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Unidade de Inteligência Comercial Brazilian Footwear 2010 / 2011.

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Apresentação em tema: "Unidade de Inteligência Comercial Brazilian Footwear 2010 / 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade de Inteligência Comercial Brazilian Footwear 2010 / 2011

2 ESTRUTURA DA UIC – Brazilian Footwear Gestão Informação Atendimento CoordenadorCoordenador Analista A Analista B Analista C Analista D X X X X X X XX X Consultor X X Unidade de Inteligência Comercial

3 ESTRUTURA DA UIC – Brazilian Footwear UIC Gestão Informação Atendimento ESTRUTURA 4 Analistas Reunião do GIC Planejamento de Projetos Informações Setoriais Estudos de Mercado Prospecção no Mercado Banco de Contatos Referência de Estudos 1 Consultor 1 Coordenador Unidade de Inteligência Comercial

4 ESTRUTURA DA UIC – Brazilian Footwear Associados Entidade Presidência e Diretoria Assessoria Imprensa Gestão de Projetos Projeto (PSI) Planejamento e Controle Prospecção Mercados Ações Promoção UIC Gestão Informação Atendimento Demanda Externa Demanda Externa Demanda Interna Demanda Interna AÇÕES Unidade de Inteligência Comercial

5 Reunião do GIC Planejamento de Projetos As Reuniões do GIC (Grupo de Inteligência Competitiva) tem o objetivo de apresentar a transparência do PSI com demonstração dos resultados,abertura para críticas e dúvidas, junto com uma pauta de apresentações de cases e validação de decisões sobre o rumo do programa Brazilian Footwear. A ação da UIC no Planejamento de Projetos compreende o embasamento de informações sobre os mercados, sobre as demandas dos associados e sobre a organização de planejamentos referente às metodologias para condução e elaboração de projetos. UIC Brazilian Footwear – Ações GESTÃO Unidade de Inteligência Comercial

6 Informações Setoriais Estudos de Mercado As Informações Setoriais compreendem a produção de relatórios de comércio exterior, a resenha estatística anual, os relatório de índices, e relatórios estatísticos sob demanda, relatórios de tarifas, e outros produtos estatísticos e de suporte ao exportador do setor calçadista. Os Estudos de Mercado compreendem a realização de Perfis de Mercado e de Planos de Inserção. Os perfis de mercado são estudos resumidos com levantamento de dados secundários e informações gerais. Os Planos de Inserção são estudos mais aprofundados sobre estratégias de inserção internacional (canais de distribuição, promoção, contatos, pesquisas com consumidor, etc.) Prospecção no Mercado A Prospecção de Mercado compreende a organização e realização de uma missão prospectiva de equipe do PSI com objetivo de coleta de informações de mercado, contato com potenciais compradores, distribuidores e especialistas no mercado para analisar as oportunidades das marcas brasileiras de calçados. UIC Brazilian Footwear – Ações INFORMAÇÃO Unidade de Inteligência Comercial

7 Banco de Contatos Referência de Estudos O Banco de Contatos compreende o cadastro de entidades representativas, mídia, promotoras de feiras, profissionais do mercado (especialistas, consultores, currículos) ligados ao setor calçadista no Brasil e no exterior, servindo também como uma base de referências para futuros negócios, através do contato de importadores, lojistas e distribuidores. O banco de Referências de Estudos compreende o acesso a artigos, monografias e teses referentes ao setor calçadista; conteúdo de palestras e seminários; referências de livros e publicações; catálogo dos exportadores de calçados. UIC Brazilian Footwear – Ações ATENDIMENTO Unidade de Inteligência Comercial

8 O Projeto SIC é uma iniciativa da Abicalçados e SEBRAE/NA, com a parceria da ApexBrasil, Abdi e MDIC abrangendo toda a cadeia produtiva do couro, calçados e artefatos na estruturação e implementação de um sistema de inteligência competitiva. O objetivo do projeto é estruturar e implementar um portal que possibilite a coleta, tratamento, armazenagem, análise e disseminação das informações e conhecimentos que são relevantes para tomada de decisão dos atores (empresas, empresários, colaboradores, instituições de ensino e pesquisa, entidades de apoio etc) de toda cadeia produtiva. São parceiros do SIC: Assintecal, CICB, Abrameq, Ablac, Abiacav. SIC – SISTEMA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA CADEIA PRODUTIVA DO COURO, CALÇADOS E ARTEFATOS UIC Brazilian Footwear – Projeto SIC Unidade de Inteligência Comercial

9 Mercado Alvo Fontes Secundárias EmpresáriosEquipe PSI Missão Prospecção Relações Publicas Euromonitor SATRA GTIS ApexBrasil UIC Brazilian Footwear – Fontes Planejamento de Projetos Estudos de Mercado Unidade de Inteligência Comercial MDIC Comtrade

10 UIC Brazilian Footwear – Informações Demandas Disseminação • Comunicados BF • Website BF • Envios sob demanda • Revista BF • Comunicados BF • Website BF • Envios sob demanda • Revista BF Apresentações • Seminário nos pólos • Reunião GIC • Envio sob demanda Apresentações • Seminário nos pólos • Reunião GIC • Envio sob demanda • Estudos Estratégicos ApexBrasil; • Atualização evolução PSI (BI da ApexBrasil); • Contatos “qualificados”; • Estudos PSI’s consultoria especializada; • Dados comex (mercados e produtos). • Estudos Estratégicos ApexBrasil; • Atualização evolução PSI (BI da ApexBrasil); • Contatos “qualificados”; • Estudos PSI’s consultoria especializada; • Dados comex (mercados e produtos). Unidade de Inteligência Comercial

11 UIC Brazilian Footwear – Informações • Coletar contatos qualificados para projetos e indicações; • Realizar estudos com consultoria especializada (alto custo); • Disseminar para publico correto (segmentação do PSI); DIFICULDADES DA UIC Unidade de Inteligência Comercial

12 UIC - Unidade de Inteligência Comercial Cristian Schlindwein – Igor Hoelscher – Bianca Petry – Janaina Alves – Maria Patricia Freitas –


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