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QUESTÕES ENEM REGRA DE TRÊS Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010.

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1 QUESTÕES ENEM REGRA DE TRÊS Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010

2 Leia o texto:  Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4, anos), com a de  uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!

3  Na teoria do Big Bang, o Universo surgiu há cerca de 15 bilhões de anos, a partir da explosão e expansão de uma densíssima gota. De acordo com a escala proposta no texto, essa teoria situaria o início do Universo há cerca de  (A) 100 anos. (D) anos.  (B) 150 anos. (E) anos.  (C) anos.

4 Habilidade da questão:  Utilizar e interpretar escalas de tempo para situar e descrever transformações na atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera, origem e evolução da vida, variações populacionais e modificações do espaço geográfico.  Capacidade de aplicar conhecimentos matemáticos a situações do cotidiano.

5 Questão 02  O diagrama abaixo representa a energia solar que atinge a Terra e sua utilização na geração de eletricidade. A energia solar é responsável pela manutenção do ciclo da água, pela movimentação do ar, e pelo ciclo do carbono que ocorre através da fotossíntese dos vegetais, da decomposição e da respiração dos seres vivos, além da formação de combustíveis fósseis.

6

7  De acordo com o diagrama, a humanidade aproveita, na forma de energia elétrica, uma fração da energia recebida como  radiação solar, correspondente a:  (A)  (B) 2,  (C)  (D) 2,  (E)

8 Habilidades da questão  Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de sua geração e uso social e comparar diferentes recursos e opções energéticas.  Aplicar conhecimentos matemáticos a situações do cotidiano.

9 Quetão 3:  Determinada Estação trata cerca de litros de água por segundo. Para evitar riscos de fluorose, a concentração máxima de fluoretos nessa água não deve exceder a cerca de 1,5 miligrama por litro de água. A quantidade máxima dessa espécie química que pode ser utilizada com segurança, no volume de água tratada em uma hora, nessa Estação, é:

10  (A) 1,5 kg.  (B) 4,5 kg.  (C) 96 kg.  (D) 124 kg.  (E) 162 kg.

11 Habilidades:  Aplicar conceitos matemáticos em situações do cotidiano.  Compreender o significado e a importância da água e do seu ciclo para manutenção da vida, em sua relação com condições socioambientais.

12 Questão 4:  O esquema ilustra o processo de obtenção do álcool etílico a partir da cana-de-açúcar.

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14 Em 1996, foram produzidos no Brasil 12 bilhões de litros de álcool. A quantidade de cana-de-açúcar, em toneladas, que teve de ser colhida para esse fim foi aproximadamente Em 1996, foram produzidos no Brasil 12 bilhões de litros de álcool. A quantidade de cana-de-açúcar, em toneladas, que teve de ser colhida para esse fim foi aproximadamente  (A) 1,7 x 10 8  (B) 1,2 x 10 9  (C) 1,7 x 10 9  (D) 1,2 x  (E) 7,0 x

15 Habilidades:  Aplicação do conhecimento matemático em situações do cotidiano.  Na obtenção da produção de materiais de insumos energéticos, identificar as etapas, calcular rendimentos, taxas e índices, e analisar as implicações sociais, econômicas e ambientais.

16 Questão 5:

17  Um engenheiro, para calcular a área de uma cidade, copiou sua planta numa folha de papel de boa qualidade, recortou e pesou numa balança de precisão, obtendo 40 g. Em seguida,recortou, do mesmo desenho, uma praça de dimensões reais 100 m x 100m, pesou o recorte na mesma balança e obteve 0,08g.

18  Com esses dados foi possível dizer que a área da cidade, em metros quadrados, é de aproximadamente:  (A) 800.  (B)  (C)  (D)  (E)


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