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PublicouMicaela Alves Alterado mais de 10 anos atrás
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ABORDAGEM EXPERIMENTAL “Hands- on” DE ESPECTROFOTOMETRIA
Project number: SI/03/B/F/PP © FKKT, Ljubljana, ABORDAGEM EXPERIMENTAL “Hands- on” DE ESPECTROFOTOMETRIA Nataša Gros1, Margareta Vrtačnik2 e M. Filomena Camões 3 1 Faculty of Chemisry and Chemical Technology, 2 Faculty of Natural Sciences and Engineering, University of Ljubljana, Slovenia 3 Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências , Universidade de Lisboa, Portugal
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LEGENDA Video clip Experiência Tarefa no Livro de Actividades
Navegação– próximo módulo Navegação– regresso a “Módulos”
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MÓDULOS 1. Luz como radiação 2. Luz e a percepção da cor
3. Cor de uma substância e transmissão da luz 4. Espectro de absorção, cor e estrutura de uma substância 5. Medição da transmitância da luz 6. Determinação espectrofotométrica de uma concentração 7. Aplicações práticas de espectrofotometria 8. A espectrofotometria como meio para compreensão de alguns conceitos fundamentais de química A Equilíbrio Químico B Cinética Química
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Examples of slides
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Complete a tarefa do Livro de Actividades – radiação na água
Princípio: Bandas de interferência de radiação com maior têm afastamento comprimento maior
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Mistura aditiva de cores : vermelho e azul
Tarefa 2 Livro de Actividades Com a luz azul no máximo de intensidade, comece a aumentar a intensidade da luz vermelha. Após a luz vermelha ter atingido a sua máxima intensidade, comece a diminuir a intensidade da luz azul. No fim da experiência desligue a luz azul. Que cores observou?
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Fundamentos Livro de Actividades Na mistura a ditiva de cores __________ feixes de luz de cores __________. Vermelho, verde e azul são cores _________ para a nossa percepção _____ . __________ em _________ apropriadas, podem-se obter todas as outras __________. combinam-se diferentes: fundamentais visual Misturando-as proporções cores
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A imagem virtual mostra as cores complementares do quadro original
Modelo Imagem virtual
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O impacto de ligações duplas conjugadas como cromóforos
na cor do composto e o seu máximo de absorção sem cor lmax.= 274 nm amarelo lmax.= 342 nm vermelho-alaranjado lmax.= 401 nm
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Espectros nas regiões do visível e infravermelho (IR)
Espectro na região do visível Espectro na região IR 400 nm 500 nm 600 nm 700 nm Luz visível
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Espectros nas regiões do visível e infravermelho (IR)
Exemplo de espectro IR Exemplo de espectro IR
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Espectros nas regiões do visível e infravermelho (IR)
Espectro numa região do visível Exemplo de espectro IR É possível inferir que o comprimento de onda de máxima absorbância aumenta, para compostos estruturalmente semelhantes, com o número de cromóforos conjugados. Pode-se reconhecer directamente a presença de elementos estruturais diferentes numa molécula.
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Selecção da lâmpada para medir transmitância
LED LED Papéis celofane
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T = T transmitância Фo Ф Ф Фo Фo Ф
Definição de transmitância Фo Ф Ф T = Фo Фo Ф Фo intensidade de radiação que incide no meio absorvente Ф intensidade de radiação que é transmitida pelo meio absorvente T transmitância
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Medição de transmitância com o SpektraTM
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Medição da transmitância de soluções
Colocação das gotas de solução numa cavidade
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Número da solução de calibração
Determinação de salicilato pelo método da recta de calibração Livro de actividades Experiência 13 Branco Número da solução de calibração Amostra 1 2 3 4 5 6 7 Salicilato (aq) (S) - Fe(NO3)3 (aq) (S) H2O (S) 8 Amostra (S)
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Exemplo de recta de calibração para determinação de salicilato
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Resultado Equilíbrio químico – O Princípio de Le Chatelier
3 Fe CH3COO H2O [Fe3(OH)2(CH3COO)6] H3O+ Experiment 13
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Este Projecto foi financiado pela Comunidade Europeia.
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