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Profª Esp. Natália Pacheco

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Apresentação em tema: "Profª Esp. Natália Pacheco"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Esp. Natália Pacheco natipacheco@gmail.com
CERTIFICAÇÃO ISO Profª Esp. Natália Pacheco

2 CARACTERÍSTICAS DOS PADRÕES
SER MENSURÁVEL; SER DE FÁCIL COMPREENSÃO; SER DE FÁCIL UTILIZAÇÃO; SER DEMOCRÁTICO; SER BASEADO NA PRÁTICA; SER PASSÍVEL DE REVISÃO;

3 POSSUIR AUTORIDADE; POSSUIR INFORMAÇÃO AVANÇADA; SER VOLTADO PARA O FUTURO; FAZER PARTE DE UM SISTEMA DE PADRONIZAÇÃO;

4 NÍVEIS INDIVIDUAL; EMPRESARIAL; ASSOCIAÇÃO
NACIONAL (ABNT-NBR ISO 9001 E NBR ISO 14001) REGIONAL; INTERNACIONAL (ISO 9000, ISO 14000, ISO etc)

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6 ISO GESTÃO AMBIENTAL A Conformidade do sistema com a ABNT NBR garante a redução da carga de poluição gerada por essas organizações, porque envolve a revisão de um processo produtivo visando a melhoria continua do desempenho ambiental, controlando insumos e matérias-prima que representem desperdícios de recursos naturais.

7 Certificar um Sistema de Gestão Ambiental significa comprovar junto ao mercado e a sociedade que a organização adota um conjunto de práticas destinadas a minimizar impactos que imponham riscos à preservação da biodiversidade. Com isso, além de contribuir com o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida da população, as organizações obtêm um considerável diferencial competitivo fortalecendo sua ação no mercado. 

8 ISO 9001 GESTÃO DA QUALIDADE
A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade representa a obtenção de uma poderosa ferramenta que possibilita a otimização de diversos processos dentro da organização. Além destes ganhos, fica evidenciada também a preocupação com a melhoria contínua dos produtos e serviços fornecidos.

9 Certificar o Sistema de Gestão da Qualidade garante uma série de benefícios à organização. Além do ganho de visibilidade frente ao mercado, surge também a possibilidade de exportação para mercados exigentes ou fornecimento para clientes que queiram comprovar a capacidade que a organização tem de garantir a manutenção das características de seus produtos.

10 “A ISO combina as três normas 9001, 9002 e 9003 em uma, agora chamada 9001 sendo que a norma ISO 9001, expõe as exigências a satisfazer quando a actividade de uma empresa envolve concepção, a ISO 9002, estabelece as exigências equivalentes quando a empresa não se dedica à concepção e desenvolvimento e a ISO 9003 é o modelo equivalente para os casos em que não se exigem controlo da concepção e controlo do processo”.

11 “A versão 2000 procura fazer uma mudança radical na forma de pensar, estabelecendo o conceito de controlo antes e durante o processo exigindo também o envolvimento da direcção da empresa, para fazer a integração da qualidade dentro da empresa definindo um responsável pelas acções da qualidade. Contudo a principal mudança na norma foi a introdução da visão de foco no cliente, antes o cliente era visto como externo à organização, agora o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) considera o cliente dentro do sistema da Organização”.

12 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL ABNT NBR 16001
O surgimento de movimentos dirigidos aos interesses diversos dos consumidores impõe nas organizações a necessidade de se atualizarem frente a este contexto. Certamente as organizações que possuem posicionamento ético melhoram sua imagem pública gradativamente, alcançando maior legitimidade social.

13 Para ser realmente eficiente, os procedimentos da organização precisam ser conduzidos dentro de um sistema de gestão estruturado. A partir daí, a Certificação do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social demonstrará ao mercado que a organização não existe apenas para explorar os recursos econômicos e humanos, mas também para contribuir com o desenvolvimento social, por meio da realização profissional de seus colaboradores e da promoção de benefícios ao meio ambiente e às partes interessadas.

14 SISTEMA DA SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL OHSAS 18001
Este sistema tem por objetivo assegurar o bom cumprimento de procedimentos e cuidados que venham a garantir o gerenciamento dos riscos de saúde e segurança em uma organização. Também neste caso, nota-se certa pressão da sociedade para que as organizações ajam de maneira que sejam evitados acidentes ou fatalidades com seus colaboradores.

15 Trabalhando com base nesses princípios, a organização consegue também a geração de mais qualidade e produtividade dos empregados e de seus processos fabris. Tendo todos estes procedimentos funcionando, a Certificação do Sistema da Segurança e Saúde Ocupacional serve ainda para mostrar, tanto para os fornecedores quanto para os consumidores, o grau de seriedade do trabalho de uma organização.

16 Sistema de Gestão de Segurança da Informação ISO 27001
A informação é crítica para a operação e talvez igualmente o seja para a sobrevivência de sua organização. Ser certificado pela ISO/IEC ajudará você a gerenciar e proteger os valiosos ativos da informação. A ISO/IEC é a única norma internacional auditável que define os requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). A norma é designada para assegurar a seleção de controles de segurança adequados e proporcionais.

17 O Sistema de Gestão de Segurança da Informação é uma forma de gerenciamento utilizada para estabelecer políticas baseadas na análise de risco do negócio. Tendo este sistema certificado, a organização demonstrará sua capacidade de definir, implementar, operar, manter e sempre melhorar a segurança da informação.

18 HACCP – (Hazard Analyses and Critical Control Point) 852/2004
“A implementação do sistema HACCP, implica boas práticas de higiene e segurança alimentar, de acordo com a metodologia definida no Codex Alimentárius e dá cumprimento ao estipulado no Regulamento CE 852/2004, aplicável a todas as fazes de produção, transformação e distribuição de géneros alimentícios que constitui uma vantagem ao nível de reconhecimento internacional, promovendo a confiança no cliente, no consumidor e fortalece os sistemas de gestão da qualidade”

19 ISO 17025 “A norma ISO foi publicada em Novembro de 2000 e reflecte as práticas profissionais e experiências de acreditação de laboratórios na CONTROLO DA QUALIDADE Europa (EN 45001) e no resto do mundo (Guia ISO 25), e é aplicável a todos os laboratórios incluindo investigação e desenvolvimento, sendo descritos objectivos e não os percursos para os atingir, pelo que compete ao laboratório estabelecer o modo de atingir os objetivos”.

20 ISO GESTÃO DE ENERGIA Reduzir seu consumo de energia é a chave para vencer a escassez de energia e o aumento de custos. Para muitos a resposta é um Sistema de Gestão de Energia (SGE), uma estrutura de trabalho para o gerenciamento sistemático do consumo de energia.

21 ISO/TS ÓLEO E GÁS A ISO/TS define os requisitos do sistema de gestão da qualidade para a concepção, desenvolvimento, produção, instalação e manutenção de produtos para indústrias de petróleo, petroquímica e gás natural.

22 SATISFAÇÃO DO CLIENTE ISO 10002
A norma de Satisfação de Clientes ISO 10002:2004 – norma de orientação para implantar um Sistema de Gestão de Reclamações - ajuda as empresas a identificar, gerenciar e entender como lidar com as reclamações de clientes. A norma ISO é voltada para qualquer organização que deseja exceder as expectativas dos clientes, um requisito básico para empresas de todos os tipos e tamanhos, sejam elas do setor público ou privado.

23 IS APARELHOS MÉDICOS Esta norma pode ser usada por fabricantes para demonstrar conformidade com requisitos regulatórios, e por outras organizações cujos serviços relacionados apoiam fabricantes de aparelhos médicos.

24 ISO AUTOMOTIVO A ISO/TS é uma especificação técnica ISO que alinha as normas dos sistemas de qualidade automotiva existentes - brasileira, americana, alemã, francesa e italiana - dentro da indústria automotiva global. Ela especifica os requisitos do sistema da qualidade para projeto/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica de produtos relacionados à indústria automotiva. As organizações que desejam entrar no mercado automotivo devem esperar até entrar na lista de um cliente automotivo como um fornecedor potencial, antes que possam prosseguir com a certificação nesta especificação.

25 ISO/IEC 20000 A ISO/IEC é aplicável para qualquer organização, grande ou pequena, em qualquer setor ou parte do mundo que depende de serviços de TI. A norma é especialmente aplicável para prestadores de serviços de TI internos, tais como departamentos de TI, e para prestadores de serviços de TI externos, como organizações terceirizadas.

26 ISO 22000 SEGURANÇA ALIMENTAR
A ISO é uma norma verdadeiramente internacional adequada para qualquer negócio em toda a cadeia de fornecimento de alimentos, incluindo organizações inter- relacionadas, tais como fabricantes de equipamentos, materiais de embalagem, agentes de limpeza, aditivos e ingredientes.

27 ATIVIDADE CRIAR UMA NOTÍCIA PARA UM JORNAL DESTACANDO O ÍNDICE MAIS RELEVANTE DA EMPRESA. APRESENTAÇÃO: 1 representante do grupo apresenta. UTILIZAR IMAGENS DE REVISTAS;

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