A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Deontologia na construção de uma cultura organizacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Deontologia na construção de uma cultura organizacional."— Transcrição da apresentação:

1 A Deontologia na construção de uma cultura organizacional

2 Um dos maiores actos de cidadania reside na capacidade de reconhecer princípios de conduta baseados em códigos de lealdade institucional e comunitária.

3 Todos os cidadãos, enquanto seres gregários, devem ser capazes de reconhecer princípios de conduta essenciais à vida em comunidade. De outra forma, seria impossível a vida em sociedade.

4 Mesmo não tendo conhecimento da Constituição da República Portuguesa, qualquer cidadão português reconhece que existe um conjunto de princípios de conduta aos quais está necessariamente obrigado, de entre os quais podemos salientar o princípio da liberdade de pensamento, de expressão, política ou religiosa.

5 De igual modo, dentro da sociedade, existe um conjunto de profissões e instituições / organizações com as quais cada cidadão se relaciona ou das quais faz parte e que estão igualmente gizadas por princípios básicos de conduta. Dentro das instituições / organizações poder-se- iam destacar: os escuteiros e os bombeiros; e, dentro das profissões: os professores, médicos e advogados...

6 A Deontologia Deontologia deriva do grego δέον, "dever, obrigação" + λόγος, logos, "ciência"); A Deontologia está, muitas vezes, associada ao conjunto de princípios e regras de conduta — os deveres — inerentes a uma determinada profissão.

7 A Ética Do grego “ethiké” ou do latim “ethica” (ciência relativa aos costumes). A ética tem por objectivo o juízo de apreciação que distingue o bem e o mal, o comportamento correcto e o incorrecto. Os códigos de ética são dificilmente separáveis da deontologia profissional, pelo que é frequente os termos ética e deontologia serem utilizados indiferentemente.

8 A Deontologia Profissional A Deontologia Profissional, é o conjunto codificado das obrigações impostas aos profissionais de uma determinada área, no exercício de sua profissão. São normas estabelecidas pelos próprios profissionais, tendo em vista não exactamente a qualidade moral mas a correcção de suas intenções e acções, em relação a direitos, deveres ou princípios, nas relações entre a profissão e a sociedade.

9 Códigos Deontológicos (exemplos) 1)MédicosMédicos 2)Psicólogos 3)Engenheiros 4)Técnicos oficiais de contas (TOC) 5)JornalistasJornalistas 6)Profissionais de marketing 7)Grupo EDP


Carregar ppt "A Deontologia na construção de uma cultura organizacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google