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ABORDAGEM EXPERIMENTAL “Hands- on” DE ESPECTROFOTOMETRIA Nataša Gros 1, Margareta Vrtačnik 2 e M. Filomena Camões 3 1 Faculty of Chemisry and Chemical.

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1 ABORDAGEM EXPERIMENTAL “Hands- on” DE ESPECTROFOTOMETRIA Nataša Gros 1, Margareta Vrtačnik 2 e M. Filomena Camões 3 1 Faculty of Chemisry and Chemical Technology, 2 Faculty of Natural Sciences and Engineering, University of Ljubljana, Slovenia 3 Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal Project number: SI/03/B/F/PP © FKKT, Ljubljana,

2 Tarefa no Livro de Actividades Navegação– próximo módulo Navegação – regresso a “Módulos” Experiência Video clip Video clip LEGENDA

3 1. L uz como radiação 2. Luz e a percepção da cor 3. Cor de uma substância e transmissão da luz 5. Medição da transmitância da luz 6. Determinação espectrofotométrica de uma concentração 7. Aplicações práticas de espectrofotometria MÓDULOS 8. A espectrofotometria como meio para compreensão de alguns conceitos fundamentais de química A Equilíbrio Químico B Cinética Química 4. Espectro de absorção, cor e estrutura de uma substância

4 Examples of slides

5 Complete a tarefa do Livro de Actividades – radiação na água Princípio: comprimento maior Bandas de interferência de radiação com maior têm afastamento

6 Mistura aditiva de cores : vermelho e azul Com a luz azul no máximo de intensidade, comece a aumentar a intensidade da luz vermelha. Após a luz vermelha ter atingido a sua máxima intensidade, comece a diminuir a intensidade da luz azul. No fim da experiência desligue a luz azul. Que cores observou? Tarefa 2 Livro de Actividades

7 Fundamentos Na mistura a ditiva de cores __________ feixes de luz de cores __________. Vermelho, verde e azul são cores _________ para a nossa percepção _____. __________ em _________ apropriadas, podem-se obter todas as outras __________. combinam-se diferentes: fundamentais visualMisturando-as proporções cores Livro de Actividades

8 A imagem virtual mostra as cores complementares do quadro original ModeloImagem virtual

9 O impacto de ligações duplas conjugadas como cromóforos na cor do composto e o seu máximo de absorção sem cor  max. = 274 nm amarelo  max. = 342 nm vermelho-alaranjado  max. = 401 nm

10 400 nm500 nm600 nm700 nm Luz visível Espectros nas regiões do visível e infravermelho (IR) Espectro na região do visívelEspectro na região IR

11 Espectros nas regiões do visível e infravermelho (IR) Exemplo de espectro IR

12 Espectros nas regiões do visível e infravermelho (IR) Espectro numa região do visível É possível inferir que o comprimento de onda de máxima absorbância aumenta, para compostos estruturalmente semelhantes, com o número de cromóforos conjugados. Exemplo de espectro IR Pode-se reconhecer directamente a presença de elementos estruturais diferentes numa molécula.

13 Selecção da lâmpada para medir transmitância LED Papéis celofane

14 Definição de transmitância Ф  = ФoФo Ф o intensidade de radiação que incide no meio absorvente Ф intensidade de radiação que é transmitida pelo meio absorvente T transmitância ФoФo Ф ФoФo Ф

15 Medição de transmitância com o Spektra TM

16 Medição da transmitância de soluções Colocação das gotas de solução numa cavidade

17 Experiência 13 Branco Número da solução de calibração Amostra Salicilato (aq) (  ) Fe(NO 3 ) 3 (aq) (  ) H 2 O (  ) Amostra (  ) Livro de actividades Determinação de salicilato pelo método da recta de calibração

18 Exemplo de recta de calibração para determinação de salicilato Determinação de salicilato

19 Equilíbrio químico – O Princípio de Le Chatelier Experiment 13 3 Fe CH 3 COO  + 4 H 2 O [Fe 3 (OH) 2 (CH 3 COO) 6 ]  + 2 H 3 O + Resultado

20 Agradecimentos Este Projecto foi financiado pela Comunidade Europeia. O conteúdo do material produzido não representa a opinião da União Europeia, nem das Agência Nacionais, que não assumem qualquer responsabilidade sobre o mesmo.


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