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PublicouTiago Nave Alterado mais de 10 anos atrás
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Educação e Rendimentos i.e. Educação e Desigualdade Seminário Educação, pobreza e desigualdade no Brasil: prioridades 17 de outubro de 2006 Hotel Glória – Rio de Janeiro Realização: IETS Apoio: Fundação Konrad Adenauer Sergei Soares IPEA
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Perguntas orientadoras •É relevante estudar a relação entre educação e desigualdade salarial? •O que dizemos dados? •Qual tem sido a evolução desta relação? •Quais são as possiveis explicações?
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Fato empírico 1
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Fato empírico 2
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Fato empírico 3
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Qual tem sido a evolução da relação entre escolaridade e rendimentos? Um modo de estudar esta relação é seguir a porcentagem da variância nos salários explicada (estatisticamente) pela variação na educação.
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Evolução do poder explicativo da escolaridade segundo o R 2 PNADPME
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Uma abordagem bem mais sofisticada é fazer uma simulação contra-factual. Isto se faz estimando uma relação entre escolaridade e rendimentos em um momento t e transportando os parâmetros para outro momento T. (Foguel e Azevedo)
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Em símbolos: Simulamos:
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Decomposição da fonte na queda na desigualdade – Coeficiente de Gini da Renda do Trabalho
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Os preços no período 1995-2005
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Três explicações •Capital humano •Signalling •Teoria da fila Prevêem exatamente os mesmos dados microeconômicos, mas são radicalmente diferentes do ponto de vista de política.
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Rendimento e oferta de mão de obra
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Resultados de regressão Coeficientep-valor Coeficientep-valor Superior Oferta primário-0,79746% -1,9229% Oferta secundário-1,43920% -0,78645% Oferta superior4,26519% 6,4894% Saldo comércio superior -3,5824% ano0,01913% 0,01713% Constante-37,27113% -33,52913% Secundário Oferta primário-1,2217% -1,4278% Oferta secundário-1,8171% -1,6773% Oferta superior1,42545% 1,72440% Saldo comércio secundário -1,78863% ano0,0138% 0,0139% Constante-25,9148% -25,39510% Primário Oferta primário-1,46310% -2,1916% Oferta secundário-2,5751% -2,0436% Oferta superior-3,10722% -2,39536% Saldo comércio primário -3,21732% ano0,0252% 0,0252% Constante-47,7772% -47,7722%
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Conclusões •Escolaridade tem correlação inegável com rendimento. •A correlação está caindo pari passu com a própria desigualdade de rendimentos. •Testes popperianos perfeitos são difíceis em ciências sociais, mas correlação entre conteúdo fatorial de importações e rendimento parece indicar que há verdade na explicação capital humano educação tem potencial de combater desigualdade.
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