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O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais

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Apresentação em tema: "O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais"— Transcrição da apresentação:

1 O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
I Liceo Daniele Della Pietra e Luíza Sertório

2 O que é globalização? É um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Graças à este processo, podem-se realizar transações financeiras e comerciais e espalhar-se aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

3 Origens da globalização
Afirma-se que: este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização desenvovel-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberismo, que ganhou força na década de 1970, acabou ajudando o processo de globalização economica.

4 Vantagens Permite usufruir do mais barato e serviço mais eficiente de cada país (brinquedos da China, por exemplo) Garante maior troca de informações com o mundo todo, permitindo a evolução das culturas Aumenta um fluxo comercial que, naturalmente gera mais riqueza Tende a dificultar a vida dos regimes autoritários

5 Desvantagens Cria mais desigualdade, embora tenda muito a melhorar o padrão de todos em geral (mas não de forma uniforme) Não funciona bem para países que não são estruturados. O Brasil mesmo, que tem um governo mal administrado, muitas vezes não está preparado para combater a concorrencia externa Causa drásticos impactos ambientais Desvalorização de culturas

6 Vivemos diariamente a globalização, pois quem nunca comeu no Mc Donald’s? Essa empresa se estabeleceu na maioria dos países do mundo.

7 A globalização afeta o mundo de várias formas, tais como:
Industrial: emergência da produção mundial dos mercados e acesso a uma gama mais vasta de produtos estrangeiros para consumidores e empresas Financeira: surgimento dos mercados financeiros a nível mundial e um melhor acesso ao financiamento externo para os mutuários. Como estas estruturas a nível mundial cresceram mais rapidamente do que qualquer regime regulamentar transnacional, a instabilidade da infraestrutura financeira global aumentou dramaticamente, como evidenciado pela crise financeira atual

8 Econômica: realização de um mercado global comum, com base na liberdade de troca de mercadorias e de capitais Política: criação de um governo mundial que regula as relações entre os governos e as garantias dos direitos sociais e econômicos decorrentes da globalização

9 Informacional: aumento de informação entre locais geograficamente distantes, mudança tecnológica trazida com o advento das comunicações de fibra óptica, satélites, e aumento da disponibilidade de telefone e internet Idiomatica: a mais popular linguagem é Inglês. O 75% do consumo mundial de correio, telex e os cabos estão em inglês. Aproximadamente o 60% do consumo mundial de programas de rádio estão em inglês. Cerca de 90% do tráfego Internet circula em inglês

10 Concorrência: melhoria da produtividade e o aumento da concorrência
Concorrência: melhoria da produtividade e o aumento da concorrência. Empresas em diferentes indústrias tem que atualizar os seus produtos e habilidades no uso da tecnologia para enfrentar o aumento da concorrência Ecológica: desafios ambientais globais que podem ser resolvidos com cooperação internacional, tais como as alterações climáticas, a transfronteira da àgua e da poluição atmosférica, o excesso de pesca do oceano, e da disseminação de espécies invasoras

11 Cultural: o crescimento de contatos multi-culturais, o aparecimento de novas categorias de consciências e de identidades que encaram a difusão cultural, o desejo de um aumento do nível de vida e de desfrutar de produtos estrangeiros e de ideias, de adotar novas tecnologias e práticas Social: desenvolvimento do sistema de organizações não governamentais como os principais agentes da política pública global, incluindo os esforços de ajuda humanitária e de desenvolvimento

12 Obrigado pela atenção


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