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FM - Facilitated Modeling Approach

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Apresentação em tema: "FM - Facilitated Modeling Approach"— Transcrição da apresentação:

1 FM - Facilitated Modeling Approach
Instituto Tecnológico de Aeronáutica Mestrado Profissional em Produção FM - Facilitated Modeling Approach Mestrandos: Fabrício Campana Igor André Krakheche Luciano Souto Brasília, 09 de novembro de 2012

2 Consultoria Baseada em Modelos
X EXPERT FACILITADOR FM - Facilitated Modeling Approach

3 Consultoria Baseada em Modelos
EXPERT MODELING Baseado na visão do especialista; O especialista desenvolve a modelagem da situação problemática individualmente; Pouco envolvimento do cliente; Evita explorar opiniões individuais e pontos de vista. Predominância de dados quantitativos na análise – P.O. “hard”. Problemáticas Operacionais: Logística, Processos, Marketing, Finanças, etc. Problemática bem estruturada FACILITATED MODELING A ABORDAGEM FACILITATED MODELING EXTRAI DA EQUIPE DE TRABALHO UM CONTEÚDO SUBJETIVO E O ORGANIZA E REPRESENTA EM UM MODELO FORMAL. Formação de grupo de trabalho in loco, envolvendo-os no processo de modelagem da problemática: definição de escopo, análise, e solução ; O consultor atua como suporte à equipe, desenvolvendo o trabalho de facilitador e analista do processo da modelagem; Problemáticas de nível estratégico ou que envolvam questões políticas da organização Interação com a equipe de trabalho; Elementos subjetivos na formatação do modelo; Busca um melhor entendimento do grupo de trabalho quanto a conflitos de definição de objetivos, valores e interesses das partes interessadas;

4 Facilitated Modeling Modelo Formal Representação da situação problemática por meio de: Atividades ou fluxos de processos; Relação de causa e efeito; Relação entre cenários consequentes da escolha de alternativas

5 Facilitated Modeling Modelo Formal Pode ser limitado para análises quantitativas; Proporciona uma composição compartilhada da visão das partes interessadas quanto à problemática, apoiando no aprimoramento destas visões.

6 Facilitated Modeling Os resultados do “Facilitated Modeling” proporcionam ao cliente uma visão de consequências das possíveis linhas de ação elaboradas para a solução da problemática.

7 Facilitated Modeling O envolvimento de componentes “chave” das partes interessadas na modelagem da problemática proporciona um maior potencial para a efetiva implementação das ações delineadas.

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9 Facilitated Modeling Resultados do Modelo:
Priorização de ações; Definição de responsabilidades, etc; Resultados da facilitação do Processo de trabalho em equipe: Comprometimento; Aprendizado, etc;

10 Facilitated Modeling: 4 Dimensões 1 - Características do processo de modelagem;
- o facilitador auxilia o grupo de trabalho a melhorar o entendimento quanto aos componentes fundamentais da situação problemática e a definir um plano de ação ideal para a melhoria desejada; - interação entre as partes envolvidas; - o desenvolvimento da abordagem não é necessariamente linear – abordagem cíclica - a composição do modelo vai se atualizando ao longo do processo, - não demanda recursos sofisticados; - estrutura tipo workshop; - possíveis softwares: Group Explorer, VISA groupware – proporcionam contribuições anônimas;

11 Facilitated Modeling: 4 Dimensões 1 - Características do processo de modelagem;
Estágios da abordagem “Facilitated Modeling”: Estruturação da situação problemática; Definição do foco de abordagem; Desenvolvimento do modelo com os objetivos organizacionais ou sistemas; Geração de opções de linhas de ação, revisão e avaliação das mesmas; Criação de plano de ação.

12 “Desapego” de conceitos e ideias pré-formatados.
Facilitated Modeling: 4 Dimensões 1 - Características do processo de modelagem; “Desapego” de conceitos e ideias pré-formatados. Aprendizado e Mudança

13 Facilitated Modeling: 4 Dimensões 2 - A natureza dos modelos desenvolvidos;
Os modelos representam: conceitos atividades REALÇÕES entre partes interessadas influências similaridades opções

14 Linguagem do grupo de trabalho
Facilitated Modeling: 4 Dimensões A natureza dos modelos desenvolvidos; Transparente Acessível Linguagem do grupo de trabalho Modelo Efetivo Simples

15 Facilitated Modeling: 4 Dimensões 3- Os resultados
O modelo: Estruturação do problema que permite análises, e conclusões com direcionamentos; Reunião de múltiplos posicionamentos e ideias das partes interessadas. Visão compartilhada da situação problema, com as relações identificadas no modelo e as possibilidades de ações. Responsabilidade compartilhada e comprometimento.

16 Aspectos emocionais do grupo
Facilitated Modeling: 4 Dimensões Questões da facilitação / orientação Aspectos emocionais do grupo Grupo ↔Indivíduo Gestão de conflitos

17 Facilitated Modeling Tipos de FM Áreas
Análise de Decisão: utilização de recursos computacionais; sucesso depende da experiência e conhecimento dos participantes Estruturação de problemas: predominância de aspectos qualitativos e subjetivos, métodos de apoio: SODA, Journey Making, SCA, VFT, Dialogue mapping . Dinâmica de Sistemas: utilização de loop diagrams, fluxos, gráficos Áreas Saúde, Transportes, Gestão de recursos naturais, Manufatura, Gestão de Projetos, Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento de Estratégias, Sistemas de Informação, Colaboração Interorganizacional, Trabalho Comunitário, Análise de Portfólio e Priorização em Projetos.

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19 FM - Facilitated Modeling Approach
OBRIGADO! Mestrandos: Fabrício Campana Igor André Krakheche Luciano Souto Brasília, 09 de novembro de 2012 FM - Facilitated Modeling Approach


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