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Bairros multiétnicos orientais

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Apresentação em tema: "Bairros multiétnicos orientais"— Transcrição da apresentação:

1 Bairros multiétnicos orientais
Tokyo e São Paulo

2 Bairros multiétnicos orientais
Estudo da imagem de dois bairros multiétnicos que se destacam dominantemente como um bairro coreano. Como existem e vivem as imagens (saber o como das coisas) de um bairro multiétnico: como essas imagens nos convoca e provoca a pensar. Estudar uma relação entre o que se mostra, o que dá a pensar e o que se recusa a revelar. Bom Retiro (São Paulo) Shin- Ôkubo (Tokyo)

3 Deslocar (diáspora) Agrupar (busca de identidades) Mostrar Esconder Conviver, Hibridizar (o que e como)

4 Deslocar – Bom Retiro ITALIANOS - a partir de 1880, que trabalham em em indústrias de tecelagem e fiação, de alimentos, oficinas de móveis, etc. JUDEUS - a partir de imigração judaica da Rússia e Polônia instalam-se nas partes mais altas e trabalhavam como comerciantes ambulantes. Na década de 30 e 40, os judeus conviviam com outras nacionalidades, sobretudo italianos, e ocupavam-se da fabricação e comércio de roupas. Na década de 50, os judeus lojistas e fabricantes, já prósperos, começaram a procurar outro bairro residencial (Higienópolis e Santa Cecília).

5 Deslocar – Bom Retiro GREGOS - década de 1950 a 1960 e instalam-se na parte alta ocupada por judeus. COREANOS a partir dos meados da década de 70. No início, os próprios judeus empregavam os coreanos para costurar ou vender as roupas e esses, quando conseguiam experiência e capital, montavam o seu próprio negócio. BOLIVIANOS a partir da década de 1990, onde se concentram a produção e a comercialização da indústria das Confecções, empreendida atualmente não somente pelos coreanos, mas também, pelos judeus, libaneses, brasileiros, paraguaios e pelos próprios bolivianos.

6 Deslocar - Shin-Ôkubo COREANOS – na década de 1950.
Em 1964, houve a construção de hotéis e a zona de prostituição. Em 1980, aparecem os new comers, quando teve mais de 500 clubes em Kabukichô Presença de outras nacionalidades: estudantes de escolas de língua japonesa. INDIANOS, TAILANDESES, SRI LANKA – na década de 1990 (?)

7 Deslocar – Agrupar e Hibridizar
Deslocamento de pessoas que atravessam as fronteiras nacionais e que foram dispersadas de sua terra natal. Estas pessoas retêm vínculos com lugares de origem e suas tradições, mas são obrigadas a negociar com as novas culturas em que vivem, sem simplesmente serem assimiladas por elas e sem perder completamente suas identidades. (Hall,1992,p.88) Necessidade de agrupamento para conservar e fortalecer a sua identidade. Eles são produtos de novas diásporas criadas pelas migrações pós-coloniais. Eles devem aprender a habitar, no mínimo duas identidades, a falar duas linguagens cultuais, a traduzir e negociar entre elas. (Hall, 1992, p.89)

8 Agrupar 1 – Bom Retiro Causa do agrupamento coreano - atividade comercial (sistema capitalista/convergente/poder). Surgem serviços para atender os próprios coreanos: mercearias, restaurantes, ótica, floricultura, padaria, salões de beleza, escolas, igrejas, consultórios médicos, hotel, local de treino de golfe, etc.

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12 Agrupar 2 – Bom Retiro Causa do agrupamento boliviano - atividade comercial - sobrevivência (sistema capitalista/convergente/poder). Surgem alguns poucos serviços para atender os próprios bolivianos: lan house, bares, feira gastronômica no sábado à noite.

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16 Agrupar 1 – Shin- Ôkubo - COREANOS
Causa do agrupamento: proximidade ao bairro Kabukichô (zona de entretenimento- sistema capitalista, convergente/poder) Surgem hotéis e serviços para atender os coreanos: mercearias, escolas, igrejas. A MUDANÇA Em 2002, com a Copa do Mundo e 2003, com a novela coreana e posterior K-pop, surge o bairro coreano voltado para o público japonês. Surgem: restaurantes, casas de artigos coreanos, supermercados, mercearias, casas de posteres e artigos de atores e cantores coreanos, etc.

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22 Agrupar 2 – Shin- Ôkubo – OUTROS ASIÁTICOS
Causa do agrupamento: multietnicidade do bairro. Surgem serviços para atender os imigrantes: mercearias (vende DVD, livro, cartão telefônico, etc) e mesquita. Predominância de lojas de produtos para muçulmanos, indianos, tailandeses e filipinos

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25 Mostrar - Shin- Ôkubo Uma grande necessidade de mostrar o que se vende: Mostra-se a culinária coreana com uma visualidade intensa, chamativa e repetitiva bem como com a tática degustativa e com o convite e persuasão verbal. Mostra-se a Coréia Pop.

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32 Mostrar – Bom Retiro Mostra-se o produto comercial e o mínimo necessário de identidade nacional. Mostra-se a identidade coreana por meio dos caracteres hanguel nos serviços paralelos que surgiram ao comércio central.

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36 Ocultar – Bom Retiro Os bolivianos como figuras que se ocultam durante a semana e aparecem nos finais de semana quando o Bom Retiro perde a sua característica comercial. O baixo Bom Retiro. O decadente Teatro Taib – vestígio da imigração judaica.

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40 Ocultar - Shin- Ôkubo Os asiáticos (tailandeses, filipinos, malasianos, etc) como aqueles que estão indeterminados, ocultos, na beira do bairro multiétnico. Muitos aspiram chegar ao outro lado (convergência) e tentam se mostrar com uma maquiagem semelhante. O caso do museu como divergência.

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47 Conviver- Bom Retiro Convivência entre várias nacionalidades - imigração de épocas distintas. Convivência, portanto, de estabelecimentos comerciais, institucionais e religiosos de várias nacionalidades, principalmente de judeus, gregos e coreanos. Convivência de comércio, estabelecimentos institucionais, religiosos e residencias aparentemente harmoniosos. Visualidades distintas: coreanos com vestimentas jovens e descartáveis e gregos com roupas clássicas.

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51 Conviver Shin Okubo Convivem: lojas de época diversas
estabelecimentos de serviços do cotidiano com os de turismo. Parece existir pouca intencionalidade coletiva de convivência no Japão.

52 Conviver Shin- Ôkubo RUA ICHIBAN (200 x 5m)
De instrumentos musicais e restaurantes multiétnicos orientais, hotel e sauna; o comércio para turistas e serviços para a comunidade local como correio, clínica dental, clínica dermatológica, centro de apoio a homeless e salão de go.

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54 Kun`me desde 1994

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57 Conviver Shin- Ôkubo RUA TAKESHITA (320 X 4m)
lojas de artigos pop coreanos e hotéis de curta permanência creche,asilo e os restaurantes coreanos antigas construções nagaya e o gigante Dom Quixote. (não pacífica) Comércio e residência (não pacífica)

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64 Comparação entre os bairros multiétnicos
SHIN ÔKUBO BOM RETIRO Proximidade de estação de trem Prostituição Aluguéis baratos Igrejas e Escolas dos e para os imigrantes Comércio globalizado e turístico étnico (a etnicidade é o que se vende) Comércio de serviços globalizado e não globalizado étnico e não étnico Proximidade de estação de trem Prostituição/Droga Aluguéis baratos Igrejas e Escolas dos e para os imigrantes Comércio globalizado de confecções (não étnico) Comércio de serviços não globalizado étnico e não étnico

65 BOM RETIRO SHIN ÔKUBO Atende um público turista/morador local Visualidade étnica e midiática As etnias lugarizam espaços: da globalidade coreana e multiétnico local Espaço multicultural – reflete a sociedade japonesa Dominantemente cidade imaginada, espaço estriado, da adequação mundo-mente. Atende um público comprador/vendedor e morador local Visualidade funcional e local Os setores comerciais lugarizam espaços: etnicas se misturam no espaço de acordo com o comércio Espaço intercultural – reflete a sociedade brasileira Dominantemente cidade imaginária, espaço liso, da causação mente-mundo.

66 Existe nos bairros multiétnicos a construção da imagem que se mostra bem como daquela que se oculta, edificada à borda do território central. Nota-se, porém, uma intencionalidade coletiva de sair da borda e ocupar a posição da centralidade que se conecta à sua identidade enquanto imigrante.


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