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Diretoria de Avaliação da Educação Superior/DAES/INEP

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Apresentação em tema: "Diretoria de Avaliação da Educação Superior/DAES/INEP"— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Avaliação da Educação Superior/DAES/INEP
Seminários Enade 2012 Diretoria de Avaliação da Educação Superior/DAES/INEP 19 a 22 de junho de 2012

2 Avaliação da Educação Superior no INEP
Implementar o Sinaes Aprimorar os instrumentos e os procedimentos de avaliação; Produzir indicadores de qualidade; Divulgar os resultados; Realizar estudos para a melhoria da qualidade da educação superior.

3 SINAES - Legislação Constituição Federal – 88 LDB – Lei 9.394 / 96
PNE – 2001 e PNE – 2011 Lei do SINAES – DE 2004 Decreto de 2006 Portaria Normativa nº 40 consolidada em dezembro de 2010

4 OBJETIVOS DO SINAES Melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta Identificar mérito e valor das instituições, áreas, cursos e programas nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação Promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia.

5 Concepção de Avaliação
Formativa Aprendizagem Diagnóstica Ações Processual Prática evolutiva Sistêmica Integrada Emancipatória Produz autoconhecimento Construção para uma cultura de avaliação Permanente tomada de consciência sobre sua missão

6 O SINAES promove a avaliação de
Instituições Estudantes CURSOS O SINAES promove a avaliação de

7 Número de IES – Brasil - Evolução – 2000-2009
Panorama da Educação Superior (Censo da Educação Superior -2010) 2.377 Instituições de Educação Superior IES (11,7% - públicas) matrículas (25,8% em IES públicas; 14,6% EAD) cursos de graduação (31,3% em IES públicas) Número de IES – Brasil - Evolução – Fonte: Resumo Técnico- Censo 2009/Censo da Educação Superior/MEC/INEP/DEED 2010 278 IES públicas 2.099 IES privadas

8 Instâncias de Avaliação
MEC CONAES INEP CTAA SERES CNE CNS OAB CONFEA Outros....

9 Sinaes – alguns marcos Comissão Especial da Avaliação da Educação Superior (CEA) - analisar, oferecer subsídios, fazer recomendações, propor critérios e estratégias para a reformulação dos processos e políticas de avaliação da Educação Superior e elaborar a revisão crítica dos seus instrumentos, metodologias e critérios utilizados. 2004 – implementação do Sinaes 2007 – criação do sistema e-MEC - fluxo dos processos de regulação e avaliação aplicação do CPC - para fins dos processos de renovação de reconhecimento no ciclo avaliativo do SINAES. institui o IGC - autonomia às IES para autorização de cursos 2009 – o Enade passa a ser censitário.

10 2010 - definição das áreas no Ciclo Avaliativo - ano I, II e III
2010 – abertura do BASis para novos avaliadores criação do BNI da educação superior. 2011 – o Enade passa a considerar o Enem como resultado válido para os estudantes ingressantes dos cursos avaliados. 2011 – muda a sistemática de dispensa do Enade. revisão dos indicadores do instrumento de avaliação de curso 2012 – capacitação dos avaliadores na plataforma moodle 2012 – avaliação dos avaliadores e autoavaliação da Comissão 2012 –Enade para concluintes que formam até julho de 2013

11 Desafios ... 2012 - reconstrução do CPC
2012 – construção de novos indicadores de qualidade 2012 – revisão do instrumento de avaliação institucional Articular PDI, missão, dimensão pedagógica, desenvolvimento profissional, sustentabilidade financeira .... (dimensões do Sinaes) 2012 – definição de metodologia para avaliação dos cursos a distancia Desafios ...

12 Ciclo Avaliativo do Sinaes
O ciclo avaliativo compreende a realização periódica de avaliação de instituições e cursos superiores, com referência nas avaliações trienais de desempenho de estudantes, as quais subsidiam, respectivamente, os atos de recredenciamento e de renovação de reconhecimento. (Art. 33. Portaria nº 40/2007, republicada em 29 de dezembro de (NR))

13 Conceito Enade Calculado para o curso da IES, localizada em um município, considerada uma área de avaliação. A nota do curso inclui o desempenho dos alunos nas provas de formação geral e componente específico.

14 CPC Portaria nº40 O Conceito Preliminar de Curso – CPC consubstancia diferentes variáveis que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. O conceito preliminar se constitui elemento de referência nos processos de avaliação para subsidiar a renovação de reconhecimento dos cursos de graduação.

15 IGC Portaria nº40 O Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição: A média dos últimos CPCs, contando o ano do cálculo e os dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada curso. Média dos conceitos CAPES, também ponderada pelo número de matriculas de cada um dos programas de pós graduação. Distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino.

16 Cursos avaliados no ENADE 2010
Agronomia Odontologia Biomedicina Serviço Social Educação Física Terapia Ocupacional Enfermagem Zootecnia Farmácia CST em Agroindústria Fisioterapia CST em Agronegócio Fonoaudiologia CST em Radiologia Medicina CST em Gestão Hospitalar Medicina Veterinária CST em Gestão Ambiental Nutrição Cursos avaliados no ENADE 2010

17 Cursos avaliados no ENADE 2011
Arquitetura e Urbanismo Artes Visuais Biologia Ciências Sociais Computação Educação Física Engenharias Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Música Pedagogia Química CST em Análise e Des. de Sistemas CST em Automação Industrial CST em Construção de Edifícios CST em Fabricação Mecânica CST em Alimentos CST em Gestão da Produção Industrial CST em Manutenção Industrial CST em Processos Químicos CST em Redes de Computadores CST em Saneamento Ambiental Cursos avaliados no ENADE 2011

18 8.879 389.636 400 - 450 mil ENADE 2012 Prova – 25 novembro CURSOS
Administração Ciências Contábeis Econômicas Comunicação Social Design Direito Psicologia Turismo Secretariado Executivo Relações Internacionais CST em Gestão Comercial CST em Gestão em Recursos Humanos CST em Gestão Financeira CST em Logística CST em Marketing CST em Processos Gerenciais ENADE 2012 Prova – 25 novembro CURSOS (CENSO 2010) CONCLUINTES ESTIMATIVA 8.879 mil

19 Contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes; Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas; Avaliar comparativamente a formação oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas áreas avaliadas. Objetivos - Enade

20 Enade 2012 – Legislação Específica
Portaria Normativa MEC no 6, de 14/03/2012 Edital nº 2/2012 – CERES/BNI, de 02/05/2012 Portarias de designação de Comissões Assessoras de Área Portarias de diretrizes para a prova – por área avaliada

21 BASis – Banco de Avaliadores do Sinaes
CERES – Cadastro Nacional de Elaboradores e Revisores de Itens Comissões Assessoras de Área Atuar durante o Ciclo Avaliativo (três anos): Diretrizes da prova Capacitação e elaboração de itens de prova (BNI) Acompanhar os indicadores de qualidade dos cursos Orientação da avaliação in loco

22 Contribuições – Ciclo Avaliativo
2013 INDICADORES DE QUALIDADE 2012 PROVA 2014 AVALIAÇÃO IN LOCO

23 Banco Nacional de Itens da Educação Superior - BNI
A constituição do modelo do Banco Nacional de Itens conta com a participação de docentes universitários de todo o País, promovendo o aumento da participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação da educação superior.

24 Banco Nacional de Itens da Educação Superior - BNI
O BNI tem por objetivo armazenar itens de qualidade técnica que permitam a montagem de instrumentos de avaliação capazes de estimar com maior precisão: o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para os diferentes perfis profissionais e a proficiência dos estudantes com relação aos respectivos conteúdos de seus cursos de graduação.

25 Enade – Instrumentos de Avaliação e Questionários aplicados
Prova 10 questões de Formação Geral – 8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas; 30 questões do Componente Específico da área avaliada – 27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas; Questionário de percepção sobre a prova.

26 Enade – Instrumentos de Avaliação e questionários aplicados
Questionário do Estudante Busca levantar, junto aos estudantes, informações socioeconômicas e acadêmicas (preenchimento via Internet) Questionário destinado ao Coordenador Busca reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso (coletado nos quinze dias subsequentes à prova via Internet).

27 Enade – Principais Relatórios
Relatórios de IES Traz informações detalhadas acerca do desempenho geral dos cursos avaliados de uma IES. Relatórios de Curso Apresenta informações detalhadas sobre o desempenho dos estudantes na prova e resultados do questionário de impressões sobre a prova e do questionário do estudante (QE).

28 Enade – Principais Relatórios
Relatórios-Síntese de Área Apresenta resumidamente os resultados nacionais ENADE em cada área avaliada no Exame. Boletim de Desempenho do Estudante Apresenta a nota detalhada obtida pelo estudante e quadros comparativos de seu desempenho. Relatório de regularidade junto ao ENADE (presença) Apresenta os estudantes em situação regular junto ao ENADE.

29 Novo sistema de requerimentos de dispensa do ENADE
O sistema de pedidos de dispensa do ENADE 2011 foi modificado para atender às modificações estabelecidas pela Portaria Normativa no 40/2007, em sua atual redação, e pela Portaria no 436/2011. A principal modificação foi o ajustamento, no ambiente do coordenador de curso, de funcionalidade que permite o cadastramento de dispensa de estudantes por parte da própria IES. Após o momento inicial de dispensa de estudantes pela IES, o Inep também analisará solicitações de dispensa apresentadas eletronicamente. Novo sistema de requerimentos de dispensa do ENADE

30 Consequências da avaliação
para a Sociedade informação para o Estado desenvolvimento de políticas públicas para a IES desenvolvimento do seu PDI, revisão de sua missão, planos, métodos e trajetória para os Estudantes orientação Consequências da avaliação

31 Agradeço pela atenção! Diretora de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP Claudia Maffini Griboski


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