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PublicouHeloísa Carneiro Alterado mais de 10 anos atrás
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Missão/Visão: a partir do «top-down» até o «bottom-up».
Corinne Courtois – Bernard Hermand – Dr Sophie Ghariani Centro Neurológico William Lennox Allée de Clerlande 6 1340 Ottignies 010/ CALAS Session S2-B - Planification de la sécurité des patients Bruxelas 11 setembro 2008
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Centro Neurológico William Lennox
Centro de readaptação neurológica 168 leitos psiquiátricos 332 funcionários
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Parceiros - Coletiva Visita no hospital
Tópico: Passagem do «top-down» até «bottom-up»
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Surfaca de congruenca entre:
- Gerentes - Funcionários
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Implicação em nível de «top»
Gerentes dos hospitais => benefícios ++ Vandijck D, J Nurs Manag. 2007
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Passagem do «top-down» até «bottom-up»
Missão/visão Motivação da organização Inspiração dos funcionários J. Williams, Health Care Manage Rev,, 2005 Scott JA, Intern Med J. 2008
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Passagem do «top-down» até «bottom-up»: ilustração « plano de seguridade »
Integração da dimensão «bottom-up» à dimensão «top down»
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Comité de Gestion Comité Coord Qualité
CA Comité de Gestion Comité Dir Neuro adultes - Dir Nepe Pilotage Dir Serv Hosp Q/S Dir Serv Med techniques - Dir Adm Coord Qualité Com C Méd CE Médiation CHH CPPT CMP C. Sécurité patient C antibiot CMM stérile C Ethique Serv adm et logist HACCP Népé - Serv Hosp - Neuro Ad Serv Méd techniques - Pharmacie
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Top-down Comité para a seguridade do patiente:
Plano global para a seguridade do patiente Ele garante a coordenação e o acompanhamento Um primero objectivo: registro de incidentes/acidentes num ambiente « no fault »
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Bottom-up Participação dos funcionários: Cultura Motivação
Comportamento Neal A. J Appl Psychol. 2006
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Cultura « Safety » "Promover uma cultura de segurança como uma prioridade, incidindo sobre a cultura de aprendizagem, embora rejeite a cultura da culpa e pena." (OMS, OCDE, Commision européenne,…)
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Cultura-Motivação-Comportamento
Funcionário motivado Objetivo fazendo senso individualmente Cambio dos comportamentos Diminução dos incidentes Neal. J Appl Psychol. 2006
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Hospital = Sistema Varios actores Varios lógicos
Ex: Atribuição causal incidentes/acidentes
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Ferramentas Bottom-up
Comunicação interna Formações J. Williams Health Care Manage Rev, 2005 Desmidt S. Health Care Manage Rev. 2007
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Conclusão Missão/visão primordiais
Adesão ao «top» e iniciativas Top-down Interações dimensões «Top-down/Bottom-up » Neal A., J Appl Psychol. 2006 Landry MD, J Crit Care. 2002
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