A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA"— Transcrição da apresentação:

1 GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
Prof.º Alan Santos

2 Bem meus queridos aqui vai um material para ajuda-los no I- Simulado
Importante os senhores lembrarem: As varias maneiras de ver o Mundo: Países do Norte e países do Sul – Regionalização baseada nos critérios de condições socioeconômicas dos países, de suas populações e níveis de industrialização. Segundo o qual os: Países do Norte: Países ricos desenvolvidos industrializados. Países do Sul: É formado pelos países subdesenvolvidos industrializados ou não. Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo: Primeiro Mundo: São os países ricos desenvolvidos. Segundo Mundo: Praticamente não existe mais era formado pelos países que adotavam o socialismo. Terceiro Mundo: São os países pobres subdesenvolvidos.

3 Interdependência de países e de pessoas
Renda Per capita: É um índice que não é exato já que divide o PIB de um país pelo número de habitantes do mesmo. Não quer dizer que todos os elementos de uma população tem a parcela da riqueza. IDH : Índice de desenvolvimento humano: serve para medir a qualidade de vida dos países analisa os seguintes critérios: Esperança de vida, grau de instrução e PIB per capita. Tigres Asiáticos: São um grupo de países localizados no Sudeste Asiático que obteve elevados níveis de desenvolvimento econômico nas ultimas décadas devido aos investimentos estrangeiros na região. São eles: Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Cingapura. Os países subdesenvolvidos apresentam em conjunto: Crescimento demográfico acelerado; economia com fortes bases rurais; relações de dependência com os países industrializados O Processo de Globalização é responsável pela: Interdependência de países e de pessoas A uniformização de padrões de consumo em âmbito mundial.

4 Muita atenção para essas observações hein!!!!!!
Expansão das grandes multinacionais. nos países subdesenvolvidos, provocando o fenômeno da “exclusão social”. As Grandes Multinacionais tem se instalado em países subdesenvolvidos porque: A mão de obra numerosa e mais barata. Os impostos são mais baixos. Os sindicatos são mais fracos politicamente. Matéria prima em grande quantidade e barata. Muita atenção para essas observações hein!!!!!!

5 O TERRITÓRIO NA CONSTRUÇÃO DO ESTADO NAÇÃO
Ao estudar temas ligados à geopolítica, é importante estabelecer a relação entre o poder e o território. Fora da globalização, o território representava os limites políticos, projetados cartograficamente e, em muitos casos, proporcionais ao poder exercido por determinada nação.

6 DEFININDO GLOBALIZAÇÃO
Não é possível entender a dinâmica mundial de forma isolada, como se cada país fosse fechado e autônomo. Existe ligações em graus diferentes que estabelecem o contato entre nações e podem ser chamadas de globalização.

7 INTERDEPENDÊNCIA Para entender a globalização é necessário saber o conceito de interdependência que é: Quando ocorre a troca de produtos ou serviços entre as nações, dizemos que existe uma interdependência, um depende do outro. Assim a interdependência entre os países constitui o termo chave para entender o processo de globalização que começou no século XV, aonde barcos atravessavam os mares em busca de novas rotas comerciais a procura de territórios e mercado consumidor para os seus produtos.

8 INTERDEPENDÊNCIA A modernização das redes de comunicação e de transportes e os avanços tecnológicos são considerados fatores primordiais para a integração comercial, cultural e científica entre as nações, as fronteiras passaram a ter valor secundário e a interdependência aumentou entre as nações.

9 INTERDEPENDÊNCIA Porém a interdependência proporciona resultados desiguais entre as nações ricas e pobres, e estes se estendem por toda a população. Quem mais sofre são os países ditos subdesenvolvidos que não tem poder econômico e nem tecnologias para lutar neste mercado tão competitivo, e acabam sendo explorados pelos países desenvolvidos.

10 INTERDEPENDÊNCIA Determinados países se limitam a fornecer matéria prima e/ou mão de obra a baixo custo para os países que dominam a tecnologia industrial. Esses últimos, por sua vez, fornecem produtos acabados a preços elevados e fornecem empregos em suas unidades produtivas espalhadas em vários pontos do globo, aprofundando a interdependência entre os países subdesenvolvidos e desenvolvidos.

11 INTERDEPENDÊNCIA A interdependência proporciona resultado desiguais entre as nações ricas e pobres, e os resultados estendem a todas populações. Como os países desenvolvidos investem muito mais em pesquisas que os subdesenvolvidos, dominam o avanço tecnológicos e descobertas científicas. Suas industrias atingem escalas mundiais, levando-os a fornecer seu produto e serviços por um valor mais elevado do que os produtos e serviços originados nos países menos desenvolvidos. Foxconn – Fábrica de IPADS

12 NEOLIBERALISMO ECONÔMICO
Atualmente este novo liberalismo (neoliberalismo), o Estado assumiu responsabilidades sociais, como educação, saúde, aposentadorias, mas mantém barreiras alfandegárias para controlar a entrada de produtos estrangeiros no país. Logo percebemos que neste modelo o Estado interfere na economia através de barreiras alfandegárias e do protecionismo, mas devemos salientar que as indústrias continuam tendo um poder maior sobre as decisões econômicas.

13 Criada por Getúlio Vargas e privatizada em 1993 por Itamar Franco
PRIVATIZAÇÕES No Brasil, e em grande parte da América Latina, a privatização de várias indústrias estatais (do Estado) nos últimos anos enfatizou a idéia de neoliberalismo e até hoje motiva discussões e debates sociais. Criada por Getúlio Vargas e privatizada em 1993 por Itamar Franco

14 PROTECIONISMO ECONÔMICO
Quando representantes dos Estados criam leis direcionadas para o controle das importações, ele está colocando medidas protecionistas, que se caracterizam, pelas práticas contrárias ao liberalismo.

15 PROTECIONISMO ECONÔMICO

16 PROTECIONISMO ECONÔMICO
PONTO POSITIVO Proteção da industria nacional, pois com impostos os produtos das transnacionais vão ter um aumento de preço, garantido que não haja concorrência frente aos produtos importados. PONTO NEGATIVO Um fator negativo é o comodismo da industria nacional, que, por não estar exposta à concorrência, deixa de investir em melhorias de produtos. Desse modo, sobram poucas opções ao consumidor, que ficando submetido, também, a produtos de baixa qualidade e a altos preços.


Carregar ppt "GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google