A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão de recuperação Gabarito Exercícios. 1) Observe as orações abaixo: Há flores na janela. Existem flores na janela. a) Há diferenças semânticas entre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão de recuperação Gabarito Exercícios. 1) Observe as orações abaixo: Há flores na janela. Existem flores na janela. a) Há diferenças semânticas entre."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão de recuperação Gabarito Exercícios

2 1) Observe as orações abaixo: Há flores na janela. Existem flores na janela. a) Há diferenças semânticas entre as orações? Justifique. Não, as duas apresentam o mesmo significado. b) Classifique o sujeito: * da 1ª oração: Oração sem sujeito (verbo HAVER no sentido de EXISTIR) * da 2ª oração: Sujeito simples (flores)

3 2) Observe as orações abaixo: Necessita-se de paisagista para a orla de Icaraí. Secretaria de obras necessita de paisagista para a orla de Icaraí. a) As informações contidas nas orações são as mesmas? Sim b) O sujeito da primeira oração é o mesmo da segunda? Justifique sua resposta. Não, na 1ª oração temos um verbo na 3ªpessoa do singular + SE, isto quer dizer que temos um sujeito indeterminado. Já na 2ª oração temos um sujeito simples (quem necessita? Secretaria de obras)

4 3) (UNIMAR-SP) – Nas orações a seguir: I. As chuvas abundantes, pródigas, violentas, fortes anunciavam o verão. II. Eu e você vamos juntos. III. Vendeu-se a pá. O sujeitos são respectivamente: I.As chuvas (abundantes, pródigas, violentas e fortes) (quem anunciavam?) II.Eu e você (Quem vai?) III.A pá (o que se vendeu?)

5 4) Justifique porque o predicado desta oração é nominal: "Os olhos não estavam bem fechados.“ Porque há verbo de ligação (estavam) e há predicativo do sujeito (fechados)

6 5) Observe: "Você virou pau de amarrar égua?" a)Qual a função sintática de "pau de amarrar égua"? Predicativo do sujeito b)Justifique porque este predicado é nominal. Porque o verbo VIRAR nesta oração funciona como verbo de ligação

7 6) Observe: "Galos cantam no despertar da aurora”. Destaque o predicado desta oração e defina o seu tipo. Analise a predicação verbal também. Cantam no despertar da aurora (cantar é verbo intransitivo e, portanto o predicado é verbal)

8 7) Observe: "O jovem passeava com sua namorada no parque municipal." a)Transforme o predicado verbal da frase acima em predicado verbo-nominal com predicativo do sujeito. O jovem passeava tranquilo com sua namorada no parque municipal. b)Transforme o predicado verbal da frase acima em predicado verbo-nominal com predicativo do objeto. O jovem passeava com sua namorada belíssima no parque municipal.


Carregar ppt "Revisão de recuperação Gabarito Exercícios. 1) Observe as orações abaixo: Há flores na janela. Existem flores na janela. a) Há diferenças semânticas entre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google