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U F S M O PDTI como ferramenta de Gestão da TI Apresentação VII Workshop de TI das IFES

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Apresentação em tema: "U F S M O PDTI como ferramenta de Gestão da TI Apresentação VII Workshop de TI das IFES"— Transcrição da apresentação:

1 U F S M O PDTI como ferramenta de Gestão da TI Apresentação VII Workshop de TI das IFES

2 U F S M Sobre o PDTI • P lano D iretor de T ecnologia da I nformação • Planejamento da área de TI para órgãos públicos • Com IN-04, virou pré-requisito para contratação • Deve levar em consideração a EGTI

3 U F S M PDTI nas IFES

4 U F S M Equipe de TI nas IFES • Gartner: Média Geral: 5,4%  Setor Governo: 6,6%  Setor Educação: 4,8%

5 U F S M PDTI – Elaboração (janeiro a março) • PNE, PDI da UFSM e CT-INFRA • EGTI – Estratégia Geral de TI (governo federal) • Necessidades de Capacitação (relatório PRRH-2010) • Pesquisa com gestores UFSM (22 Unidades/Subunidades) • Demandas de TI já relatadas ao CPD • Apontamentos da CGU • PDTIs de outras Instituições

6 U F S M PDTI - Aprovação • Março/12 (validação c/ dirigentes): – enviado aos dirigentes para avaliação e sugestões • Abr/12 (aprovação no conselho) – enviado com antecedência aos conselheiros p/ revisão – aprovado sem ressalvas • Mai/12 (publicação e formação do comitê) – publicado e distribuído às unidades e subunidades – designação do Comitê Estratégico de TI

7 U F S M Exemplo PDTI – UFLA • 239 páginas • 76 necessidades (ações, metas, recursos e riscos para cada uma)

8 U F S M Exemplo PDTI – UNB • 58 páginas • 13 necessidades (somente com ações e metas)

9 U F S M EGTI (governo federal) • 42 páginas ( páginas) • 18 metas (com indicadores e plano de ação separado)

10 U F S M PDTI da UFSM • Estrutura semelhante à EGTI

11 U F S M Fontes de Informação p/ PDTI (1) ItemDescrição 1. Projetos identificados no PDI da UFSM 611 ações previstas, das quais 82 relacionadas à TI 2. Pesquisa com Gestores (Pró- Reitorias e Centros) 22 Unidades Pesquisadas22 Unidades Pesquisadas: i) Visão dos gestores sobre a TI da UFSM ii) Principais necessidades de TI 3. Necessidades de capacitação Relatório da área de RH sobre capacitação: TI é a área com mais demanda de treinamento. 4. Demandas de Sistemas de Informação ao CPD Controle mantido desde 2010Controle mantido desde Inclui projetos que não estavam previstos no PDI

12 U F S M Fontes de Informação p/ PDTI (2) Item 5. Projetos aprovados no CT-INFRA 6. EGTI 7. Recomendações da CGU 8. COBIT 9. Sugestões da Comunidade

13 U F S M PDTI – Origem das Metas

14 U F S M PDTI – Objetivo 1

15 U F S M PDTI – Objetivo 2

16 U F S M PDTI – Objetivo 3

17 U F S M PDTI – Objetivo 4

18 U F S M PDTI – Objetivo 5

19 U F S M PDTI – Objetivo 6

20 U F S M PDTI da UFSM x Modelo do SISP (1) Modelo do SISPPDTI da UFSM Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM

21 U F S M PDTI da UFSM x Modelo do SISP (2) Modelo do SISPPDTI da UFSM Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM

22 U F S M PDTI da UFSM x Modelo do SISP (3) Modelo do SISPPDTI da UFSM Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM

23 U F S M PDTI da UFSM x Modelo do SISP (4) Modelo do SISPPDTI da UFSM Detalhamento das necessidades Principais necessidades viram metas específicas, as demais são usadas como insumo para metas gerais Priorização de necessidades À exceção das metas específicas, as demais são priorizadas pelo Comitê Gestor de TI conforme o andamento do plano e de acordo com a política de serviços Foco em identificar um orçamento para contratação de TI Foco em definir um plano com metas e indicadores para acompanhamento. O orçamento é menos importante devido à característica descentralizada da UFSM

24 U F S M Acompanhamento do PDTI

25 U F S M PDTI – Acompanhamento da execução (Sistema de Planejamento)

26 U F S M PDTI – Acompanhamento da execução ( para Comitê Gestor de TI)

27 U F S M PDTI – Acompanhamento da execução (Página do PDTI - 1)

28 U F S M PDTI – Acompanhamento da execução (Página do PDTI - 2)

29 U F S M Visão da Execução das Metas PDTI – Resultados da execução (12 meses) (1/3)

30 U F S M Visão do Envolvimento do Comitê nas Metas PDTI – Resultados da execução (12 meses) (2/3)

31 U F S M Visão do Cumprimento das Metas nas Metas PDTI – Resultados da execução (12 meses) (3/3)

32 U F S M PDTI – Caso Wireless (1)

33 U F S M Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Meta 2012: 2 prédios Meta 2013: 4 prédios PDTI – Caso Wireless (2)

34 U F S M Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Meta 2012: 2 prédios Meta 2013: 4 prédios PDTI – Caso Wireless (3)

35 U F S M Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Comitê: R$500 mil todo o campus PDTI – Caso Wireless (4)

36 U F S M Meta 16: Modernizar e ampliar a cobertura de rede wireless institucional Comitê: R$500 mil todo o campus Administração: R$700 mil todos os campi PDTI – Caso Wireless (5)

37 U F S M Conclusões • PDTIs muito diferentes • Envolvimento de outras áreas na elaboração do PDTI • PDTI: boa ferramenta para: – Definir e executar uma estratégia de TI – Aproximar a alta administração da área de TI • Comitê Gestor de TI é fundamental na aproximação da alta administração com a TI • A estrutura em metas está se mostrando possível de ser executada e monitorada

38 U F S M O PDTI como ferramenta de Gestão da TI Apresentação VII Workshop de TI das IFES


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