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ABORDAGEM EXPERIMENTAL “Hands- on” DE ESPECTROFOTOMETRIA

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Apresentação em tema: "ABORDAGEM EXPERIMENTAL “Hands- on” DE ESPECTROFOTOMETRIA"— Transcrição da apresentação:

1 ABORDAGEM EXPERIMENTAL “Hands- on” DE ESPECTROFOTOMETRIA
Project number: SI/03/B/F/PP © FKKT, Ljubljana, ABORDAGEM EXPERIMENTAL “Hands- on” DE ESPECTROFOTOMETRIA Nataša Gros1, Margareta Vrtačnik2 e M. Filomena Camões 3 1 Faculty of Chemisry and Chemical Technology, 2 Faculty of Natural Sciences and Engineering, University of Ljubljana, Slovenia 3 Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências , Universidade de Lisboa, Portugal

2 LEGENDA Video clip Experiência Tarefa no Livro de Actividades
Navegação– próximo módulo Navegação– regresso a “Módulos”

3 MÓDULOS 1. Luz como radiação 2. Luz e a percepção da cor
3. Cor de uma substância e transmissão da luz 4. Espectro de absorção, cor e estrutura de uma substância 5. Medição da transmitância da luz 6. Determinação espectrofotométrica de uma concentração 7. Aplicações práticas de espectrofotometria 8. A espectrofotometria como meio para compreensão de alguns conceitos fundamentais de química A Equilíbrio Químico B Cinética Química

4 Examples of slides

5 Complete a tarefa do Livro de Actividades – radiação na água
Princípio: Bandas de interferência de radiação com maior têm afastamento comprimento maior

6 Mistura aditiva de cores : vermelho e azul
Tarefa 2 Livro de Actividades Com a luz azul no máximo de intensidade, comece a aumentar a intensidade da luz vermelha. Após a luz vermelha ter atingido a sua máxima intensidade, comece a diminuir a intensidade da luz azul. No fim da experiência desligue a luz azul. Que cores observou?

7 Fundamentos Livro de Actividades Na mistura a ditiva de cores __________ feixes de luz de cores __________. Vermelho, verde e azul são cores _________ para a nossa percepção _____ . __________ em _________ apropriadas, podem-se obter todas as outras __________. combinam-se diferentes: fundamentais visual Misturando-as proporções cores

8 A imagem virtual mostra as cores complementares do quadro original
Modelo Imagem virtual

9 O impacto de ligações duplas conjugadas como cromóforos
na cor do composto e o seu máximo de absorção sem cor lmax.= 274 nm amarelo lmax.= 342 nm vermelho-alaranjado lmax.= 401 nm

10 Espectros nas regiões do visível e infravermelho (IR)
Espectro na região do visível Espectro na região IR 400 nm 500 nm 600 nm 700 nm Luz visível

11 Espectros nas regiões do visível e infravermelho (IR)
Exemplo de espectro IR Exemplo de espectro IR

12 Espectros nas regiões do visível e infravermelho (IR)
Espectro numa região do visível Exemplo de espectro IR É possível inferir que o comprimento de onda de máxima absorbância aumenta, para compostos estruturalmente semelhantes, com o número de cromóforos conjugados. Pode-se reconhecer directamente a presença de elementos estruturais diferentes numa molécula.

13 Selecção da lâmpada para medir transmitância
LED LED Papéis celofane

14 T = T transmitância Фo Ф Ф Фo Фo Ф
Definição de transmitância Фo Ф Ф T = Фo Фo Ф Фo intensidade de radiação que incide no meio absorvente Ф intensidade de radiação que é transmitida pelo meio absorvente T transmitância

15 Medição de transmitância com o SpektraTM

16 Medição da transmitância de soluções
Colocação das gotas de solução numa cavidade

17 Número da solução de calibração
Determinação de salicilato pelo método da recta de calibração Livro de actividades Experiência 13 Branco Número da solução de calibração Amostra 1 2 3 4 5 6 7 Salicilato (aq) (S) - Fe(NO3)3 (aq) (S) H2O (S) 8 Amostra (S)

18 Exemplo de recta de calibração para determinação de salicilato

19 Resultado Equilíbrio químico – O Princípio de Le Chatelier
3 Fe CH3COO H2O [Fe3(OH)2(CH3COO)6] H3O+ Experiment 13

20 Este Projecto foi financiado pela Comunidade Europeia.
Agradecimentos Este Projecto foi financiado pela Comunidade Europeia. O conteúdo do material produzido não representa a opinião da União Europeia, nem das Agência Nacionais, que não assumem qualquer responsabilidade sobre o mesmo.


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