A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária da Portela Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária da Portela Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária da Portela Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade

2 IIntrodução AA formação do grupo de trabalho AA escolha do tema PP1: Alergias PP2: DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica PP3: A Ciência Na Nossa Vida OObjectivos relativos ao projecto OO que fizemos OO que vamos fazer CConclusão

3 No que ao projecto diz respeito, o primeiro período ficou essencialmente marcado pelas seguintes actividades:  definição do tema do trabalho;  actividades de pesquisa;  contactos com instituições;  definição dos objectivos do nosso projecto;  elaboração dos três planos de projecto;  criação do blog. Nesta apresentação vamos abordar os seguintes aspectos:  A formação do grupo de trabalho.  O processo de escolha do tema.  Os vários projectos em que trabalhámos.  O trabalho realizado neste período.  Objectivos do nosso trabalho.  O que pretendemos fazer no âmbito do nosso projecto.

4 A escolha do grupo foi a primeira actividade deste período relativa ao projecto. Os factores que nos juntaram foram:  os mesmos interesses profissionais  as afinidades entre os elementos do grupo.  a vontade que todos demonstram em participar na execução de um projecto sério, criativo e inovador

5 A escolha do tema foi a nossa segunda tarefa. Definimos critérios que confeririam ao projecto três dimensões que considerámos fundamentais:  uma vertente prática, por não querermos o nosso trabalho limitado a um horizonte teórico;  um verdadeiro interesse para a comunidade em que nos encontramos inseridos;  a relação com os nossos horizontes profissionais e com o nosso plano de estudos.

6 Escolha do tema:  Alergias e Reacções Alérgicas enquadrava-se nos três parâmetros que considerámos essenciais para qualquer tema de trabalho.  Além disso, estava intimamente relacionado com uma das matérias do programa da disciplina de Biologia do 12.º ano, o que permitiria uma interdisciplinaridade muito interessante Actividades desenvolvidas:  Contactámos várias instituições, através de s e de uma conversa presencial  Realizámos pesquisas  Elaborámos a planificação do projecto Produtos esperados:  Estudo estatístico do resultado do rastreio  Site  Blog/Espaço de debate  Suporte teórico (trabalho escrito)

7 Depois de abandonado o tema Alergias e Reacções Alérgicas decidimos manter os mesmos critérios, optando por um novo projecto mais exequível ao nível dos testes de rastreio. Actividades desenvolvidas:  Contactos com instituições (conversa presencial e via )  Pesquisas  Realização de um plano de trabalho Produtos esperados:  Análise estatística dos resultados do rastreio  Posters e cartazes preventivos  Website  Blog/Espaço de reflexão  Suporte teórico

8 A escolha do tema definitivo  Um novo critério: o sucesso do projecto não deveria estar dependente de terceiros.  Um novo tema e um novo projecto: A Ciência Na Nossa Vida – A Mexer é que se aprende. Aspectos a salientar  É um projecto cujo sucesso da execução não dependesse de terceiros;  É um trabalho pelo qual todos se mostraram cativados;  Visa a promoção da experimentação científica na escola;  Contempla os 3 parâmetros que estabelecemos inicialmente.

9 Tema/Problema: A Ciência na nossa vida – Como se explicam alguns dos fenómenos do dia-a-dia? Problemas Parcelares: Qual a importância da experimentação científica na escola? Qual a relação entre o trabalho experimental e o sucesso escolar? Qual a importância de conhecermos melhor os fenómenos do quotidiano? De que forma o senso comum nos impede de conhecê-los? Plano de Trabalho

10 Objectivos a atingir / Resultados esperados: Relativos à disciplina:  Aplicação e aprofundamento dos saberes e dos saberes-fazer dos diferentes elementos do grupo à execução do trabalho de projecto;  Fomento do espírito do trabalho em grupo;  Promoção da discussão das ideias de cada um, tendo em vista a obtenção de um produto final que reflicta não só a unidade, mas também diversidade;  Adopção de uma metodologia de trabalho definida pelo grupo que nos permita desenvolver o projecto;  Aprender a encontrar soluções para ultrapassar obstáculos e adversidades que possam surgir no decurso do trabalho.

11 Plano de Trabalho Objectivos a atingir / Resultados esperados: Relativos ao projecto:  Promover a experimentação científica na escola;  Permitir a descoberta de explicações científica para os fenómenos, através da visualização prática dos mesmos;  Cultivar, nos mais novos, o gosto pela Ciência;  Desfazer mitos e preconceitos;  Reflectir sobre a importância da experimentação científca como parte essencial da aprendizagem dos conceitos científicos. Interdisciplinaridade: Prevemos estabelecer pontes com as seguintes disciplinas:  Biologia, Física e Química  Português

12 1.º Período  Estudo e conhecimento dos propósitos e dos objectivos formais da Área de Projecto e da metodologia do trabalho grupo;  Procura e avaliação de vários temas e determinação da exequibilidade do projecto;  Escolha e justificação da escolha do tema;  Panificação do trabalho de projecto para o longo do ano;  Formulação e apresentação do plano de projecto e dos relatórios individual e de grupo.  Esquematização da estrutura do website 2.º Período  Planificação dos trabalhos de aula;  Elaboração do website;  Prossecução da fase de pesquisa e tratamento da informação;  Elaboração dos procedimentos experimentais;  Elaboração da explicação científica dos fenómenos. Plano de Trabalho - Planificação

13 3º Período  Publicação do website na Internet  Montagem da exposição  Afixação dos cartazes e distribuição dos folhetos  Aperfeiçoamento do trabalho escrito  Preparação e apresentação do Relatório Final  Apresentação dos Produtos Finais Plano de Trabalho - Planificação Produtos Finais previstos:  Website  Blog – espaço de reflexão  Exposição  Suporte escrito/teórico  Folhetos para promoção da exposição

14 Balanço das actividades  Vistitámos, por duas vezes, o Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.  Elaborámos o Plano de Projecto  Pesquisámos procedimentos experimentais interessantes e exequíveis na escola, que se relacionassem com situações do quotidiano, na Internet.  Iniciámos a análise do livro “A Física No Dia-A-Dia”, do cientista português Rómulo de Carvalho.  Criámos o blog.

15 O que pretendemos fazer durante o 2º Período  Continuar com planificação organizada das aulas  Elaborar os procedimentos experimentais das experiências  Formular a explicação científica dos vários fenómenos  Iniciar a elaboração do website durante o 3º Período  Publicação do website na Internet  Montagem da exposição  Afixação dos cartazes e distribuição dos folhetos  Aperfeiçoamento do trabalho escrito  Preparação e apresentação do Relatório Final  Apresentação dos Produtos Finais Balanço das actividades

16  As expectativas em relação a completa finalização do projecto são as melhores.  No 2º Período, vamos dar início à realização dos vários produtos anteriormente apresentados, tendo como principal objectivo terminar cada um deles.  No 3º Período prevemos aperfeiçoar um ou outro aspecto relativos aos Produtos Finais e a preparar a Apresentação Final a realizar em Maio de 2008.


Carregar ppt "Escola Secundária da Portela Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google