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Exercícios. 1-Coloque na ordem do mais barato para o mais caro os modais: •1-Rodoviário •2-Aquaviário •3-Marítimo •4-Dutoviário •5-Aéreo •6-Ferroviário.

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1 exercícios

2 1-Coloque na ordem do mais barato para o mais caro os modais: •1-Rodoviário •2-Aquaviário •3-Marítimo •4-Dutoviário •5-Aéreo •6-Ferroviário

3 2-Defina MULTIMODALIDADE 3-Defina INTERMODALIDADE

4 4-Quais as vantagens e desvantagens em fazer um contrato de distribuição do tipo intermodal e multimodal? 5-Quando fazer uma distribuição através de uso de vários modais?É mais prático? 6-Em termos de custos qual é o mais caro? 7-Em termos de rapidez de entrega qual o melhor?

5 8-Faça um ranking do melhor quesito para o pior quesito em importância para escolha de um modal para distribuição física: •1-Custos envolvidos no transporte •2-Natureza da carga a ser transportada- líquido,gás,sólido,vidro,etc. •3-Prazo para a entrega(tempo em trânsito) •4-Disponibilidade do serviço na rota estabelecida •5-Possibilidade do armazenamento da carga no transporte •6-O clima (natureza) no momento do transporte •7-Situações das estradas e do espaço aéreo no momento do transporte •8-Consegue unitização?

6

7 9-Explique o uso do transporte aquaviário até 12 milhas da costa marítima nacional? Para que a embarcação vai até lá? 10-Trajeto entre portos? Quando isso é viável? Poderia dar um exemplo da necessidade de uma embarcação de pequeno porte usada geralmente em rios(navegação branda) para navegar em oceano? 11-Pq o transporte aquaviário é ideal para rios?

8 13-(V) ou (f) Considerando o transporte por rios: ( )Mais barato de todos ( )Atende público alvo específico de fácil acesso ( )Se adapta fácil a maioria das regiões navegáveis 13-

9 14-É exclusividade do transporte marítimo: •( )Transporta grande quantidade de carga por viagem •( )Percorre longas distâncias •( )transportam produtos perigosos, carga à granel, líquido, gasoso, veículos, containeres,etc. •( )Custos operacionais menores entre todos •( )produtos com menor valor agregado •( )nra

10 •( )Não serve para cargas pequenas ou emergenciais •( )Perda de tempo nas descargas e transferência de transporte •( )Altos níveis de danos sobre a mercadoria •( )Tempo de transito curto •( )Baixa Freqüência / Periódica 15- marque a opção falsa quanto ao transporte marítimo:

11 16-CONSIDERANDO O TRANSPORTE POR TRENS MARQUE A OPÇÃO VERDADEIRA: •( )baixos custos fixos • ( ) são exemplos de custos variáveis:locomotivas, vagões e trilhos. •( )o diesel é custo variável •( )usada para pequenas distâncias •( )a embalagem é fundamental para esse modal

12 18-Marque os itens que não atendam aos modais marítimos e ferroviários ao mesmo tempo: •( )Transportam grande quantidade de carga por viagem –altas tonelagens •( )Percorrem longas distâncias •( )Flexível quanto às mercadorias •( ) a velocidade é aceita boa para longas distâncias •( )Não são prejudicadas pelo tempo ou tráfego •( )Aceita transportar container

13 •A-Tem freqüências de saídas limitadas •B-Ineficiente para curtas distâncias •C-Os custos de manuseio são altos •D-Não serve para serviço à domicílio •E-as embalagens geralmente sofrem danos. •Estamos descrevendo qual modal? •1-aquaviário •2-ferroviário •3-marítimo •4-hidroviário •5-dutoviário 19-Considerando os itens:

14 •20-Invasão da faixa de domínio do modal pela população tem acontecido ultimamente em que tipo de modal? •21-Qual modal não aceita compartilhar transporte de carga com transporte de pessoa? •22-Qual o modal é mais difícil renovar por Idade elevada por uso? •23-A interação operacional eficiente entre modais semelhantes e o traçado de suas rotas de acordo com a necessidade do mercado iria beneficiar quais tipos de modais?

15 24-Considerando agora o transporte rodoviário marque a alternativa falsa: ( )Eficiente na entrega “porta a porta”; ( )Transporta produtos acabados ; ( )Curtas distâncias; ( )É recomendado para mercadorias de alto valor ( )Prejudicado pelo congestionamento; ( )seguro de carga mais barato

16 25-Ainda considerando o transporte rodoviário podemos afirmar que: ( )Custos Fixos altos(muita pavimentação de estradas) ( )Custos Variáveis altos(gasolina e diesel caro) ( )ideal para longas distâncias ( )tempo de trânsito alto em relação aos outros modais ( )nra

17 26-No transporte aéreo podemos não podemos afirmar que: ( )Custo Fixo Alto ( )Custo Variável Alto ( )geralmente é o mais rápido de todos ( )geralmente é o mais caro de todos ( )sua disponibilidade para entrega é ilimitado

18 27-Marque a falsa em referência ao modal aéreo: -( )exemplos de seu transporte:artigos eletrônicos e relógios -( )muito usado para transportar perecíveis,medicamentos e pequenos animais. -( )transporte a granel é inviável -( )transporte emergenciais são os indicados -( )fácil multimodalidade

19 -28- Explique no transporte aéreo o paradoxo: -alfândega ser um obstáculo a esse modal( evita roubo) e o seguro da carga ser o mais barato entre os modais.

20 29-Marque a falsa quanto ao transporte por dutos: -( )Custo Fixo (muito) Alto ( )Direitos de acesso quase impossível ( )Custo Variável Baixo ( ) bom para de transporte de gases e grãos ( ) transporte rápido e barato em relação aos outros modais ( )nra

21 Brasil Rodoviário(a)55% Ferroviário(b)17% Aquaviário(c)8% Dutoviário(d)18% Aéroviário(e)« 2% 30-marque a opção com dado estranho a realidade brasileira:

22 1)Definir função objeto; 2)Definir as restrições; 3) Definir as equações dos itens 1 e 2; 4) Validar do modelo; 5) Normatizar o modelo. 31-A pesquisa operacional é um grande facilitador para o traçado de rotas. Abaixo é mostrada uma sugestão para execução de uma rota por PO. Concorda com essa ordem?

23 32-A definição do problema por PO( FUNÇÃO-OBJETIVO) Não pode ser : (a)Caro e barato (b)Custo e receita (c)Peças boas e peças ruins (d)Com qualidade e sem qualidade (e)nra

24 33-Materiais intangíveis são obstáculos para os cálculos através de PO devido: (a)ter quantidades grandes em peças (b)ter preços distintos (c)ser difícil a sua contagem (d)Ser fácil quantificar (e)nra

25 34-Não é uma restrição no cálculo de PO: (a)Horas trabalhadas por semana (b)Produção por dia (c )bonificação paga por produção (d) Sempre estar limpo o ambiente (e)Número de atrasos tolerados

26 35- Quais são as letras de função objetivo e quais são as letras de restrições obedecendo as definições de PO nos itens abaixo: a)quero fazer 1 peça acabada em 1 hora b) é necessário o uso de 2 máquinas diferentes c)primeiro é usada a máquina 1 depois é usada a máquina 2 d) o tempo máximo de uso da máquina 1 é de 30 minutos e)o tempo máximo de uso da máquina 2 é de 20 minutos f)O manuseio da peça a ser colocada na máquina 1 não pode ultrapassar a 5 minutos g)o manuseio da peça a ser colocada na máquina 2 não pode ultrapassar a 5 minutos h)ao sair da máquina 2 a peça é dita acabada

27 36- Os consumidores reclamam muito da embalagem do produto comprado.O produto é embalado(dentro da fábrica ),estocado em local próximo aos centros urbanos e transportado para os pdvs para a venda aos consumidores. Se afirmarmos que a embalagem sai intacta da fábrica que tipo de árvore deve ser investigada para a solução do problema?explique

28 37-Nos percursos a seguir mostre a seqüência de números corretos para as 3 árvores existentes em distribuição física: a)em ordem b)pré ordem c)pós ordem

29 A CD Matriz B CD Matriz G D C E F I A CD Matriz a)

30 A CD Matriz B G D Cd matriz E Cd matriz F HI b)

31 A CD Matriz1 B G D C E F HI c)

32 1 CD Matriz 3 Cd matriz d)

33 1 CD Matriz e)

34 Cd matriz f)


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