A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA – CT DEPARTAMETO DE ENGENHARIA QUÍMICA – DEQ RECUPERAÇÃO DO MONOETILENOGLICOL(MEG) Docente:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA – CT DEPARTAMETO DE ENGENHARIA QUÍMICA – DEQ RECUPERAÇÃO DO MONOETILENOGLICOL(MEG) Docente:"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA – CT DEPARTAMETO DE ENGENHARIA QUÍMICA – DEQ RECUPERAÇÃO DO MONOETILENOGLICOL(MEG) Docente: Gilian Chaves Moreira Torres Orientador: Osvaldo Chiavone Filho Co-orientadora: Josinira Antunes de Amorim Julho/08

2 Introdução Na exploração de gás natural, o fluido oriundo do reservatório é constituído de gás em sua maior parte, além de condensado e pequena quantidade de água. Esta água combinada com gás e em condições favoráveis de T e P, pode levar a formação de hidratos que podem provocar o bloqueio de linhas, dutos e equipamentos e conseqüentemente, interrupção na produção.

3 Ilustração da formação de hidrato

4 Para se evitar este problema, são aplicados diferentes métodos. Um destes métodos é o uso do Monoetilenoglicol (MEG). O mesmo é injetado na cabeça dos poços através de bicos “injetores”, a fim de combinar- se com a água livre, com isto, deslocando a curva característica de formação de hidrato.

5 Vantagens do uso do MEG - Menor viscosidade  maior facilidade de escoamento; - Mais fácil recuperação  menos solúvel em hidrocarbonetos líquidos; - Redução da temperatura de formação de hidratos.

6 Objetivo Este trabalho visa estudar e descrever a formação de incrustações nas condições da recuperação do MEG, bem como realizar as simulações do processo, através da solubilidade (pH e condutividade) obtidos no laboratório FOTEQ.

7 Metodologia experimental Figura 1. Esquema e ilustração do aparato experimental para determinação dos dados de condutividade e pH.

8 • Elaboração de soluções sintéticas; • Introdução das amostras nas células; • Estabilização; • Medição das propriedades físico-quimicas MEG + H2O MEG + H2O + NaCl MEG + H2O + CaCl2

9 Resultados - Sistema H 2 O + MEG


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA – CT DEPARTAMETO DE ENGENHARIA QUÍMICA – DEQ RECUPERAÇÃO DO MONOETILENOGLICOL(MEG) Docente:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google