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Educação e Rendimentos i.e. Educação e Desigualdade Seminário Educação, pobreza e desigualdade no Brasil: prioridades 17 de outubro de 2006 Hotel Glória.

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1 Educação e Rendimentos i.e. Educação e Desigualdade Seminário Educação, pobreza e desigualdade no Brasil: prioridades 17 de outubro de 2006 Hotel Glória – Rio de Janeiro Realização: IETS Apoio: Fundação Konrad Adenauer Sergei Soares IPEA

2 Perguntas orientadoras •É relevante estudar a relação entre educação e desigualdade salarial? •O que dizemos dados? •Qual tem sido a evolução desta relação? •Quais são as possiveis explicações?

3 Fato empírico 1

4 Fato empírico 2

5 Fato empírico 3

6 Qual tem sido a evolução da relação entre escolaridade e rendimentos? Um modo de estudar esta relação é seguir a porcentagem da variância nos salários explicada (estatisticamente) pela variação na educação.

7 Evolução do poder explicativo da escolaridade segundo o R 2 PNADPME

8 Uma abordagem bem mais sofisticada é fazer uma simulação contra-factual. Isto se faz estimando uma relação entre escolaridade e rendimentos em um momento t e transportando os parâmetros para outro momento T. (Foguel e Azevedo)

9 Em símbolos: Simulamos:

10 Decomposição da fonte na queda na desigualdade – Coeficiente de Gini da Renda do Trabalho

11 Os preços no período

12 Três explicações •Capital humano •Signalling •Teoria da fila Prevêem exatamente os mesmos dados microeconômicos, mas são radicalmente diferentes do ponto de vista de política.

13 Rendimento e oferta de mão de obra

14 Resultados de regressão Coeficientep-valor Coeficientep-valor Superior Oferta primário-0,79746% -1,9229% Oferta secundário-1,43920% -0,78645% Oferta superior4,26519% 6,4894% Saldo comércio superior -3,5824% ano0,01913% 0,01713% Constante-37,27113% -33,52913% Secundário Oferta primário-1,2217% -1,4278% Oferta secundário-1,8171% -1,6773% Oferta superior1,42545% 1,72440% Saldo comércio secundário -1,78863% ano0,0138% 0,0139% Constante-25,9148% -25,39510% Primário Oferta primário-1,46310% -2,1916% Oferta secundário-2,5751% -2,0436% Oferta superior-3,10722% -2,39536% Saldo comércio primário -3,21732% ano0,0252% 0,0252% Constante-47,7772% -47,7722%

15 Conclusões •Escolaridade tem correlação inegável com rendimento. •A correlação está caindo pari passu com a própria desigualdade de rendimentos. •Testes popperianos perfeitos são difíceis em ciências sociais, mas correlação entre conteúdo fatorial de importações e rendimento parece indicar que há verdade na explicação capital humano  educação tem potencial de combater desigualdade.


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