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Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -

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Apresentação em tema: "Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -

2 BREVE HISTÓRICO : Concepção inicial: profissionais de nível médio : Curso realizado em 29 DIRES : Revisão da primeira concepção Construção de novos módulos 2010: Projeto Piloto

3 APRESENTAÇÃO Proponente:  Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA)‏  Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA)  Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DVAST/CESAT)‏ Parcerias:  Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH)‏  Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto (EESP)‏  Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS)‏

4 APRESENTAÇÃO O que? Processo formativo, realizado através de curso de aperfeiçoamento em nível locorregional. Para que?‏ Qualificar as equipes técnicas municipais de Vigilância Sanitária (VISA) e Saúde Ambiental (VSA) para o desenvolvimento de suas ações, de forma integrada. Para quem? Equipes constituídas por trabalhadores do quadro efetivo da VISA e VSA das SMS, dos níveis superior e médio, incluindo os coordenadores dessas equipes.

5 JUSTIFICATIVA  Necessidade de progressiva incorporação de novos conceitos e práticas pelas equipes municipais (processo de descentralização em saúde);  Necessidade de valorização do desenvolvimento da consciência sanitária que ultrapasse o aspecto coercitivo da Vigilância;  Necessidade de formação dos trabalhadores do SUS para o desenvolvimento de ações integrais, abrangendo a promoção, prevenção de riscos e agravos e proteção da saúde;  Demanda expressa pelas Diretorias Regionais de Saúde (DIRES) e pelas equipes técnicas municipais de VISA e VSA

6  CARGA HORÁRIA 160h de concentração (sede Regional)‏ 320 horas 160h de dispersão (desenvolvimento de atividades práticas no município)‏

7 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO- PEDAGÓGICA Opção pedagógica: PROBLEMATIZAÇÃO O curso utiliza o serviço como local de aprendizado. Currículo por competências, não disciplinar e integrado

8 UNIDADES DE APRENDIZAGEM (MÓDULOS) E CONTEÚDOS  UNIDADE I:  Processo saúde – doença  Políticas públicas de saúde  Modelo de atenção de vigilância à saúde  Humanização em saúde  UNIDADE II: –Planejamento, gestão e avaliação em saúde –Intersetorialidade –Informação em saúde –Legislações e normas técnicas –Comunicação em saúde –Educação em saúde

9 UNIDADES DE APRENDIZAGEM (MÓDULOS) E CONTEÚDOS  UNIDADE III: Trabalho em equipe Inspeção sanitária Poder de polícia Instrumentos legais do processo de trabalho da visa Interface VISA e VISAT Processo administrativo sanitário  UNIDADE IV: VIGIÁGUA, VIGIAR E VIGISSOLO Interface VSA e VISAT Organização dos serviços de vigilância

10 ESTRATÉGIA OPERACIONAL •- Reuniões integradas •- Elaboração do material didático; •- Seleção e capacitação de Instrutores; •- Projeto Piloto –3ª DIRES – Alagoinhas –Critérios: Maior número de profissionais efetivos e organização operacional da Regional.

11 CERTIFICADOS •EFTS  nível médio •EESP  nível superior •para os alunos que obtiverem o resultado “apto”. •Obrigatoriedade de freqüência de 75% da carga horária do curso, salvo os casos especiais de dispensa ou compensação de faltas previstas em lei.

12 CRONOGRAMA

13 Obrigada! /


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