respostas abaixo, lembrando que pode haver mais de uma opção correta: Tivessem bom desempenho escolar Repetissem de ano Não afetaria o aluno Abandonassem a escola Estudassem mais O PERFIL DOS ALUNOS RESPOSTA: ERRADO Pois a condição socioeconômica afeta bastante o desempenho dos alunos, embora não seja o único fator que influencia o rendimento escolar.

18 Antes do programa Bolsa Escola, a situação econômica dos alunos, faria com que eles: Clique nas respostas abaixo, lembrando que pode haver mais de uma opção correta: Tivessem bom desempenho escolar Repetissem de ano Não afetaria o aluno Abandonassem a escola Estudassem mais O PERFIL DOS ALUNOS RESPOSTA: ERRADO Pois a maioria dos alunos não tinha condições para estudar com dedicação. Apenas alguns mantinham um desempenho razoável.

19 Antes do programa Bolsa Escola, a situação econômica dos alunos, faria com que eles: Clique nas respostas abaixo, lembrando que pode haver mais de uma opção correta: Tivessem bom desempenho escolar Repetissem de ano Não afetaria o aluno Abandonassem a escola Estudassem mais O PERFIL DOS ALUNOS RESPOSTA: CERTO Pois muitos alunos carentes tinham o desempenho prejudicado e acabavam repetindo de ano. Repetissem de ano

20 Antes do programa Bolsa Escola, a situação econômica dos alunos, faria com que eles: Clique nas respostas abaixo, lembrando que pode haver mais de uma opção correta: Tivessem bom desempenho escolar Repetissem de ano Não afetaria o aluno Abandonassem a escola Estudassem mais O PERFIL DOS ALUNOS RESPOSTA: CERTO Pois as obrigações com o sustento da família, entre outras coisas, faziam com que muitos alunos abandonassem as escolas. Repetissem de ano Abandonassem a escola

21 Voltar ao trecho da LDB Voltar ao texto sobre o programa Bolsa Escola Quais os problemas e benefícios trazidos pelo bolsa escola? Na sua opinião: a)R$ 15,00 mensais, por criança, suprem suas necessidades básicas? b)a educação, na realidade, cumpre os papéis estabelecidos pela lei? Sobre a educação no Brasil

22 Será que a educação no Brasil foi sempre assim? Vejamos a educação no período colonial...

23 Educação na Colônia ( )

24 Período colonial Ensino Jesuítico Aulas Régias Escolas diocesanas Ver Localização ESCOLAS DIOCESANAS (Principais) 1686 Seminário de Belém da Cachoeira Seminário de Mariana +/-1730 Recolhimento das Macaúbas 1752 Seminário de São Luís 1736 Seminário de Salvador 1780 Colégio do Pe Ozórios 1746 Seminário de São Paulo 1800 Seminário de Olinda 1749 Seminário de Belém do Pará /

25 Colégios Jesuítas (existentes até 1759) Principais estabelecimentos do ensino colonial. Seminário de Mariana 1750 Recolhimento das Macaúbas +/ Seminário de Olinda 1800 Colégio dos Padres Osórios Seminário de São Luís 1752 Seminário de Belém da Cachoeira1686 Seminário de Salvador 1736 Seminário de São Paulo 1746 Seminário de Belém do Pará 1749

26 A situação do ensino no período colonial Quem estudava? Onde se estudava? Quem ensinava? Como se estudava?

27 O que dizem os inventários Os inventários são documentos que trazem uma relação e uma descrição dos bens possuídos pelas pessoas ao morrerem. As pessoas que deixavam os bens eram chamadas inventariadas. As pessoas escolhidas para fazer a partilha dos bens dos inventariados se chamavam inventariantes e geralmente eram membros ou amigos da família. Nos inventários, podemos ver registros feitos pelos inventariantes: assinaturas, sinais ou, quando não sabiam escrever, assinaturas a rogo (isto é, alguém assinava no lugar dos inventariantes). No período colonial, o aprendizado da escrita dava-se depois do aprendizado da leitura. Logo, quem sabia assinar sabia ler e muitos que não assinavam sabiam ler.

28 TOTAISBoa CaligrafiaMá CaligrafiaRubricaSinal TOTAIS Cor Brancos Negros Mulatos5201 Sem especificação de cor Condição Livres Forros Sem especif Sexo Homens Mulheres S.Id/ Justiça91000 Observe com atenção os registros feitos pelos inventariantes nos inventários de Mariana, Minas Gerais (1714 a 1822) Fonte: VILLALTA, Luiz Carlos. O que se fala e o que se lê: Língua, instrução e leitura. In: SOUZA, Laura de Mello e. História da vida privada no Brasil:cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

29 A partir da análise dos inventários, vamos pensar: Qual era a parcela da população que tinha mais acesso à educação no período colonial? Clique nas opções que você considera corretas: Homens Mulheres Negros Mulatos Resposta Brancos

30 A partir da análise dos inventários, vamos pensar: Qual era a parcela da população que tinha mais acesso à educação no período colonial? Clique nas opções que você considera corretas: Mulheres Resposta ERRADO Do total de 163 inventariados, apenas 33 mulheres conseguiram assinar seu próprio nome. Menos de um terço do total. Homens Negros Mulatos Brancos

31 A partir da análise dos inventários, vamos pensar: Qual era a parcela da população que tinha mais acesso à educação no período colonial? Clique nas opções que você considera corretas: Homens Mulheres Resposta CERTO Do total de 163 inventariados, apenas 33 mulheres conseguiram assinar seu próprio nome. Assim, conclui-se que a maioria dos inventariantes que conseguiram assinar o próprio nome era formada por homens. Homens Acertou! Negros Mulatos Brancos

32 A partir da análise dos inventários, vamos pensar: Qual era a parcela da população que tinha mais acesso à educação no período colonial? Clique nas opções que você considera corretas: Resposta ERRADO Apenas 2 negros conseguiram assinar o próprio nome. Homens Mulheres Acertou! Negros Mulatos Brancos Homens

33 A partir da análise dos inventários, vamos pensar: Qual era a parcela da população que tinha mais acesso à educação no período colonial? Clique nas opções que você considera corretas: Resposta ERRADO Apenas 1 mulato conseguiu assinar o próprio nome. Homens Mulheres Acertou! Negros Mulatos Brancos Homens

34 A partir da análise dos inventários, vamos pensar: Qual era a parcela da população que tinha mais acesso à educação no período colonial? Clique nas opções que você considera corretas: Resposta CERTO A grande maioria, 97 brancos conseguiram assinar o próprio nome. Brancos Homens Mulheres Acertou! Negros Mulatos Brancos Acertou!

35 Observe as imagens desta página, todas elas produzidas na passagem da Colônia para o Império: Uma senhora brasileira em seu lar, de Jean Baptiste Debret. Família Pobre em sua casa, de J. B. Debret. Botica, de J. B. Debret. (Fragmento) Loja do Sapateiro, de J. B. Debret.

36 Os espaços e tipos da aprendizagem

37 Identifique os tipos de aprendizado desenvolvidos e as condições das pessoas focalizadas. Qual é o ambiente em que se desenvolve o aprendizado? A imagem abaixo foi produzida no início do século XIX, pelo pintor francês J. B. Debret. Ela traz a visão do autor sobre a sociedade da época. Uma senhora brasileira em seu lar, de Jean Baptiste Debret.

38 O espaço da Igreja e a instrução Manhã de quarta-feira santa, J. B. Debret, Observando a imagem, responda: Que espaço é retratado? O que os personagens estão fazendo?

39 " Compete, pois, aos referidos Capelães pregar ao povo nos Domingos e Festas Solenes, dedicar-se assiduamente em explicar o Catecismo à gente simples, fazer a Oração Mental, recordar os mistérios da Paixão do Senhor e recitar devotamente com os mesmos fiéis as saudações do Rosário Mariano e Angélico". [...] "Empenham-se todos os clérigos em realizar semanalmente Conferências de Teologia Moral e, em cada distrito, utilizam-se para estas Conferências aquelas Igrejas que comodamente para isto se prestam, assim como, no Seminário desta Cidade [de Mariana], eles participam das disputas públicas da mesma faculdade Agora, leia com atenção o trecho a seguir: Dom Frei Manuel da Cruz, em seu relatório decenal ao Santo Padre, em 1757, explicava que:

40 Para realizar algumas de suas obrigações, os clérigos necessitavam de que tipo de conhecimento? Na sua opinião, que tipo de instrução acontecia no espaço da Igreja no período colonial? Qual era a importância dessa instrução para os colonos? Para refletir...

41 Os espaços oficiais de ensino.

42 que este vínculo não se devia relaxar e era princípio da relaxação a faculdade pública de uma Aula de Cirurgia, que parecia pouco, mas era um pouco que dentro em poucos anos havia de monopolizar esta faculdade para os brasileiros; e era um pouco que servia de um exemplo ao depois para a Aula de Medicina e poderia talvez com alguma conjuntura, para o futuro facilitar o estabelecimento de alguma Aula de Jurisprudência sustentada pelas câmaras até chegar ao ponto de cortar este vínculo de dependência Sessão do Conselho Ultramarino de 16 de Maio de 1768, Revista do Arquivo Público Mineiro, 15(1910), pp O trecho abaixo mostra o parecer do procurador da coroa ao Conselho Ultramarino a respeito do pedido de criação de uma Aula de Cirurgia em Minas Gerais em 1768.

43 A partir da leitura do trecho, responda: O pedido para a criação da Aula de Cirurgia foi aceito pelo Conselho Ultramarino? Qual a visão da Coroa em relação à criação de instituições de ensino na colônia?

44 Clique no box que melhor expressa o motivo pelo qual a Coroa portuguesa não permitia a criação da Aula de Cirurgia na Colônia. Manutenção da dependência Descaso com os colonos Falta de recursos para manutenção da aula

45 Clique no box que melhor expressa o motivo pelo qual a Coroa portuguesa não permitia a criação da Aula de Cirurgia na Colônia. Manutenção da dependência Falta de recursos para manutenção da aula ERRADO O Brasil era a mais importante colônia de Portugal, portanto, havia uma preocupação com sua colonização Descaso com os colonos

46 Clique no box que melhor expressa o motivo pelo qual a Coroa portuguesa não permitia a criação da Aula de Cirurgia na Colônia. Manutenção da dependência Falta de recursos para manutenção da aula ERRADO Como o próprio texto mostra, os recursos poderiam ser conseguidos através da Câmaras. Descaso com os colonos

47 Clique no box que melhor expressa o motivo pelo qual a Coroa portuguesa não permitia a criação da Aula de Cirurgia na Colônia. Manutenção da dependência Falta de recursos para manutenção da aula CERTO Portugal pretendia manter o ensino dependente da Universidade de Coimbra (antes de Pombal, havia também a Universidade de Évora), além de manter a dependência da Colônia em relação à Metrópole. Descaso com os colonos

48 A Universidade de Coimbra, Portugal Universidade de Coimbra-Portugal. Estudantes de Coimbra

49 (...) os sacerdotes virão de Coimbra formados nas ciências sagradas ou em Cânones, e passarão a constituir-se num alto clero natural, seleto, bem perto da alta administração régia do qual sairão os dignitários capitulares, os beneficiários todos, os procuradores, os visitadores diocesanos, os protonotários, os vigários das varas, os párocos das vilas mais importantes, os funcionários das câmaras eclesiásticas diocesanas, os professores do seminários (...)dignitários capitularesprotonotários Trecho extraído de CARRATO, José F. Igreja, Iluminismo e Escolas Mineiras Coloniais. São Paulo:Companhia Editorial Nacional, P.182. Leia com atenção:

50 A quem se destinavam os principais cargos públicos da Colônia? Na sua opinião, todos as pessoas tinham acesso à Universidade de Coimbra? Leve em consideração fatores como: a distância, os custos da viagem e da manutenção, o tempo, etc. Vamos refletir: os critérios para a distribuição dos cargos públicos beneficiavam a que nível social? A partir da leitura, vamos refletir:

51 Os cargos públicos na colônia eram reservados aos magistrados de Coimbra, isso não se limitava somente aos sacerdotes, mas também a pessoas laicas, ou seja, aqueles que não possuíam laços sacerdotais, que ocupariam os cargos de ouvidores, juízes de fora, provedores mor, etc... Dica: Segue

52 Recolhimentos de mulheres Convento de Macaúbas (1987), de Rui de Paula, Santa Luzia - MG. (Acervo de Cristiano César Marques) (Clique na imagem para saber sobre o Recolhimento)

53 Continua Há em todas as suas recolhidas do mais regular procedimento e por isso mesmo muito útil é à Religião e ao Estado, por não haver nessas Minas outra semelhante Casa, aonde os Pais de famílias melhor possam educar as suas Filhas, e preservá-las do assalto do mundo Documento do Arquivo Ultramarino de Lisboa. Recolhimento das Macaúbas O Convento de Macaúbas foi fundado no século XVIII (não é possível precisar a data, mas há notícias de que já existia em 1730). Observe, no texto abaixo, o que diz o Frei Domingos da Encarnação Pontevel, que lutou pela confirmação do recolhimento, explicando sua utilidade: Este texto foi adaptado. Clique aqui para ver a versão original.Clique aqui

54 O Recolhimento das Macaúbas era um recolhimento para mulheres, que lá aprendiam noções de primeiras letras, doutrina cristã e trabalhos em agulha. No recolhimento, estudaram as filhas de Chica da Silva, famosa por ser ex-escrava e relacionar–se com João Fernandes, o contratador de diamantes do Tejuco (hoje, Diamantina).

55 Qual é o aprendizado focalizado na figura I? Qual é a habilidade demonstrada pelas personagens da figura II? Agora observe as imagens: Figura I - Família Pobre em sua casa, de J. B. Debret. (Fragmento) Figura II – Botica, de J. B. Debret. (Fragmento)

56 Construindo uma hipótese: Homens e mulheres tinham o mesmo aprendizado?

57 Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Contar Ler Bordar Carpintaria Lavar Fazer renda Escrever Sapataria Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Coser

58 Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Contar Ler Bordar Carpintaria Lavar Fazer renda Escrever Sapataria Coser quer dizer o mesmo que costurar, era uma atividade exclusivamente feminina, ensinada nos recolhimentos para mulheres e também em casa. Segue Coser

59 Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Algumas mulheres aprendiam a ler, mas a leitura era, normalmente, ensinada aos homens. Contar Ler Bordar Carpintaria Lavar Fazer renda Escrever Sapataria Segue Coser

60 Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Fazer renda é outra atividade exclusivamente feminina, ensinada em casa ou nos recolhimentos. Contar Ler Bordar Carpintaria Lavar Fazer renda Escrever Sapataria Segue Coser

61 Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Contar Ler Bordar Carpintaria Lavar Fazer renda Escrever Sapataria Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Normalmente eram os homens quem aprendiam a contar, as mulheres que também sabiam eram minoria. Segue Coser

62 Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Contar Ler Bordar Carpintaria Lavar Fazer renda Escrever Sapataria Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Bordar era uma arte transmitida apenas para as mulheres. Fundamental para toda moça bem educada. Segue Coser

63 Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Contar Ler Bordar Carpintaria Lavar Fazer renda Escrever Sapataria Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Lavar era uma atividade destinada às mulheres, que normalmente eram educadas para cuidar do lar. Segue Coser

64 Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Contar Ler Bordar Carpintaria Lavar Fazer renda Escrever Sapataria Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: A confecção de sapatos era um atividade destinada aos homens, de classes mais baixas. Segue Coser

65 Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Contar Ler Bordar Carpintaria Lavar Fazer renda Escrever Sapataria Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: A carpintaria era uma atividade mecânica destinada aos homens de classes inferiores. Segue Coser

66 Clique naquelas palavras que representam as habilidades ensinadas às mulheres no período colonial. Contar Ler Bordar Carpintaria Lavar Fazer renda Escrever Sapataria Com base no que você leu sobre o Recolhimento das Macaúbas e na análise das imagens anteriores, desenvolva a seguinte atividade: Normalmente, as mulheres eram educadas para cuidar do lar, cabia aos homens aprender a ler e escrever, mas isso não significa que não houvesse exceções, pois algumas mulheres também eram instruídas nesse sentido. Segue Coser

67 Para refletir e escrever... Há diferença entre o ensino de homens e mulheres? Quais as semelhanças e diferenças do ensino dessa época e o ensino hoje?

68 Seminários episcopais Leia, a seguir, alguns trechos sobre o Seminário de Mariana

69 Em carta ao rei dom José I, em 1747, Dom Frei Manuel da Cruz alegava que, com a criação do Seminário, seriam evitadas as grandes despesas, que fazem os moradores daquela Capitania [isto é, Minas Gerais] para mandarem seus filhos aos estudos do Rio de Janeiro e da Bahia (Cruz, 1747). Auguste Saint-Hilaire informa que o Seminário fora fundado por alguns mineiros ricos que desejavam educar seus filhos, sem precisar enviá-los à Europa

70 À população mineira, particularmente às elites locais, o fato novo permitia-lhe, de um lado, acesso facilitado e mais cômodo à educação superior, com inerentes vantagens financeiras; de outro, uma melhor preparação de estudos para aqueles que ambicionavam cruzar o Atlântico, em direção às universidades do Velho Continente [...] (Boschi, 1991) O Seminário de Mariana, criado em 1750

71 Qual o nível social da população atendida pelo Seminário? Qual a importância do Seminário de Mariana para a Capitania de Minas Gerais? Qual a importância dos seminários para a educação colonial? A partir da leitura dos documentos, pense sobre as questões abaixo:

72 Aprendizado e ofícios

73 Com base na imagem abaixo, identifique: 1.A cor das personagens 2.A atividade realizada conforme a cor Loja do Sapateiro, de J. B. Debret. 3. As categorias sociais das personagens.

74 Na imagem, qual o tipo de aprendizado que se vê? O aprendizado em questão poderia colaborar para a ascensão social do escravo? Para você pensar:

75 Leia com atenção: (...) inumeráveis boticas administradas por pessoas que pela maior parte não têm feito exames e dado provas de idoneidade e instrumentação necessária para um emprego de tanta delicadeza, habilitando-se para regerem as referidas casas ou por título de herança havido de seus pais, ou falecimento dos boticários que eram caixeiros, originando-se infinitos erros e funestas conseqüências, já das poucas Luzes que eles têm para conhecerem o estado dos remédios e ervas de que usam, já de ignorância que os impossibilita para dirigirem e fazerem práticas as regras da farmácia por pessoas de pouca idade, e faltas de composição das doses determinadas, como para o acerto do que os próprios enfermos que encomendam. Os Boticários

76 O trecho que você acaba de ler foi escrito em 1776 pelo Vice-rei do Brasil, Conde de Resende, à Corte de Portugal sobre a situação dos boticários no Rio de Janeiro. No restante do país, a situação não era muito diferente.

77 Como era a formação dos boticários? Como eram conseguidas as boticas? Essa situação apresenta alguma relação com a situação da educação no período colonial? Compare a situação da saúde e da educação no período colonial com a situação em nossos dias? Sobre os boticários. Baseando-se no texto, responda:texto Uma dica...

78 Além dos boticários, muitos profissionais, como por exemplos os dentistas (ou tira- dentes), trabalhavam como práticos, ou seja, não possuíam instrução escolar, mas exerciam a profissão. Importante:

79 Com base nas atividades anteriores, reflita sobre a educação no período colonial e compare-a com a educação em nossos dias, considerando os seguintes aspectos: Os espaço de aprendizagem. Os tipos de aprendizagem. As distinções no ensino de pessoas de diferentes sexos. A relação entre a educação e hierarquia social. A aprendizagem e a manutenção do vínculo colonial ou internacional.

80 Portonotário: Encarregado do registro e expedição dos atos pontifícios, ou seja, provenientes do papa. Voltar

81 Dignitário: Aquele que exerce uma dignidade ou cargo elevado; aquele que tem alta graduação honorífica. Capitulares: decretos reais e ordenanças prescritas pelas assembléias nacionais Voltar

82 Pluralismo : Multiplicidade; o que não é único; sistema que admite a pluralidade e a diversidade (de idéias, opiniões, comportamentos), no seio de um grupo organizado. Voltar

83 He em todas as suas recolhidas do mais regular procedimento e porisso mesmo muito útil é à Religião e ao Estado, por não haver nessas Minas outra similhante Caza, aonde os Pais de familias milhor possão educar as suas Filhas, e preservá-las do assalto do mundo Documento do Arquivo Ultramarino de Lisboa. Voltar Texto original


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