A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO MEDIÚNICA ATRAÇÃO E REPULSÃO DE QUE MANEIRA O HOMEM PODE AFASTAR-SE DA INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS INFERIORES? COMO EMMANUEL EXPLICA O “PENSAMENTO”?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO MEDIÚNICA ATRAÇÃO E REPULSÃO DE QUE MANEIRA O HOMEM PODE AFASTAR-SE DA INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS INFERIORES? COMO EMMANUEL EXPLICA O “PENSAMENTO”?"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO MEDIÚNICA ATRAÇÃO E REPULSÃO DE QUE MANEIRA O HOMEM PODE AFASTAR-SE DA INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS INFERIORES? COMO EMMANUEL EXPLICA O “PENSAMENTO”? O QUE QUER DIZER “VIVEMOS EM COMPANHIA DAQUELES QUE BUSCAMOS”? O QUE REPRESENTA “A VIDA EM CRISTO”? O QUE SIGNIFICA “vigiar e orar”?

2 KARDEC DEIXA CLARO A IMPORTÂNCIA DO PENSAMENTO EM NOSSAS VIDAS: "POSSUÍMOS EM NÓS MESMOS, PELO PENSAMENTO E A VONTADE, UM PODER DE AÇÃO QUE SE ESTENDE MUITO ALÉM DOS LIMITES DE NOSSA ESFERA CORPÓREA" (LE, LIVRO III, PARTE, IV, NOTA DE KARDEC À QUESTÃO 662). SÃO OS NOSSOS SENTIMENTOS E PENSAMENTOS QUE NOS COLOCAM EM SINTONIA COM OS ESPÍRITOS, DAÍ A IMPORTÂNCIA DE VIGIARMOS NOSSOS PENSAMENTOS PARA QUE POSSAMOS ATRAIR BONS ESPÍRITOS E REPELIRMOS OS ESPÍRITOS INFERIORES MAL-INTENCIONADOS

3 EMMANUEL NOS EXPLICA: "PRECISAMOS COMPREENDER QUE OS NOSSOS PENSAMENTOS SÃO FORÇAS, IMAGENS, COISAS E CRIAÇÕES VISÍVEIS E TANGÍVEIS NO CAMPO ESPIRITUAL. "ATRAÍMOS COMPANHEIROS E RECURSOS, DE CONFORMIDADE COM A NATUREZA DE NOSSAS IDÉIAS, ASPIRAÇÕES, INVOCAÇÕES E APELOS. "ENERGIA VIVA, O PENSAMENTO DESLOCA, EM TORNO DE NÓS, FORÇAS SUTIS, CONSTRUINDO PAISAGENS OU FORMAS E CRIANDO CENTROS MAGNÉTICOS OU ONDAS, COM OS QUAIS EMITIMOS A NOSSA ATUAÇÃO OU RECEBEMOS A ATUAÇÃO DOS OUTROS (...).

4 SE O HOMEM PUDESSE CONTEMPLAR COM OS PRÓPRIOS OLHOS AS CORRENTES DE PENSAMENTO, RECONHECERIA, DE PRONTO, QUE TODOS VIVEMOS EM REGIME DE COMUNHÃO, SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DE AFINIDADE". "ASSIMILAMOS OS PENSAMENTOS DAQUELES QUE PENSAM COMO PENSAMOS. É QUE SENTINDO, MENTALIZANDO, FALANDO OU AGINDO, SINTONIZAMO-NOS COM AS EMOÇÕES E IDÉIAS DE TODAS AS PESSOAS, ENCARNADAS OU DESENCARNADAS, DA NOSSA FAIXA DE SIMPATIA. ESTAMOS INVARIAVELMENTE ATRAINDO OU REPELINDO RECURSOS MENTAIS QUE SE AGREGAM AOS NOSSOS.

5 A LEI DE ATRAÇÃO E REPULSÃO QUE REGE A ESTRUTURA ATÔMICA A TODO UNIVERSO, NADA MAIS É QUE UMA MODALIDADE DA LEI MAIOR: "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, EIS A LEI DIVINA, LEI PELA QUAL DEUS GOVERNA OS MUNDOS. O AMOR É A LEI DE ATRAÇÃO PARA OS SERES VIVOS E IRONIZADOS, E A ATRAÇAO É A LEI DO AMOR PARA A MATÉRIA ORGÂNICA" (LE, LIVRO III, CAP. XI, PARTE III, QUESTÃO 888). E' PORTANTO A LEI DE AMOR, A LEI MAIOR, CONFORME JESUS NOS ENSINOU, UM GUIA PARA A NOSSA EVOLUÇÃO, QUANDO NOS LEVA A AMAR AO PRÓXIMO CADA VEZ MAIS.

6 INFLUENCIA MÚTUA NÃO HÁ COMO IGNORAR A INFLUÊNCIA MÚTUA QUE EXERCEMOS UNS SOBRE OS OUTROS E A SINTONIA QUE SOMOS CAPAZES DE ESTABELECER UNS COM OS OUTROS..... O PORTADOR DE REFERIDA FACULDADE MEDIÚNICA SE VERÁ ENVOLVIDO COM A PERCEPÇÃO DOS ESPÍRITOS E SUA INFLUÊNCIA MAIS OSTENSIVA. SE IGNORAR OU DESPREZAR, SERÁ COMO ALGUÉM QUE JOGA FORA UMA FERRAMENTA DE CRESCIMENTO PESSOAL.

7 A MEDIUNIDADE É INERENTE AO ESPÍRITO ENCARNADO. O MÉDIUM CAPTA COM TODO O SER.... INDEPENDENTE DE SUA CRENÇA RELIGIOSA, QUANTO MAIS O HOMEM SE ESPIRITUALIZA MAIS MÉDIUM É. O SENTIDO PSÍQUICO SE MANIFESTA PELO ÓRGÃO FÍSICO DO MÉDIUM POR ONDE MAIS FACILMENTE SE EXPRESSA. A RIGOR, “DESENVOLVER MEDIUNIDADE” SIGNIFICA APURAR “SENSIBILIDADE”. O ESPÍRITO QUE NÃO SE INTROJETA, NÃO CONSEGUE PROJETAR- SE!!!

8 NÃO É TÃO FÁCIL, MANTERMO-NOS CONCENTRADOS EM DETERMINADAS ATIVIDADES, QUE EXIJAM ATENÇÃO DE NOSSA PARTE, ISTO PORQUE NÃO TEMOS O HÁBITO DE POLICIAR OS NOSSOS PENSAMENTOS, E, QUANDO MENOS ESPERAMOS, JÁ ESTAMOS DISTRAÍDOS, DESATENTOS, DESLIGADOS DA NOSSA TAREFA. NOS TRABALHOS ESPIRITUAIS, DAS CASAS ESPÍRITAS EM QUE TOMAMOS PARTE, NÃO É DIFERENTE, E NÃO SÃO TODOS QUE TÊM A CAPACIDADE DE SE MANTEREM CONCENTRADOS SEJA NA PALESTRA DOUTRINÁRIA, SEJA NAS REUNIÕES MEDIÚNICAS, E ATÉ MESMO NAS REUNIÕES DE ESTUDOS. A LEMBRANÇA DOS FATOS OCORRIDOS NO DIA-A-DIA DE NOSSAS VIDAS, EXERCEM GRANDE INFLUÊNCIA EM NOSSA ATUAÇÃO NESSAS ATIVIDADES, CONTRIBUINDO DESSA FORMA PARA O DESEQUILÍBRIO E DESARMONIZAÇÃO DO AMBIENTE FLUÍDICO, QUE NÃO SE BENEFICIA DE FORMA COMPLETA DAS VIBRAÇÕES ELEVADAS COM QUE TODOS OS PARTICIPANTES DEVERIAM CONTRIBUIR DE FORMA EFICIENTE PARA O SUCESSO DA TAREFA.

9 A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO UM DOS GRANDES MALES QUE HOJE AFETAM A PRÁTICA DO ESPIRITISMO É A FALTA DE ESTUDOS DA DOUTRINA. SE DE UM LADO HÁ CENTROS ESPÍRITAS QUE DESENVOLVEM CURSOS TÃO COMPLEXOS COMO OS DE UMA FACULDADE, DIFICULTANDO O INGRESSO DOS INICIANTES, POR OUTRO, HÁ CASAS QUE SE ABSTÊM COMPLETAMENTE DE QUALQUER ESFORÇO NESTE SENTIDO. EM RESUMO: UNS ESTUDAM DEMAIS; OUTROS, DE MENOS. PERGUNTADO SE O EXERCÍCIO DA MEDIUNIDADE PODE PROVOCAR NUMA PESSOA A INVASÃO DOS MAUS ESPÍRITOS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS, KARDEC RESPONDE DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS:

10 O CODIFICADOR, JÁ EM SEU TEMPO, ALERTAVA PARA O CUIDADO QUE SE DEVE TER, QUANDO SE VAI SUBMETER UMA PESSOA AO CONTATO COM O MUNDO INVISÍVEL. RECOMENDAVA INSTRUÇÃO E A ASSISTÊNCIA DE ALGUÉM COM EXPERIÊNCIA. POR ISSO DEVEMOS ESTABELECER EM NOSSAS CASAS ESPÍRITAS UMA METODOLOGIA CAPAZ DE INICIAR NOVATOS NA PRÁTICA SADIA DA MEDIUNIDADE. PRIMEIRO, DEVEMOS LEVAR EM CONTA SE A PESSOA TEM ALGUMA NOÇÃO DO QUE É A DOUTRINA ESPÍRITA. SE JÁ TEM, SE NÃO ESTÁ DISTORCIDA, MISTURADA COM AQUILO QUE SE CHAMA "ESPIRITISMO POPULAR“, INCLUSIVE “MEDIUNISMO”.

11 É PRECISO QUE HAJA ESCLARECIMENTO AOS CANDIDATOS À MÉDIUNS, ONDE ELES APRENDEM OS PRINCÍPIOS ELEMENTARES DA MEDIUNIDADE. NESSE ESTUDO COM A DURAÇÃO DE SEIS MESES, COM UMA AULA SEMANAL, ESTUDA-SE ; A ORIGEM DA DOUTRINA ESPÍRITA, RELATIVAMENTE À MEDIUNIDADE; A REENCARNAÇÃO; OS FLUIDOS; OS PASSES E A OBSESSÃO. SERVE PARA DAR UMA NOÇÃO BÁSICA AOS QUE INGRESSAM NOS QUADROS DE SERVIÇOS DA CASA ESPÍRITA, INCLUSIVE AOS QUE VÃO LIDAR COM A MEDIUNIDADE. AS CASAS PODEM MINISTRAR ORIENTAÇÕES ATRAVÉS DA LEITURA EM LIVROS, OU CRIAR SEUS PRÓPRIOS MÉTODOS.

12 DEPOIS DISSO, INICIA-SE PROPRIAMENTE DITO O ESTUDO DO "O LIVRO DOS MÉDIUNS". DEVE-SE DEDICAR ESPECIAL ATENÇÃO AOS CAPÍTULOS QUE FALAM DOS CUIDADOS COM RELAÇÃO À REFORMA MORAL, IGUALMENTE CUIDADOS NO INTERCÂMBIO COM OS DESENCARNADOS, ESPECIALMENTE SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS MÉDIUNS. SÓ APÓS ESTE PROCEDIMENTO, COM DURAÇÃO ADEQUADA, PODERÁ SER INICIADA À CHAMADA “AULA PRÁTICA” PREPARANDO O TRABALHADOR PARA A TAREFA COM A EQUIPE ESPIRITUAL DO CENTRO ESPÍRITA.

13 UMA DAS FASES MAIS DELICADAS DO PREPARO DO MÉDIUM É AQUELA EM QUE O NOVATO VAI EXERCITAR SUA MEDIUNIDADE. A MAIORIA DOS QUE SE DEDICAM AO INTERCÂMBIO COM OS ESPÍRITOS POSSUI GRANDE ANSIEDADE PARA "RECEBER" AS MANIFESTAÇÕES. MAS, AS COISAS NÃO SÃO TÃO SIMPLES QUANTO PARECEM. O EXERCÍCIO DA MEDIUNIDADE É UMA FASE DE APERFEIÇOAMENTO PSÍQUICO, ONDE O INDIVÍDUO SE SUBMETERÁ À DISCIPLINA DE MUITAS FACES DE SUA PERSONALIDADE, UMA ESPÉCIE DE AUTOCONHECIMENTO, UM POUCO DIFÍCIL DE SER FEITO.

14 OS ESPÍRITOS INFERIORES SÃO EXCITADORES DAS PAIXÕES DO MÉDIUM, E ACABAM POR MOSTRAR-LHES OS DEFEITOS DE SUA PERSONALIDADE, QUE DEVERÃO SER CORRIGIDOS. NÃO HÁ SERVIÇO MEDIÚNICO SEM QUE O EQUILÍBRIO PESSOAL SE DÊ PELA AÇÃO DOS CONTRÁRIOS. O MEDIANEIRO CHEGA AO BEM PELO CONHECIMENTO DO MAL. POR ESTA RAZÃO, AS MESAS DE DESENVOLVIMENTO DEVEM CONTAR COM PESSOAS MADURAS, DOTADAS DE EXPERIÊNCIA NO INTERCÂMBIO ESPIRITUAL CAPAZ DE ORIENTAR COM SEGURANÇA. SE NÃO FOR ASSIM, A PRÁTICA DA MEDIUNIDADE PODERÁ TRAZER PREJUÍZOS À VIDA PSÍQUICA, COISA QUE VEM SENDO MUITO COMUM NA ATUALIDADE.

15 SOMENTE AQUELES QUE DESENVOLVEM AS FACULDADES MEDIÚNICAS NA CONVIVÊNCIA DIÁRIA, NO APRENDIZADO DO QUE SEJA SOCIABILIDADE, CONSEGUEM INTERAGIR DIRETAMENTE COM A VIDA MAIOR. COM O NATURAL AVANÇO ESPIRITUAL DA HUMANIDADE NO 3°MILÊNIO, A MEDIUNIDADE SE TORNARÁ UMA ATIVIDADE ROTINEIRA NO COTIDIANO DOS HOMENS, SENDO QUE A MAIS FREQUENTE SERÁ A INTUITIVA, POR MEIO DA QUAL OS HOMENS PERCEBAM AS INFORMAÇÕES ESPIRITUAIS COM CONTATO PURAMENTE MENTAL. EIS UM SINAL DE APERFEIÇOAMENTO DA HUMANIDADE ENCARNADA, QUE DEIXARÁ DE SER APENAS UM INSTRUMENTO MECÂNICO DOS ESPÍRITOS NAS CASAS ESPÍRITAS, PARA TORNAR- SE CO-REALIZADORA DA OBRA DE EDIFICAÇÃO DE UM MUNDO MELHOR NA TERRA!

16 FLUIDOS SOB O ASPECTO MORAL, OS FLUIDOS TRAZEM O CUNHO DOS SENTIMENTOS EXTERIORIZADOS DE ORGULHO, EGOÍSMO, VIOLÊNCIA, DESAMOR, HIPOCRISIA, OU BENEVOLÊNCIA, AMOR, CARIDADE, DOÇURA, ALTRUISMO, TOLERÂNCIA, CORDIALIDADE, RESPEITO MÚTUO, INTERESSE DA COLETIVIDADE, ETC.. COM RESPEITO AO LADO FÍSICO, SÃO EXCITANTES, CALMANTES, PENETRANTES, ADSTRINGENTES, IRRITANTES, SUAVIZANTES, SOPORÍFEROS, NARCÓTICOS, TÓXICOS, REPARADORES, EXPULSORES, ETC... O QUADRO DOS FLUIDOS SERIA, POIS, O DE TODAS AS PAIXÕES, VIRTUDES E VÍCIOS DA HUMANIDADE, E OS DAS PROPRIEDADES DA MATÉRIA CORRESPONDENTES AOS EFEITOS QUE PRODUZEM.

17 O PERISPÍRITO DESEMPENHA UM PAPEL PREPONDERANTE NO ORGANISMO, POIS, POR SUA EXPANSÃO, PÕE O ESPÍRITO ENCARNADO EM COMUNICAÇÃO MAIS DIRETA COM OS ESPÍRITOS LIVRES E COM OUTROS ENCARNADOS. SENDO O PERISPÍRITO DOS ENCARNADOS DE NATUREZA IDÊNTICA À DOS FLUIDOS ESPIRITUAIS, ELE OS ASSIMILA COM FACILIDADE. ESSES FLUIDOS TÊM SOBRE O PERISPÍRITO UMA AÇÃO DIRETA, QUANDO ESTE, POR EXPANSÃO E POR IRRADIAÇÃO, MISTURA-SE COM ELES. É, PORTANTO, NECESSÁRIO QUE HAJA SINTONIA VIBRATÓRIA.

18 SE OS EFLÚVIOS FOREM DE NATUREZA BOA, O CORPO SENTE UMA IMPRESSÃO SALUTAR. SE FOREM MAUS, A IMPRESSÃO É PENOSA. SE OS FLUIDOS MAUS FOREM PERMANENTES E FORTES, PODERÃO DETERMINAR PERTURBAÇÕES FÍSICAS. AMBIENTES DESAJUSTADOS ESTÃO IMPREGNADOS DE MAUS FLUIDOS, QUE SÃO ABSORVIDOS PELO PERISPÍRITO, ASSIM COMO MIASMAS PESTILENTOS SÃO ABSORVIDOS PELO CORPO FÍSICO.

19 A IRRADIAÇÃO FLUÍDICA, QUER SEJA EXPRESSA ATRAVÉS DE PALAVRAS, DE AÇÕES, OU NÃO, NEM POR ISSO DEIXA DE EXISTIR, E ATUA SEMPRE NO MEIO ONDE É PRODUZIDA. O PENSAMENTO PRODUZ UM TIPO DE EFEITO FÍSICO QUE REAGE SOBRE O MORAL. O HOMEM O SENTE INSTINTIVAMENTE, VISTO QUE PROCURA AS REUNIÕES HOMOGÊNEAS E SIMPÁTICAS, NAS QUAIS ENCONTRARÁ NOVAS FORÇAS MORAIS.

20 COMO EVITAR SOFRER ESSA INFLUÊNCIA NEGATIVA? O MEIO É MUITO SIMPLES, POIS DEPENDE DA PRÓPRIA PESSOA. OS FLUIDOS SE UNEM DEVIDO À SIMILITUDE DE SUAS NATUREZAS. FLUIDOS DISSEMELHANTES SE REPELEM. HÁ INCOMPATIBILIDADE ENTRE OS BONS E MAUS FLUIDOS. À INVASÃO DOS MAUS FLUIDOS É PRECISO, POIS, OPOREM-SE OS BONS FLUIDOS. E, COMO CADA UM TEM NO PRÓPRIO PERISPÍRITO UMA FONTE FLUÍDICA PERMANENTE, CARREGA CONSIGO MESMO O REMÉDIO, CRIANDO FORÇAS REPULSORAS ÀS MÁS INFLUÊNCIAS

21 O PERISPÍRITO É, PORTANTO, UMA COURAÇA À QUAL É MISTER QUE SE DÊ A MELHOR TÊMPERA POSSÍVEL. AS QUALIDADES DO PERISPÍRITO SÃO PROPORCIONAIS ÀS DA ALMA. É, ENTÃO, NECESSÁRIO TRABALHAR PELO MELHORAMENTO PRÓPRIO, PORQUANTO SÃO AS IMPERFEIÇÕES DA ALMA QUE ATRAEM OS MAUS FLUIDOS. BIBLIOGRAFIA: LIVRO DOS ESPÍRITOS CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA – 1º. ANO PRÁTICA MEDIÚNICA – EDGARD ARMOND MEDIUNIDADE CONSCIENTE – CARLOS A. BACELLI UNIVERSALISMO CRÍSTICO À CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL DO 3º. MILÊNIO DO LIVRO > A NOVA ERA – ORIENTAÇÕES ESPIRITUAIS PARA O 3º. MILÊNIO DE ROGER BOTTINI PARANHOS SOB ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL DE HERMES


Carregar ppt "EDUCAÇÃO MEDIÚNICA ATRAÇÃO E REPULSÃO DE QUE MANEIRA O HOMEM PODE AFASTAR-SE DA INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS INFERIORES? COMO EMMANUEL EXPLICA O “PENSAMENTO”?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google