A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROBLEMAS RELACIONADOS AO CLIMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROBLEMAS RELACIONADOS AO CLIMA"— Transcrição da apresentação:

1 PROBLEMAS RELACIONADOS AO CLIMA

2 Metabolismo: Quando as células do corpo trabalham e utilizam energia (metabolismo), produz-se calor. Por isso quando os atletas estão ativos, a temperatura do corpo aumenta em razão de um aumento na frequência metabólica.

3 Convecção: Perde ou ganha calor por meio do ar (vento) que circula ao redor do corpo. Condução: Contato com objetos mais frios ou quentes. Radiação: Ocorre quando se ganha ou perde calor por meio do contato com ondas eletromagnéticas. Ex.: sol

4 Evaporação: O suor é o mecanismo interno do corpo para resfriar-se. Porém só funciona ao evaporar-se da pele.

5 DOENÇAS RELACIONDAS À EXAUSTÃO POR CALOR
(pag. 135) Prevenção: Monitore condições climáticas e adapte os treinos de forma adequada; Acostume os atletas a se exercitarem em temperaturas e umidades altas; Mude para roupas leves e menos equipamentos

6 Atletas que anteriormente sofreram uma doença por calor são particularmente propensos.
Cuidados com atletas desidratados, acima do peso, muito musculosos, sem condicionamento, que tomam anti-histaminicos e descongestionantes. Monitore atentamente estes atletas Administre bastante liquido

7 Sinais e sintomas da desidratação:
Sede Pele avermelhada Fadiga, Cãimbras musculares Apatia Lábios e boca seca Urina de coloração escura Sensação de cansaço.

8 Uma hidratação adequada, não condiz com sentir sede, pois quando se tem sede já é sinal de que o corpo está em inicio de desidratação. Para uma adequada hidratação para atletas ou praticantes de esportes em geral, recomenda-se 500 ml de liquido duas horas antes dos treinos.

9

10 Durante a prática, 200 ml a 300 ml de água ou bebida esportiva gelada.
Após o exercício ou treinos, aproximadamente 700 ml de líquido esportivo ou água.

11 Água X Bebidas Esportivas?

12 Se for uma competição vigorosa, com mais de uma hora, por mais de uma vez por dia, recomenda-se os hidrolíticos, pois promovem retenção hídrica, ajudam a reduzir cãimbras, repõe carboidratos. Proíba o uso de sweatboxes, roupas de vinil, diuréticos ou outros meios artificiais de redução rapida de peso.

13 Cãimbras por calor: Espasmos musculares repentinos (comumente ocorrem no quadriceps, isquitibiais ou nas panturrilhas. Causas: desidratação, perda de sódio e potássio, diminuição do fluxo sanguínio para os músculos, fadiga,. Sintomas: dor, fadiga.

14 Primeiros socorros: Descanse a pessoa (atleta) Ajude-o a alongar o músculo afetado Administre bebida contendo sódio Se os espasmos persistirem ou outras lesões forem encontradas, encaminhe para um médico.

15 Exaustão por Calor: Causa: desidratação que ocorre quando o suprimento de água e eletrolitos para o corpo se esgota por meio do suor Sintomas: dor de cabeça, náuseas, tontura, calafrios, fadiga, sede Sinais: pele pálida, pulso rápido e fraco, perda de coordenação, pupilas dilatadas, suor profuso.

16 Primeiros socorros: Remover o atleta para uma área fresca, aplique toalhas frias ou gelo no pescoço, costas ou estômago,, administre liquido gelado, monitore respiração, e a circulação, monitore em caso de choque, chame assistência médica em caso de não melhora, em caso de melhora avise familiares. O atleta não poderá em hipótese alguma retornar as atividades no mesmo dia em que sofreu exaustão por calor

17 Colapso por Calor: Condição que apresenta risco de morte e na qual a temperatura do corpo atinge níveis perigosamente altos. Causa: disfunção no centro de controle de temperatura do cérebro, causada por desidratação extrema, febre ou um equilibrio inadequado da regulação da temperatura do corpo.

18 Sintomas: sensação de muito calor, náuseas, irritabilidade, fadiga.
Sinais: pele vermelha ou avermelhada e quente, temperatura do corpo muito alta (retal 40º ou mais), pulso e respiração rapida, pupilas contraidas, vomito, diarreia, confusão, possiveis convulsões e inconsciencia, possiveis paradas respiratorias ou cardiacas.

19 Primeiros socorros: Chame emergência Remova roupas e equipamentos e mergulhe o atleta em água fria Posicione em posição meio reclinada, no caso de inconsciência, vire-o de lado Monitore respiração e circulação Monitore em caso de choque Administre bebidas geladas

20 Doenças relacionadas ao frio
Para contrapor a temperaturas baixas, nosso corpo tenta ganhar calor por meio de tremores e reduzindo o fluxo sanguineo para as extremidades e pele.

21 Prevenção de doenças relacionadas ao frio
Certifique-se que os atletas estão usando roupas de proteção adequadas Mantenha os atletas ativos a fim de manter o calor do corpo Monitore a sensação térmica e adapte a exposição ao frio de modo adequado Monitore atletas que corram risco de doenças relacionadas ao frio Enfatize a hidratação adequada.

22 Geladura Estado no qual os tecidos congelam e os vasos sanguíneos se comprimem. Nariz, orelhas, dedos Causas: exposição de partes do corpo ao frio, causando congelamento de tecidos e compressão de vasos sanguíneos

23 Sintomas: dores, coceiras, queimação ou ardência.
Sinais: Geladura de 1º : pele vermelha ou avemelhada que pode tornar-se branca ou cinza Geladura de 2º : pele esbranquiçada, rigida ou palida; bolhas e uma coloração purpura pode aparecer na pele quando a região for reaquecida Geladura de 3º: pele azulada, bolhas, area atingida pela galaduraapresenta rigidez e sensação de muito frio.

24 Primeiros Socorros: Remova o atleta para uma área quente Retire roupas frias e úmidas Monitore respiração e circulação Monitore e trate em caso de choque,se necessário e, se isso ocorrer, chame a emergência Reaqueça a região (use água limpa e quente (37 ºa 40º).

25 Hipotermia Estado no qual a temperatura do corpo cai abaixo de 35º
Causas: Exposição prolongada a ambientes frios, úmidos e com vento Fadiga extrema dedidratação

26 Sintomas: Irritabilidade, sonolência, letargia Sinais: Perda de coordenação e perda de sensibilidade Calafrios, pele dura e pálida Dormêncai, irritabilidade Leve confusão Depressão, comportamento retraido Pulso irregular e lento, Movimentos lentos Dificuldades de andar, de falar

27 Alucinações, pupilas dilatadas
No caso de hipotermia grave (30º a 32º) Alucinações, pupilas dilatadas Queda na frequência cardíaca e na frequência respiratória Confusão, semi-consciência Interrupção dos calafrios, rigidez muscular Pele exposta azul e inchada.

28 Primeiros Socorros: Remova o atleta para uma área quente Chame a emergencia Retire delicadamente roupas frias e úmidas Envolva o atletas em cobertores Monitore em caso de choque Dê bebidas quentes Monitore pulso e circulação Lide de maneira cuidadosa com a pessoa, poios movimentos rápidos podem fazer com que o sangue frio circule novamente para o coração causando parada Observação: o atleta só voltará as atividades após ser examinado e liberado por um médico.

29 Lesões causadas po relâmpagos
O relâmpago pode causas lesões, queimaduras, fraturas, parada cardíaca Causas: impacto direto ou indireto de um relâmpago.

30 Sintomas: Dor de cabeça Tonturas Sinais: Queimaduras no ponto de entrada e saìda do raio Se incosnciente: desorientação Inconsciência

31 Primeiros socorros: Remover o atleta para uma área segura Chame emergência Monitore respiração e circulação Monitore em caso de choque Se o pulso estiver presente, e não há suspeita de fratura, posiciona o atleta de lado, permitindo que líquido e vômitos escorram pela boca.

32 Prevenção O atleta não poderá retornar as atividades após ser avaliado e liberado pelo médico Desenvolva um plano de prevenção de relâmpagos (pag 15) Interromper as atividades ou usar a regra dos 30-30(se o trovão ocorrer em um intervalo de 30 seg após o clarão do raio, procure abrigo. Não deixe o abrigo até 30 min apos a última queda do raio ou luz do trovão.


Carregar ppt "PROBLEMAS RELACIONADOS AO CLIMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google