A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arábia pré-islâmica • Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arábia pré-islâmica • Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam."— Transcrição da apresentação:

1

2 Arábia pré-islâmica • Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam seu alimento (leite e carne) e vestimentas (feitas com o pêlo). Com suas caravanas, praticavam o comércio de vários produtos pelas cidades da região. Já as tribos coraixitas, habitavam a região litorânea e viviam do comércio fixo.beduínos

3

4 Vida do profeta Maomé • Muhammad (Maomé) nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Filho de uma família de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes culturas e religiões. Aos 40 anos de idade, de acordo com a tradição, recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe transmitiu a existência de um único Deus. A partir deste momento, começa sua fase de pregação da doutrina monoteísta, porém encontra grande resistência e oposição. As tribos árabes seguiam até então uma religião politeísta, com a existência de vários deuses tribais.

5 • Maomé começou a ser perseguido e teve que emigrar para a cidade de Medina no ano de 622. Este acontecimento é conhecido como Hégira e marca o início do calendário muçulmano. • Em Medina, Maomé é bem acolhido e reconhecido como líder religioso. Consegue unificar e estabelecer a paz entre as tribos árabes e implanta a religião monoteísta. Ao retornar para Meca, consegue implantar a religião muçulmana que passa a ser aceita e começa a se expandir pela península Arábica. • Reconhecido como líder religioso e profeta, faleceu no ano de 632. Porém, a religião continuou crescendo após sua morte.

6 Livros Sagrados e doutrinas religiosas • O Alcorão ou Corão é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel. Este livro é dividido em 114 capítulos (suras). Entre tantos ensinamentos contidos, destacam-se: onipotência de Deus (Alá), importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. O Alcorão também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão. • Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos. • A outra fonte religiosa dos muçulmanos é a Suna que reúne os dizeres e feitos do profeta Maomé.

7 Preceitos religiosos • A Sharia define as práticas de vida dos muçulmanos, com relação ao comportamento, atitudes e alimentação. De acordo com a Sharia, todo muçulmano deve seguir cinco princípios: • - Aceitar Deus como único e Muhammad (Maomé) como seu profeta; • - Dar esmola (Zakat) de no mínimo 2,5% de seus rendimentos para os necessitados; • - Fazer a peregrinação à cidade de Meca pelo menos uma vez na vida, desde que para isso possua recursos; • - Realização diária das orações; • - Jejuar no mês de Ramadã com objetivo de desenvolver a paciência e a reflexão.

8 Locais sagrados • Para os muçulmanos, existem três locais sagrados: A cidade de Meca, onde fica a pedra negra, também conhecida como Caaba. A cidade de Medina, local onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo religioso dos muçulmanos). A cidade de Jerusalém, cidade onde o profeta subiu ao céu e foi ao paraíso para encontrar com Moises e Jesus.

9

10

11 Maomé e o Império Muçulmano • O Império Árabe teve sua formação a partir da origem do islamismo, religião fundada pelo profeta Maomé. Antes disso, a Arábia era composta por povos semitas que, até o século VII, viviam em diferentes tribos. Apesar de falarem a mesma língua, estes povos possuíam diferentes estilos de vida e de crenças

12 Divisões do Islamismo • Os seguidores da religião muçulmana se dividem em dois grupos principais : sunitas e xiitas. Aproximadamente 85% dos muçulmanos do mundo fazem parte do grupo sunita. De acordo com os sunitas, a autoridade espiritual pertence a toda comunidade. Os xiitas também possuem sua própria interpretação da Sharia.

13 Expansão do islamismo e a formação do império • Foi após a morte do profeta, em 632, que a Arábia foi unificada. A partir desta união, impulsionada pela doutrina religiosa islamita, foi iniciada a expansão do império árabe. Os árabes foram liderados por um califa, espécie de chefe político, militar e religioso.

14 Os seguidores do alcorão, livro sagrado, acreditavam que deveriam converter todos ao islamismo através da Guerra Santa. Firmes nesta crença, eles expandiram sua religião ao Iêmen, Pérsia, Síria, Omã, Egito e Palestina. Em 711, dominaram grande parte da península ibérica, espalhando sua cultura pela região da Espanha e Portugal. Em 732, foram vencidos pelos francos, que barraram a expansão deste povo pelo norte da Europa. Aos poucos, novas dinastias foram surgindo e o império foi perdendo grande parte de seu poder e força.

15

16

17 A Família A vida em família é a base de uma comunidade islâmica e casamento é a base para a vida familiar. Casamento une famílias na comunidade e todo o grupo apoiam uns aos outros na vida de acordo com as leis de Deus. A família mantém-se elevadas intenções morais da tolerância, paciência, compreensão e decência.

18

19 Alimentos e Bebidas Os muçulmanos têm regras estritas sobre a comida que eles comem, especialmente a pensar sobre a carne. Eles não comem nada que seja de um porco.Toucinho de porco e salsichas estão fora como é qualquer coisa feita de banha como sorvete ou biscoitos. Qualquer carne que eles comem tem de ser preparado de uma maneira especial. Isso é chamado de halal.

20 Roupa Os muçulmanos têm diversas normas sobre roupas. Os homens devem cobrir seus corpos entre a cintura e os joelhos, mesmo ao nadar ou tomar banho. As mulheres devem se cobrir da cabeça aos pés com exceção das mãos e do rosto. Senhoras muitas vezes usam longas túnicas sobre calças soltas. As roupas devem ser nem transparente nem mostrar-se a forma do corpo da mulher. Neste país algumas mulheres muçulmanas usam vestido ocidental, mas eles ainda se vestem muito modestamente. É bastante comum ver mulheres e meninas aqui vestindo calças e blusas com a cabeça xale tradicional.


Carregar ppt "Arábia pré-islâmica • Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google