A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Independências na América Latina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Independências na América Latina"— Transcrição da apresentação:

1 As Independências na América Latina
HISTÓRIA As Independências na América Latina Equipe: Adalgisa Elane Herdene Paloma Prof.  Jarlison Augusto

2 Introdução A América Latina iniciou seu processo de emancipação das metrópoles, dando ênfase à formação e ao processo de consolidação do Estado Nacional brasileiro. Em menos de 40 anos, porém, quase todas essas regiões da América Latina não seriam mais colônias, e sim países independentes.

3 A insatisfação da elites coloniais americanas com a Coroa espanhola;
Antecedentes da Independência A insatisfação da elites coloniais americanas com a Coroa espanhola; A declaração de independência e os princípios dos revolucionários norte-americanos contaminaram a América espanhola.

4 Haiti A primeira colônia latina a se emancipar.
Tornou-se a mais rica e importante colônia americana da França; Os negros e mulatos, vasta maioria da população, não tinha representantes na assembleia; Lideradas pelo General Toussaint L’Ouverture, as forças negras haitianas unificaram-se; Processo de independência.

5 Napoleão invade a Espanha.
A independência na América espanhola Napoleão invade a Espanha. Os criollos, brancos nascidos na América, assumiram a administração; Guerras de emancipação da América espanhola.

6 A independência em outras regiões da América hispânica
A Argentina libertou-se com a ajuda do General San matín. O Chile, Bolívia e Paraguai declaram independência; O Uruguai foi a única ex-colônia espanhola que não se libertou diretamente da Espanha.

7 O Processo de independência brasileiro
Fatores essenciais: O avanço do capitalismo industrial inglês: exclusivo colonial; As guerras napoleônica : Bloqueio Continental; Revolução Liberal do Porto.

8 Reino Unido ao de Portugal e Algarves.; Revolução do Porto;
Contexto histórico 7 de Setembro de 1822. Reino Unido ao de Portugal e Algarves.; Revolução do Porto; Dia do Fico; Grito do Ipiranga.

9 Um DITADOR. Constituinte; Constituição;
D.Pedro I : um ditador Um DITADOR. Constituinte; Constituição; Assembléia Constituinte: Partido Português, Partido Brasileiro e Partido Radical.

10 A constituição de 1824 Unitarismo; A representação de quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador Constituição; Assembléia Constituinte: Partido Português, Partido Brasileiro e Partido Radical.

11 Insurreição Pernambucana de 1817
Rompimento do Pacto Colonial; Revolução dos Padres;

12 A Confederação do Equador
Regime político : A Republica. Crise econômica brasileira: açúcar e algodão Frei caneca.

13 O povo quer que D.Pedro I renuncie. Aumento da inflação;
A Insatisfação popular O povo quer que D.Pedro I renuncie. Aumento da inflação; Todo o dinheiro gasto com guerras.

14 A guerra de Cisplatina durou 3 anos.
Conflito na Região Cisplatina A guerra de Cisplatina durou 3 anos. O Uruguai chegou a fazer parte do Brasil; Essa guerra teve consequências desastrosas.

15 Sucessão ao trono português. O desejo de ocupar dois trono;
O reinado de D.Pedro I caminhava para o fim. Sucessão ao trono português. O desejo de ocupar dois trono; Financiar a guerra.

16 A queda do imperador cada vez mais próxima.
O fim do reinado de D.Pedro I A queda do imperador cada vez mais próxima. O assassinato do jornalista Líbero Badaró; Noite das garrafadas. O povo comemorou.


Carregar ppt "As Independências na América Latina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google