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Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -

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Apresentação em tema: "Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -

2 BREVE HISTÓRICO : Concepção inicial: profissionais de nível médio : Curso realizado em 29 DIRES : Revisão da primeira concepção Construção de novos módulos 2010: Projeto Piloto

3 APRESENTAÇÃO Proponente: Parcerias:
Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA)‏ Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA) Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DVAST/CESAT)‏ Parcerias: Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH)‏ Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto (EESP)‏ Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS)‏

4 APRESENTAÇÃO O que? Para que?‏ Para quem?
Processo formativo, realizado através de curso de aperfeiçoamento em nível locorregional. Para que?‏ Qualificar as equipes técnicas municipais de Vigilância Sanitária (VISA) e Saúde Ambiental (VSA) para o desenvolvimento de suas ações, de forma integrada. Para quem? Equipes constituídas por trabalhadores do quadro efetivo da VISA e VSA das SMS, dos níveis superior e médio, incluindo os coordenadores dessas equipes.

5 JUSTIFICATIVA Necessidade de progressiva incorporação de novos conceitos e práticas pelas equipes municipais (processo de descentralização em saúde); Necessidade de valorização do desenvolvimento da consciência sanitária que ultrapasse o aspecto coercitivo da Vigilância; Necessidade de formação dos trabalhadores do SUS para o desenvolvimento de ações integrais, abrangendo a promoção, prevenção de riscos e agravos e proteção da saúde; Demanda expressa pelas Diretorias Regionais de Saúde (DIRES) e pelas equipes técnicas municipais de VISA e VSA

6 CARGA HORÁRIA 160h de concentração 320 horas 160h de dispersão
(sede Regional)‏ 320 horas 160h de dispersão (desenvolvimento de atividades práticas no município)‏

7 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
Opção pedagógica: PROBLEMATIZAÇÃO O curso utiliza o serviço como local de aprendizado. Currículo por competências, não disciplinar e integrado

8 UNIDADES DE APRENDIZAGEM (MÓDULOS) E CONTEÚDOS
UNIDADE I: Processo saúde – doença Políticas públicas de saúde Modelo de atenção de vigilância à saúde Humanização em saúde UNIDADE II: Planejamento, gestão e avaliação em saúde Intersetorialidade Informação em saúde Legislações e normas técnicas Comunicação em saúde Educação em saúde

9 UNIDADES DE APRENDIZAGEM (MÓDULOS) E CONTEÚDOS
UNIDADE III: Trabalho em equipe Inspeção sanitária Poder de polícia Instrumentos legais do processo de trabalho da visa Interface VISA e VISAT Processo administrativo sanitário UNIDADE IV: VIGIÁGUA, VIGIAR E VIGISSOLO Interface VSA e VISAT Organização dos serviços de vigilância

10 ESTRATÉGIA OPERACIONAL
- Reuniões integradas - Elaboração do material didático; - Seleção e capacitação de Instrutores; - Projeto Piloto 3ª DIRES – Alagoinhas Critérios: Maior número de profissionais efetivos e organização operacional da Regional.

11 para os alunos que obtiverem o resultado “apto”.
CERTIFICADOS EFTS  nível médio EESP  nível superior para os alunos que obtiverem o resultado “apto”. Obrigatoriedade de freqüência de 75% da carga horária do curso, salvo os casos especiais de dispensa ou compensação de faltas previstas em lei.

12 CRONOGRAMA

13 Obrigada! /


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