A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ondulatória É o estudo das ondas Exemplos: - Som- Luz - Ultrassom- Micro-ondas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ondulatória É o estudo das ondas Exemplos: - Som- Luz - Ultrassom- Micro-ondas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ondulatória É o estudo das ondas Exemplos: - Som- Luz - Ultrassom- Micro-ondas

3 Onda È uma perturbação que se propaga num meio

4 Onda: é toda perturbação que se propaga, transportando energia (e quantidade de movimento) sem o transporte de matéria.

5 A rolha oscila,mas não é transportada

6 Classificação das ondas: • 1.NATUREZA • 2.VIBRAÇÃO (forma) • 3.DIMENSÕES

7 1. Natureza: • Mecânicas: necessitam de meio material. Ex.:Som • Eletromagnéticas:Não necessitam de meio material • Ex.:Luz

8 ( CEFET ) Considere as seguintes ondas: infravermelho, raios gama, ondas de rádio, ultrassom, raio x, Micro-ondas, ultravioleta. Quanto ao critério de classificação das ondas em mecânicas e eletromagnéticas, verifica-se que dentre elas existe(m) : a)uma única onda mecânica b)duas ondas mecânicas c)três ondas mecânicas d)quatro ondas mecânicas e)cinco ondas mecânicas

9 • Mecânicas: perturbação na matéria. - Onda sonora - Onda em líquido - Onda em corda Obs.: Não se propagam no vácuo.

10 O som NÃO se propaga no vácuo.

11 • Eletromagnéticas: propagação dos campos elétrico e magnético. c= m/s no vácuo Ex.: Ondas de rádio, micro-ondas, ondas de TV, Luz,etc Obs.: propagam-se no vácuo e em alguns meios materiais.

12 UMDMDD-Das afirmações abaixo, qual ou quais estão corretas?Justifique. • A. Se o som de astronautas na Lua fosse suficientemente intenso, poderia ser ouvido pelos habitantes da Terra. • B. Se uma luz produzida por astronautas na Lua fosse suficientemente intensa, poderia ser vista pelos habitantes da Terra. Somente a alternativa B, pois a luz pode se propagar no vácuo, o som não.

13 UMDMDD-“Pietro” é um mutante e corre dez vezes mais rápido que a velocidade do som no ar!“Flash” é também um super herói e corre na metade da velocidade da luz no vácuo.Se ambos fizessem uma corrida de 100 metros na Terra, quem ganharia? Flash pois sua velocidade é de m/s (metade da luz) enquanto a velocidade de Pietro será de 3400 m/s.

14 SOM A velocidade do som aumenta com a densidade do meio LUZ A velocidade da luz diminui com a densidade do meio V < c

15 UMDMDD-Durante um filme de faroeste (aqueles onde tem mocinhos, bandidos e cavalos),um “índio” que estava sendo perseguido fica agachado com o ouvido no solo escutando alguma coisa.Qual será o motivo de tal atitude? O som se propaga mais rápido e com maior intensidade (volume) no meio mais denso.

16 UMDMDD -Marque verdadeiro ou falso nas questões abaixo: ( ) A velocidade máxima de propagação de uma onda mecânica ocorre no vácuo. ( ) O som propaga-se em meios gasosos, líquidos e sólidos,mas não se propaga no vácuo. ( ) A velocidade das ondas sonoras nos meios sólidos é igual a velocidade nos meios líquidos. ( )O raio laser,o ultravioleta e as ondas de TV são exemplos de ondas eletromagnéticas. ( ) A velocidade de uma onda sonora é igual à velocidade de uma onda luminosa.

17 Vibração(forma): - Transversais: as direções de vibração e de propagação são perpendiculares. Ex.: Onda em corda, Luz,etc - Longitudinais: a direção de vibração coincide com a direção de propagação. Ex.:Onda em mola, som,etc

18 Onda transversal A vibração do meio é perpendicular à direção de propagação. Exemplo: onda numa corda Quanto a vibração

19 Onda longitudinal A vibração do meio ocorre na mesma direção que a propagação. Ex: ondas em uma mola, ondas sonoras no ar.

20 3. Dimensão: - Unidimensionais: onda numa corda,laser. - Bidimensionais: onda na superfície de um líquido. - Tridimensionais: luz de uma fogueira.

21 Toda onda eletromagnética é transversal.

22 Onda sonora é longitudinal

23  MECÂNICAS  TRANSVERSAIS  ELETROMAGNÉTICAS  LONGITUDINAIS SOMLUZ X  TRIDIMENSIONAL

24 Representações de uma onda::

25

26 Possíveis representações:: parada oscilando Propagando pulsos deslocando

27 Elementos de uma onda crista vale λ = comprimento de onda A = amplitude da onda nó

28 - 2 cristas sucessivas - 3 nós sucessivos - 2 vales sucessivos λ é a distância entre:

29 Velocidade de propagação da onda:, mas ∆S = λ, assim: ∆t = T ou T = período (SI : s) f = frequência (SI : Hz)

30 V=λ.f • Velocidade (v=m/s) • Comprimento de onda (λ =m) • Frequência (f=Hz)

31 UMDMDD-A figura a seguir ilustra uma onda que se propaga numa velocidade 3,0m/s. Determine: a) A amplitude da onda. 0,10 m b) O comprimento de onda. 0,30 m c) A freqüência da onda. 10 Hz

32 UMDMDD. A frequência vale 10 Hz, qual a velocidade: V = 80 cm/s

33 UMDMDD-Duas ondas A e B se propagam num mesmo meio. Ex 1-Qual possui a maior velocidade?

34 Num mesmo meio a velocidade é constante.Logo VA = VB. A velocidade depende do meio.

35 Ex 2-Qual possui a maior frequência? A onda “A” pois vibra mais. fA  fB.

36 Logo λ e f são inversamente proporcionais (mesmo meio).

37 UMDMDD-Marque V ou F. ( )Para uma onda que se propaga em um certo meio, quanto maior o comprimento de onda, menor é a freqüência. ( )Somente ondas longitudinais sofrem reflexão. ( )Radiações eletromagnéticas possuem comprimentos de onda diferentes, mas possuem a mesma velocidade no vácuo. ( )Toda onda transversal é eletromagnética. ( )Uma onda sonora ao sofrer refração, muda sua freqüência mantendo constante seu comprimento de onda. ( )Reflexão e refração ocorre tanto para ondas mecânicas como as ondas eletromagnéticas. ( ) As ondas sonoras não necessitam de um meio material para se propagar.

38 Loira não escuta IPOD! Vácuo

39

40  A V = .f A T é o tempo de uma λ.

41 GAME OVER


Carregar ppt "Ondulatória É o estudo das ondas Exemplos: - Som- Luz - Ultrassom- Micro-ondas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google