A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Ação CMAS Planejar é preciso, viver não é preciso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Ação CMAS Planejar é preciso, viver não é preciso."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Ação CMAS Planejar é preciso, viver não é preciso.

2 Plano de Ação – CMAS O que é? Qual sua importância? Como deve ser elaborado? O que compõe o Plano? Quais são os atores envolvidos?

3 O que é o Plano de Ação O Plano de Ação é um instrumento de gestão (planejamento) que organiza, prioriza, apresenta e norteia a execução das atribuições/funções legais do CMAS em determinado período. No Plano deverão ser registradas as ações a serem desenvolvidas em relação ao exercício do controle social.

4 ONDE QUERO CHEGAR? ONDE ESTOU? COMO VOU?

5 O Plano Revela: INTENCIONALIDADE DO CMAS FRENTE AO CONTROLE SOCIAL; GRAU DE PRIORIDADE; ESTRATÉGIA DE EXECUÇÃO; CAPACIDADE DE EXERCÍCIO DA SUA COMPETÊNCIA.

6 PRINCÍPIOS DO PLANO Duração de 1 ano (Jan a Jan); Identificação das funções/atribuições do CMAS; Organização das prioridades de execução e acompanhamento; Integração: Plano x Política pública de AS.

7 Etapas de elaboração I - Etapa de preparação – São identificadas as atribuições do CMAS e conhecimento da Política pública de AS no município.

8 Etapas de elaboração II - Etapa de nivelamento de conhecimento no CMAS – Conhece-se: as ações previstas na política de assistência social e o calendário de compromissos e obrigações tanto da gestão municipal quanto do CMAS.

9 Etapas de elaboração V - Etapa de Análise e deliberação– Ações distribuídas em calendário anual respeitando a capacidade operacional do CMAS; Aprovação e publicidade do Plano.

10 Mãos a obra: OS GRANDES INTERROGADORES DE PLANO DE AÇÃO: O QUE ? OBJETO-AÇÃO PARA QUE? OBJETIVO/RESULTADO QUANDO? TEMPO – PRAZO - DATA COMO? MÉTODO - ESTRATÉGIAS QUEM? ATORES

11 Plano de Ação O Plano de ação serve para detalhar as ações (atribuição/função) do CMAS. É um meio de operacionalizar as ações bem como de estabelecer fluxo das atividades.

12 Eixos organizadores: Definir eixos norteadores das ações. Exemplo: Capacitação, monitoramento e avaliação, normatização, etc.

13 Ação: Informa a ação relacionada à atribuição do CMAS em relação à política pública de AS. Exemplo: CRAS - serviços

14 Detalhamento das ações São descritas as estratégias que serão desenvolvidas pelo CMAS para concretizar cada ação. Exemplo: Acompanhar e avaliar ações do CRAS (SIM); Material: Relatório do CRAS

15 Datas - Prazos Determine datas e/ou prazos de execução da ação. Exemplo: Permanente – mensal (até dia 10)

16 Responsável: Quem irá responsabilizar-se pela execução. Qual comissão ou grupo de trabalho.

17 Observações diversas Acrescente informações adicionais e/ou complemente o campo de detalhamento da ação.

18 Modelo de calendário Cartilha boas práticas.

19 CEAS/MG Conselho Estadual de Assistência Social Elaboração: Artileu Antônio Bonfim – Conselheiro Estadual Gestor de programas sociais Educador Social (31)


Carregar ppt "Plano de Ação CMAS Planejar é preciso, viver não é preciso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google