A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Despertar ou Desenvolvimento dos Chacras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Despertar ou Desenvolvimento dos Chacras"— Transcrição da apresentação:

1 Despertar ou Desenvolvimento dos Chacras
Parte III 8nov2011

2

3 Despertar ou Desenvolvimento dos Chacras
O desenvolvimento dos chacras se dá de forma natural e progressiva à medida que o homem promove o seu próprio crescimento espiritual Ao despertar os chacras através da nossa espiritualização, de forma natural ativamos nossas percepções espirituais de cima para baixo, e não correremos risco algum. Ao despertar os chacras através da Kundalini, de forma forçada ativamos nossas percepções espirituais de baixo para cima, e passaremos a correr muitos riscos que poderão nos levar a sérios desequilíbrios.

4 CHACRA RAIZ (base) 1º chacra
Localiza-se no períneo (área entre o ânus e os órgãos genitais) Diz respeito à capacidade de o indivíduo manter os pés sobre o chão. A quantidade de fluxo energético através do chacra raiz é um reflexo da capacidade de o indivíduo ligar-se à terra e atuar efetivamente no plano terrestre no seu dia-a-dia. Tem como princípio básico a vontade física para ser. Se desenvolve na idade de 0-3/5 anos. Suas cores são o vermelho, marrom e cor de malva.

5 Seu elemento é o terra. Sua correlação física é tudo o que é duro, como a coluna vertebral, os ossos, dentes, unhas. O ânus, reto, intestino grosso, próstata, o sangue e a construção celular, rins, bexiga, órgão pélvicos. A glândula correspondente é a supra renal. Está relacionado com os sentimentos básicos do medo e é o principal agente motor da assim chamada resposta de fugir ou lutar. Alimenta o princípio da distribuição de vida, o desejo de viver para todas as partes do corpo físico.

6 Trabalhar o chakra base cria as bases da aceitação ativa, ou seja,escolher aceitar a vida; é também usar um dos maiores instrumentos de força que é a aceitação da vida na terra. No chakra base se localiza a energia Kundalini que é constituída pelos quatros elementos – terra-fogo-água-ar. Fogo: buscar preenchimento do desejo; ousadia, paixão, vida ativa. Precisa aprender a aceitar a realidade. Terra: necessidade de realizar; prudência. Voltado para a vida concreta e material, precisa aprender a não controlar. Ar: conceitos orientados para a vida abstrata, o pensamento, a fexibilidade; precisa aprender a deixar fluir emoções naturalmente. Água: motivado pelos anseios emocionais mais profundos, quer envolver-se; intimidade; precisa aprender a controlar mais as impressões do mundo.

7 É representada pela serpente enrolada que significa em termos de polaridade, os instintos inconscientes ou uma força a Serviço da Consciência. Vermelho vivo representa a FORÇA. Vermelho vivo é uma cor cheia de densidade e intensidade que dá corpo às idéias e ações. Ex.: Uma vontade precisa da força para ter força de vontade. (sânscrito: enroscada) - Energia da Terra, potencialmente divina, que adormece no chakra básico, podendo ser ativada por determinados processos. A ativação da mesma libera poderes para-normais, e traz a consciência de volta à ciência de ser Deus e estar em Deus, em um êxtase denominado samadhi.

8 Energia Kundaline representada por uma cobra

9 O chacra raiz em desequilíbrio pode apresentar: Micção freqüente com ardor, impaciência, pés frios, zumbido nos ouvidos, submissão, tensão na nuca, artrite, reumatismo, retenção de líquidos, infecção urinária, hemorróidas, problemas na região lombar e cervical, ciática, tumores e câncer nesta área do corpo, medo. No funcionamento falho do chacra raiz, os pensamentos e ações giram primordialmente em torno dos bens materiais e da segurança, assim como dos atrativos e prazeres sensuais como por exemplo a boa comida, bebida alcoólicas, sexo, etc.

10 Chakra Umbilical,Sacral ou Genésico 2º chacra
Se localiza logo acima do osso púbico, na parte anterior e posterior do corpo. Está relacionado à nossa sensualidade e sexualidade. Abastece os nossos órgãos sexuais e o nosso sistema imunológico com muita energia. Absorve elementos que vitalizam o sistema digestivo. Seu elemento é a água As lições desse chacra são sobre o compartilhar, aprender a se relacionar com respeito com as outras pessoas e aprender a se valorizar sem que essa autovalorização esteja relacionada com bens materiais.

11 Está associado às gônadas (glândulas do sistema endócrino responsáveis pela produção de hormônios sexuais), órgãos reprodutores, bexiga, intestino grosso e delgado, apêndice e as vértebras lombares. Está associado à expressão das emoções sensuais e da sexualidade. Sua cor é o laranja No corpo físico atua sobre rins e bexiga, bem como sobre o aparelho genital afirmando a sua qualidade de trabalhar os relacionamentos afetivos que mantemos. O chacra umbilical é o centro da vontade do ego e o despertar da consciência, ligado ao corpo espiritual é especializado na expressão ou no domínio dos instintos e das emoções passionais, o ser expressa suas culpas e seus medos decorrentes de etapas mal vividas no passado.

12 Responsável pela assimilação e metabolização dos alimentos ingeridos pelo homem. Responsável pelo aparelho digestivo. Vitaliza o esôfago, pâncreas, fígado, vesícula, intestinos,todos os órgãos do aparelho digestivo com exceção do baço. Este chakra ativa as percepções e sensibilidades de identificar energias.

13 Padrões de medo e insegurança que estão associados ao desenvolvimento do 2º chacra
Sensação de que você não tem poder sobre o que lhe acontece sexualmente. Isso inclui experiências de abuso sexual, assim como relacionamentos especialmente manipulativos e controladores Sentir-se inadequado sexualmente ou ter aversão pela atividade sexual, bem como sentimento de culpa relativos à própria sexualidade ou suas preferências sexuais.

14 Medo do parto ou sentimento de culpa com relação à maneiras de criar os filhos Desvalorização de si mesmo como resultado de pouco ou mínimo poder econômico. Ressentimento resultante do fato de ser manipulado por outra pessoa. Inclui a sensação de ser vitimizado por circunstância particulares como raça, cor ou sexo. Praticar qualquer nível de desonestidade em seus negócios ou em seus relacionamentos sexuais ou interpessoais. Medo de nunca ter o suficiente, que inclui o medo da pobreza. Sentir-se tão desprotegido que precisa manipular outras pessoas para manter controle sobre sua própria vida.

15 Disfunções patológicas
Mulheres – problemas menstruais, infertilidade,infecções vaginais, cistos nos ovários, endometriose, tumores ou câncer nos órgãos femininos. Homens – impotência, problemas na próstata incluindo câncer. (essas disfunções estão associadas à perda de poder econômico ou politico principalmente. Homem/Mulher – dor pélvica e nas costas (lombar), herpes e todas as outras doenças sexuais, problema de deslocamento de disco, todos os problemas sexuais e problemas urinários (rins) e na bexiga.

16 Chacra do Plexo Solar 3º chacra
Ligado ao sistema digestivo à assimilação dos alimentos e dos nutrientes. Isso inclui a assimilação mental e psicológica do conhecimento e da experiência. Seu desenvolvimento produz uma independência maior e irá coincidir com a adolescência. Ligado ao fogo, à visão e as energias psíquicas. Relaciona-se com o corpo astral, de estrutura bem mais sutil que o duplo etérico e ligado essencialmente às emoções.

17 Está associado à questão do poder pessoal do indivíduo
Está associado à questão do poder pessoal do indivíduo. Relacionado com o modo como o indivíduo vê a si mesmo em relação aos outros e com o modo em que eles vivem suas vidas. É o centro que dirige o nosso relacionamento ativo com as coisas do mundo e com as outras pessoas. É onde nossa energia emocional flui para o exterior. É o centro do ego, o lugar em que confiantemente dizemos Eu, e onde estamos em contato com nossas necessidades, com nossos desejos e nossas interpretações sobre a vida e sobre o mundo.

18 PERISPIRITO No plano físico, influencia os órgãos localizados entre o umbigo e o tórax. Localização: Início da cavidade abdominal (boca do estômago) - Está situada cerca de dois dedos a cima do umbigo, na altura das costelas inferiores. Abre-se para frente. CorEstá associada a esse Chackra a autoconfiança e o instinto de sobrevivência, a habilidade para o comercial, a matemática, a determinação e a capacidade para aprender e de incentivar a si mesmo. O nosso pâncreas e todo seu metabolismo recebe a energia direta deste chacra, assim como o bom funcionamento do fígado, baço, estômago e intestino delgado.

19 PERISPIRITO Este centro, percebe e capta de longe as sensações de tensões, energias negativas de pessoas e de ambientes. Amarelo e amarelo dourado. É a cor da mente. Antigamente se imaginava que o centro da vida e dos sentimentos situavam-se no plexo solar, pois sendo ele a câmara de compensação das emoções, os primeiros sintomas são sentidos na região abdominal tais como “frio na barriga”, cólicas e até disenterias. Quando uma pessoa não se permite”digerir” uma ofensa, uma mágoa, o excesso de acidez, assim como faz o estômago, vai tornar-se azedo, corroendo os órgãos, energia vital e as alegrias da vida.

20 Já a incapacidade de assimilar o presente, a inadequação, as queixas crônicas, nada mais é que a necessidade urgente de afeto que se transforma em medo que por sua vez acarreta prisão de ventre quando retida a emoção ou diarréia que é uma forma de colocar para fora o excesso de conflito emocional. E quando a energia deixa de fluir (bílis produzida pelo fígado) a agressividade bloqueada produz obstáculo que se concretizam em “pedras” (na vesícula) do caminho por não encontrarem uma saída, uma fuga, uma solução digna para sua amargura.

21 A incapacidade de retenção de açúcar (alegria, amor) elimina a felicidade pela urina comprometendo o bom funcionamento dos pâncreas e junto comprometendo o sentido de “dar e receber”. Quanto ao alcoolismo, este deve ser visto como uma doença nascida da culpa e da auto-rejeição. Amar a si mesmo é o primeiro passo para transmutar a ilusão da euforia, a falsa valentia em auto-perdão e aceitação da vida como um bem inestimável. Visto que esse chacra associa-se ao Plano Mental, num mundo em rápida transformação e que exige cada vez mais da mente, do corpo e do espírito é fácil compreender por que o stress pode representar uma forma de doença causada por bloqueio energético no centro do plexo solar. A dominação, a cólera e a tendência para maltratar os outros também podem ser associados a um funcionamento anormal desse chacra.

22 Seu elemento é o fogo. O fogo consome, mas também dá início a processos, altera as coisas e possibilita a assimilação. Podemos nos referir a nós mesmos como “queimando” de desejo, de paixão ou ansiedade. Dizemos que temos a “centelha” da imaginação ou do espírito. Quando o plexo solar apresenta um funcionamento insatisfatório, tendemos a ficar presos numa rotina inapropriada e a ser incapazes de perceber de que modo realizar a mudança criativa em nossa vida. A visão. Bem como a ação pode ser bloqueada.

23 Um plexo solar que apresente uma atividade excessiva ou o elemento fogo, pode nos tornar agressivos, grosseiros, nervosos, inconvenientes e irritadiços com relação a nós mesmos e com os outros. No nosso corpo o e os alimentos tendem a se consumir muito rapidamente e os nutrientes a ser assimilados imperfeitamente. A visão é estimulada pela luz e, dessa forma. Pertence ao elemento fogo. A palavra”visão” no plexo solar se refere à visão criativa. Um plexo solar saudável nos ajuda a planejar a nossa vida de modo apropriado e sensato, e a saber quando os ventos da mudança ou da oportunidade estão soprando a nosso favor.

24 Na falha do terceiro chacra, o indivíduo quer influenciar tudo com seu ponto de vista. Quer controlar tanto seu mundo interior como o exterior, exercer poder e conquistar. Também facilmente irritável e no seu nervosismo exterioriza uma porção daquela raiva que engoliu no decorrer do tempo sem digerí-la. No funcionamento deficiente do terceiro chacra a pessoa costuma se sentir abatida e sem ânimo. Em todo lugar vê obstáculos que se opõe à realização de seus desejos. Ela preferiria se esquivar de novos desafios. Experiências novas causam-lhe medo e ela não sente realmente à altura da assim chamada “luta pela vida”.


Carregar ppt "Despertar ou Desenvolvimento dos Chacras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google