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PONTOS IMPORTANTES Existem questões de extrema importância numa vistoria de sinistro de auto. Por esta razão é que enfatizamos nesta apresentação pontos.

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1 PONTOS IMPORTANTES Existem questões de extrema importância numa vistoria de sinistro de auto. Por esta razão é que enfatizamos nesta apresentação pontos que, apesar de constarem no Manual de Procedimentos merecem ser aqui comentados.

2 PRIMEIRA DICA AOS NOVOS VISTORIADORES Jamais queira iniciar a realização de uma vistoria sem antes elaborar um rascunho de orçamento. E não basta somente relacionar as peças. Inclua neste rascunho as horas de mão de obra para cada item, faça a somatória e apure a mão de obra total em Funilaria, Mecânica, Tapeçaria, Elétrica, Acabamento e Pintura. Não esqueça também os serviços terceirizados.

3 CONFERÊNCIA DE ORÇAMENTO Certamente haverá pequena divergência entre as horas que você calculou e as apresentadas pelo sistema. Com o tempo e a prática esta divergência tende a não mais acontecer. Trabalhando desta forma, a possibilidade de erros será bem menor, pois se houver algum erro de digitação você irá constatar ao comparar o orçamento digitado com o rascunho.

4 • Cláusula 97 - Não há participação do segurado com a franquia no primeiro sinistro. Desde que o valor do orçamento supere a franquia contratual. (É o chamado Seguro da Franquia). • Cláusula 98 - Desconto de R$ 200,00 na franquia. Desde que o valor do orçamento supere a franquia contratual. CLÁUSULAS

5 BENEFÍCIOS DESCONTO QUE VARIA ENTRE 25% e 45% NA FRANQUIA (De acordo com a data de contratação do seguro e a classe de bônus do cliente. Este percentual será inserido automaticamente pelo sistema). OU CARRO RESERVA POR ATÉ 7 DIAS CORRIDOS E CONSECUTIVOS

6 BENEFÍCIOS • Os benefícios são somente para Perdas Parciais? Exato. Somente para os sinistros sem qualquer possibilidade de Indenização Integral. • Por que a Cia concede benefícios aos segurados? Porque o cliente optou por reparar o veículo em uma oficina referenciada Porto Seguro. • A opção do cliente quanto ao benefício tem que ficar documentada? Sim. É necessário o preenchimento / assinatura do Termo de Opção de Benefícios. • Todos os segurados atendidos por referenciadas têm direito a benefício? Não. Existem algumas exceções. Consulte Manual e vídeo aula. • Uma concessionária Volkswagen, pode atender um veículo Fiat? Há concessão de benefício nesse caso? Sim. Mas poderá não haver benefício. Consulte Manual e vídeo aula.

7 TERCEIROS Ao realizar uma vistoria de terceiros, os valores devem ficar somente fixados, ou seja, não deve-se liberar reparos. Mesmo que este reclamante (terceiro) seja também segurado da cia. A liberação dos processos de terceiros são feitas pela Porto Seguro após análise. Se você acessar a tela de “Notas de Sinistro” e houver uma mensagem informando que o faturamento deverá ficar liberado, significa que a análise já foi realizada.

8 • Fotos? • Rascunho do orçamento? • Será que esta ordem não tem Importância? O QUE DEVER SER FEITO PRIMEIRO?

9 1.Foto do Chassi (Sempre. Independente do local afetado). 2.Foto Traseira em “L” (Sempre. Independente do local afetado). Procure definir o lado (dir ou esq) com base nos danos. 3.Foto Dianteira em “L” (Sempre. Independente do local afetado). Fotografe o lado oposto à foto em “L” de traseira. 4.Foto Principal (Da parte afetada). Frente, Traseira ou lateral. •Demais fotos: Fotos complementares, detalhando danos. OBS – Para sinistros de grandes proporções podemos incluir até 15 fotos por vistoria. SEQUÊNCIA DE FOTOS

10 FOTO DO CHASSI

11 COLISÃO DIANTEIRA

12 Observe que conforme a colisão, foto em “L” e a foto principal podem ser tiradas do mesmo lado.

13 COLISÃO TRASEIRA

14 COLISÃO LATERAL

15 LATERAL – (COMPLEMENTARES)

16 • Apólice em emissão. • Pendência de pagamento. • Possível Indenização Integral. • Valor para reparos não superar a franquia contratual. • Veículos terceiros, mesmo que seja também segurado na Porto. (Exceto se houver determinação em notas para deixar liberado). • Suspeita ou Indícios de Fraude. • Divergência no números do chassi, exceto em caso nítido de erro de digitação. Atentar-se principalmente aos últimos dígitos. • Veículo rebaixado ou com a potência original alterada. NÃO LIBERE REPAROS NAS SEGUINTES SITUAÇÕES:

17 Ao elaborar uma vistoria, inclua no orçamento tudo o que for necessário, peças, mão de obra, serviços de terceiros. Desta forma evitamos retrabalho com complementos desnecessários. Procure sempre que possível concluir o processo em uma única vistoria. E quando não for possível, peça o retorno para complemento. Mas empenhe-se para que não hajam novos complementos. Lembrando ainda que a oficina pode utilizar o Portal de Negócios para inserir informações na Tela de Notas de Sinistro, sem que haja necessidade de solicitar o retorno da vistoria. COMPLEMENTOS

18 No caso de sinistros decorrentes de incêndio não há cobrança de franquia. Portanto, poderá ser concedido somente o benefício de carro reserva. Neste caso não é necessário que os valores de orçamento sejam superiores à franquia contratual para que o sinistro seja coberto ou para que o segurado tenha direito ao beneficio. Especificamente neste tipo de sinistro não é necessário que o valor orçado atinja a franquia contratual para utilizar o seguro bem como para obter o benefício (carro reserva). INCÊNDIO

19  Identificação do veículo.  Orçamento Funilaria.  Estimativa Mecânica.  Laudo de Remoção.  Decalques; motor e chassi obrigatórios.  Fotos, inclusive do número do motor.  Finalização da vistoria.  Solicitação de Remoção;  Envio do Laudo de I.I. ao Núcleo de documentos. através da sucursal com os decalques de chassi e motor. Obs. Nos casos de indenização integral visual só não há necessidade de elaboração de orçamento. Obs. Em todos os casos de I.I., não esqueça de encaminhar os decalques de chassi e motor. Não esqueça também da foto do número do motor. INDENIZAÇÃO INTEGRAL

20 Atenção – Laudo de Indenização Integral deve ser elaborado em 4 vias, sendo: 1ª via – Deverá ser colocada no pára-brisa de forma visível. 2ª via – Arquivar na Oficina. 3ª via – Fornecê-la ao guincheiro. 4ª via – Esta via deverá conter 3 decalques legíveis do número do chassi e 3 decalques legíveis do número do motor. – Entregue à sucursal Porto Seguro mais próxima. Por fora do envelope escreva: À PORTO SEGURO CIA DE SEGUROS GERAIS DEPTO DE SINISTRO DE AUTOS - MATRIZ NÚCLEO DE DOCUMENTOS / TRANSFERÊNCIA - SALVADOS AV. RIO BRANCO, º ANDAR – CAMPOS ELÍSIOS SÃO PAULO – SP INDENIZAÇÃO INTEGRAL

21 Algumas vezes, ao primeiro olhar, sem qualquer verificação detalhada, um orçamentista experiente tem a certeza de que um sinistro caracteriza-se Indenização Integral. É o que chamamos de Indenização Integral Visual. Seguem algumas situações possíveis: 1.O guincheiro experiente identifica o veículo como Indenização Integral Visual – Neste caso a equipe está orientada a remover diretamente ao pátio de salvados sem passar pela oficina. 2.O guincheiro leva o veículo para sua oficina durante o expediente e você identifica como Indenização Integral Visual – Neste caso não é necessário descarregar o veículo. Peça ao guinheiro para remover diretamente ao pátio. 3.O guincheiro levou para sua oficina durante a noite, e o orçamentista ao chegar identificou como Indenização Integral Visual – Neste caso a vistoria deve ser realizada de acordo com as orientações sobre vistorias de Indenização Integral, mas não é necessária a elaboração de orçamento. (Atenção – Todos os demais procedimentos são necessários). 4.O guincheiro levou para sua oficina durante a noite, e o orçamentista ao chegar, fez uma verificação detalhada e depois identificou como Indenização Integral. – Em situações como esta, não considera-se Indenização Integral Visual. Se o orçamentista não identificou ao primeiro olhar, mas somente após verificação detalhada, o conferente não terá condições de concluir o processo sem orçamento e estimativa visual de mecânica. Portanto, neste caso a vistoria deve ser realizada de acordo com as orientações sobre vistorias de Indenização Integral com orçamento + estimativa visual de mecânica e todos os demais procedimentos. (Vide pág 27 e 28 do Manual de procedimentos). INDENIZAÇÃO INTEGRAL VISUAL

22 Não tente pular uma etapa importante de um processo de vistoria, considerando uma INDENIZAÇÃO INTEGRAL “VISUAL”, só para evitar a elaboração do orçamento. Este procedimento no primeiro momento aparenta ser a solução, mas certamente se tornará um grande problema. Para que fique mais clara a questão da Indenização Integral Visual, apresentaremos alguns exemplos. INDENIZAÇÃO INTEGRAL “VISUAL”

23 INDENIZAÇÃO INTEGRAL VISUAL Retiramos apenas uma foto do processo. Veja!

24 INDENIZAÇÃO INTEGRAL VISUAL Este veículo foi vistoriado com 10 fotos como Indenização Integral Visual. Escolhemos aleatoriamente 2 delas para esta apresentação.

25 INDENIZAÇÃO INTEGRAL VISUAL Este veículo foi vistoriado com 07 fotos como Indenização Integral Visual. Escolhemos aleatoriamente 2 delas para esta apresentação.

26 PORTAL DE NEGÓCIOS O Portal de Negócios é uma ferramenta bastante útil, simples de operar e que facilita o dia a dia das oficinas referenciadas. É utilizado para: •Solicitação / Agendamento de vistorias (Primeiras ou retornos p/ complementos) •Atendimento on line através de Chat, evitando custo com ligações telefônicas além do ganho de tempo. •Cadastrar senhas para que outros colaboradores de sua empresa tenham acesso. (Cada pessoa com sua própria senha). •Efetuar alteração de senha (procedimento que deverá ser feito periodicamente). •Cadastrar Notas Fiscais emitidas, procedimento que agiliza o processo de pagamento. •Consulta de pagamentos programados / Demonstrativos de pagamentos. •Acesso a orçamento detalhado ref. vistorias já realizadas. •Atualização dos dados cadastrais de sua empresa. •Bloqueio on line (ou desbloqueio), para que a Central 24 horas saiba quando sua oficina está lotada. •Você poderá também incluir Notas de sinistro (Informações complementares), através do Portal de Negócios sem a necessidade de solicitar o retorno da vistoria. É importante que os conhecimentos sobre a utilização do Portal não fique restrito a uma única pessoa.

27 CONDIÇÕES DO ÓLEO DO MOTOR Ao receber veículos sinistrados, procurem retirar a tampa de abastecimento do óleo, verificando se não há borra ou impurezas. Principalmente quando se tratar de veículos recuperados de roubo / furto.

28 A Porto Seguro está disponibilizando a você o material de estudo composto por: •Manual de Procedimentos. •Esta apresentação complementar destacando pontos importantes. •Vídeo Aula. ATENÇÃO – O material acima passará por constantes atualizações. Portanto consulte-os sempre através do link. Se você salvar ou imprimir o material para consulta, correrá o risco de desatualização. Você que já tem experiência em orçamentação, teve acesso ao material de estudos e considera-se apto ao treinamento presencial, solicite sua participação na Avaliação de Nivelamento. Esta avaliação é realizada em duas partes, sendo, uma que trata conhecimento técnico de automóvel e outra que trata o conteúdo deste material. PARTICIPAÇÃO NO TREINAMENTO PRESENCIAL

29 Para participar da avaliação de nivelamento é importante que você esteja preparado para: •Elaborar o rascunho de orçamento completo (Com estimativa visual de mecânica), de um veículo sinistrado que lhe será apresentado. A mão de obra será calculada em horas com base em TPR – Tempo padrão de reparos. •Responder 20 questões referentes a conhecimentos técnicos automobilísticos, sendo: Orçamentação - Sinistros de colisão, incêndio, roubo/furto, alagamento, danos mecânicos, TPR - Tempo padrão de reparos. Carroceria - (Funilaria / Pintura) - Estrutura de carroceria, base técnica sobre necessidade de troca ou possibilidade de reparação. Mecânica - Danos em partes mecânicas como suspensão, sistema de arrefecimento, motor, cambio, etc. Componentes de tapeçaria, acabamento, elétricos e eletrônicos - Básico. •Responder 20 questões referentes ao conteúdo da vídeo aula, manual de procedimentos e esta apresentação. OBSERVAÇÃO – As avaliações são do tipo “múltipla escolha”. Na maioria das 40 questões pede-se para que a resposta seja justificada tecnicamente. AVALIAÇÃO DO ORÇAMENTISTA


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