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Nádia Rebouças – 09 de maio de 2006 Comunicação para Transformação.

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1 Nádia Rebouças – 09 de maio de 2006 Comunicação para Transformação

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3 Espaço Tempo Matéria

4 Nossos órgãos estão conectados, somos uma rede. PULSAMOS

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6 Cooperação Intuitivo Não linear Sistêmico Holístico

7 PARADIGMA MECANICISTA DA PARTE PARA O TODO PARADIGMA HOLÍSTICO / SISTÊMICO DO TODO PARA A PARTE

8 Aprendemos a reduzir, podemos aprender a expandir? Aprendemos a controlar, podemos aprender a respeitar? Aprendemos a medir, mas não aprendemos a apreciar. Aprendemos a planejar e prever, mas sabemos como possibilitar e permitir? Tomar consciência de onde estamos, do que somos e do que queremos ser.

9 TER FAZER SER

10 FAZER TER

11 Vemos as organizações. Não conseguimos enxergá-la. Não vemos conexões, não entendemos o silêncio, os relacionamentos, as influências, as teias do hábito e da rotina. Não é a soma dos fatores que vai nos dar o caráter Se “enxergarmos”, vemos o caráter diretamente

12 VÍTIMAS / CRIATURA

13 REGRAS

14 PROTAGONISTA / CRIADOR

15 Valores / Princípios

16 MUDANÇA DE NÍVEIS DE MATURIDADE Modelos de gestão obsoletos Tecnologia criando autonomia NOVO FUNCIONÁRIO NOVO CONSUMIDOR

17 Não é o consumidor gastar esgotar iludir extinguir enganar destruir

18 É o interlocutor Interagir agregar prover trocar

19 COMUNICAÇÃO INTERNA COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO Construir os caminhos para a evolução da organização

20 DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA • Alinhamento da missão / visão e valores • Reter e conquistar talentos. • Disseminar a visão inspiradora das lideranças. • Ampliar a capacidade de ver das equipes. • Ajudar na comunicação das lideranças

21 DESAFIOS EMOCIONAIS Despertar o entusiasmo do “voluntário” no funcionário. Aumentar a maturidade da organização. Saber ouvir e compreender as necessidades dos funcionários Oxigenar a organização Não falamos daquilo que vemos. Só vemos aquilo que falamos. Construir pontes de diálogo entre as lideranças e os funcionários.

22 INFORMAÇÃO NÃO É COMUNICAÇÃO

23 PESQUISA Gestão de Pessoas Gestão da Marca Visão Sistêmica Metodologia DIAGNÓSTICO PLANEJAMENTO

24 Escutar a organização é a nossa estratégia para planejar com eficiência. Metodologia

25 “Conversa” com equipes da empresa, escolhidas de forma estratégica. Identificamos os problemas,lacunas e as oportunidades onde a comunicação poderá atuar. É o momento em que a organização ouve suas pessoas. É o momento em que as lideranças passam a conhecer o que pensa a sua organização. excelentes resultados nas ações de comunicação. Metodologia

26 Os profissionais das organizações constróem as marcas. Metodologia Os resultados do Offplan são estímulo para a realização do Workplan. Inspirando as lideranças para a construção de um plano de interferência eficiente. Desenhos, personalizações, trabalho em barro

27 “Eu encontrei a empresa com um sentimento de abandono, uma acefalia, não existia um norte e a descrença era muito grande. E tudo que a gente falava eles respondiam: de novo, mas já falaram isso aqui para gente e nunca aconteceu.” “Por não saber administrar direito, 80% dos problemas é com pessoas. Somos mercadorias descartáveis? Ser Humano tem um valor.” “Todo mês tem reunião de gerentes. Só coloca a roupa suja na máquina, mas não bate.” “Mesmo com dente cariado está crescendo, até aparecer um canal. A empresa vai ter que mudar, quer queira ou não.” Metodologia

28 “O elogio está relegado ao gerente, se o gerente não faz, o funcionário fica desmotivado, perdido.” “Queria uma agência de propaganda que viesse na empresa, olhasse e entrasse na empresa. Ninguém usa os fatos para fazer uma comunicação eficiente e direcionada para os funcionários.” “Se você visse os e.mail... Fica afogado de informações, é um mar de notas, eu me sinto afogado.” “O volume de correio está muito ligado a indisciplina. Você não me falou, mas passou o correio. Virou garantia.” Metodologia

29 Abordagem sistêmica. Gera valor para a marca e prepara lideranças Uma experiência de aprendizado e construção conjunta de estratégias para transformação Estimula o grupo e perceber o discurso oculto para identificar visão de futuro Equipe se sente responsável e o coloca em prática com maior agilidade e motivação. Metodologia Workplan

30 "Tivemos a oportunidade de trabalhar junto e isso é um caminho sem volta.“ "É o sonho de que nada é impossível, criamos um círculo virtuoso do Bem. Cada lugar que eu for, vou fazer com que isso circule, porque eu acho que a gente é imbatível.“ “A vivência foi uma experiência bastante enriquecedora. As pessoas aqui vão tomar decisões.” “A gente que está na ponta nunca participa e vi que aqui a gente tem participação, é a nossa valorização.” Metodologia

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32 “As perguntas são para o profissional de desenvolvimento o que as flechas são para o caçador. Muito mais valiosas que as respostas, elas precisam ser bem direcionadas para atingir o alvo. Elas são instrumentos mágicos, são varinhas de condão que destrancam os segredos das situações. As respostas põem fim à busca; as perguntas a estimulam. As perguntas nos ajudam a penetrar no coração da situação. É por meio do questionamento respeitoso e astuto que abrimos o todo para ser lido.” Allan Kaplan ( autor do livro Artistas do Invisível)

33 Nós estamos sendo chamados a inventar um futuro.

34 A organização é um microcosmo da sociedade que pode transformar a sociedade.

35 REBOUÇAS & ASSOCIADOS (21) 2274 6222 SITE: www.reboucaseassociados.com.br E-MAIL: reboucas@reboucaseassociados.com.br reboucas@reboucaseassociados.com.br


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