A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO LITURGIA E COMUNICAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO LITURGIA E COMUNICAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 1 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO LITURGIA E COMUNICAÇÃO

2 2 “A LITURGIA É TIDA COMO O EXERCÍCIO DO MÚNUS SACERDOTAL DE JESUS CRISTO, NO QUAL MEDIANTE SINAIS SENSÍVEIS, É SIGNIFICADA E, DE MODO PECULIAR A CADA SINAL, REALIZADA A SANTIFICAÇÃO DO HOMEM; E É EXERCIDO O CULTO PÚBLICO INTEGRAL PELO CORPO MÍSTICO DE CRISTO, CABEÇA E MEMBROS. DISTO SE SEGUE QUE TODA A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA, COMO OBRA DE CRISTO SACERDOTE, E DE SEU CORPO QUE É A IGREJA, É UMA AÇÃO SAGRADA POR EXCELÊNCIA, CUJA EFICÁCIA, NO MESMO TÍTULO E GRAU, NÃO É IGUALADA POR NENHUMA OUTRA AÇÃO DA IGREJA”. (SACROSANCTUM CONCILIUM, Nº 7)

3 3 LITURGIA E COMUNICAÇÃO “A LITURGIA É O CUME PARA O QUAL TENDE A AÇÃO DA IGREJA E, AO MESMO TEMPO, É A FONTE DONDE EMANA TODA A SUA FORÇA.” (SACROSANCTUM CONCILIUM, Nº 10)

4 4 LITURGIA E COMUNICAÇÃO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA A PALAVRA LITURGIA SIGNIFICA ORIGINALMENTE “OBRA PÚBLICA”, “SERVIÇO DA PARTE DO POVO EM FAVOR DO POVO”. NA TRADIÇÃO CRISTÃ, ELA QUER SIGNIFICAR QUE O POVO DE DEUS TOMA PARTE NA “OBRA DE DEUS” (CF. JO 17, 4). PELA LITURGIA, CRISTO, NOSSO REDENTOR E SUMO SACERDOTE, CONTINUA EM SUA IGREJA, COM ELA E POR ELA, A OBRA DE NOSSA REDENÇÃO.

5 5 LITURGIA E COMUNICAÇÃO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA TODA A VIDA LITÚRGICA DA IGREJA GRAVITA EM TORNO DO SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO E DOS SACRAMENTOS (SACROSANCTUM CONCILIUM 6) A LITURGIA É OBRA DO CRISTO INTEIRO, CABEÇA E CORPO. NOSSO SUMO SACERDOTE A CELEBRA SEM CESSAR NA LITURGIA CELESTE, COM A SANTA MÃE DE DEUS, OS APÓSTOLOS, TODOS OS SANTOS E A MULTIDÃO DOS QUE JÁ ENTRARAM NO REINO.

6 6 LITURGIA E COMUNICAÇÃO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA EM SUA CELEBRAÇÃO LITÚRGICA, A ASSEMBLEIA INTEIRA DESEMPENHA O PAPEL DE “LITURGO”, CADA UM SEGUNDO SUA FUNÇÃO. O SACERDÓCIO BATISMAL É O DE TODO O CORPO DE CRISTO. MAS CERTOS FIÉIS SÃO ORDENADOS PELO SACRAMENTO DA ORDEM PARA REPRESENTAR CRISTO COMO CABEÇA DO CORPO.

7 7 LITURGIA E COMUNICAÇÃO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA COMPORTA SINAIS E SÍMBOLOS QUE SE REFEREM À CRIAÇÃO (LUZ, ÁGUA, FOGO), À VIDA HUMANA (LAVAR, UNGIR, PARTIR O PÃO) E À HISTÓRIA DA SALVAÇÃO (OS RITOS DA PÁSCOA). INSERIDOS NO MUNDO DA FÉ E ASSUMIDOS PELA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, ESSES ELEMENTOS CÓSMICOS, ESSES RITOS HUMANOS, ESSES GESTOS MEMORIAIS DE DEUS SE TORNAM PORTADORES DA AÇÃO SALVADORA E SANTIFICADORA DE CRISTO.

8 8 LITURGIA E COMUNICAÇÃO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA “A LITURGIA É O ÁPICE PARA O QUAL TENDE A AÇÃO DA IGREJA, E AO MESMO TEMPO É A FONTE DONDE EMANA TODA A SUA FORÇA” (SACROSANCTUM CONCILIUM 10). ELA É, PORTANTO, O LUGAR PRIVILEGIADO DA CATEQUESE DO POVO DE DEUS. “A CATEQUESE ESTÁ INTRINSECAMENTE LIGADA A TODA AÇÃO LITÚRGICA E SACRAMENTAL, POIS É NOS SACRAMENTOS, E SOBRETUDO NA EUCARISTIA, QUE JESUS CRISTO AGE EM PLENITUDE PARA A TRANSFORMAÇÃO DOS HOMENS” (CATECHESI TRADENDAE 23).

9 9 LITURGIA E COMUNICAÇÃO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA A OBRA DE CRISTO NA LITURGIA É SACRAMENTAL PORQUE SEU MINISTÉRIO DE SALVAÇÃO SE TORNA PRESENTE NELA MEDIANTE O PODER DE SEU ESPÍRITO SANTO; PORQUE SEU CORPO, QUE É A IGREJA, É COMO QUE O SACRAMENTO (SINAL E INSTRUMENTO) NO QUAL O ESPÍRITO SANTO DISPENSA O MISTÉRIO DA SALVAÇÃO; PORQUE POR MEIO DE SUAS AÇÕES LITÚRGICAS A IGREJA PEREGRINA JÁ PARTICIPA, POR ANTECIPAÇÃO, DA LITURGIA CELESTE.

10 10 LITURGIA E COMUNICAÇÃO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA “PARA LEVAR A EFEITO TÃO GRANDE OBRA” – A SABER, A DISPENSAÇÃO OU COMUNICAÇÃO DE SUA OBRA DE SALVAÇÃO – “CRISTO ESTÁ SEMPRE PRESENTE EM SUA IGREJA, SOBRETUDO NAS AÇÕES LITÚRGICAS. PRESENTE ESTÁ NO SACRIFÍCIO DA MISSA, TANTO NA PESSOA DO MINISTRO, POIS “AQUELE QUE AGORA OFERECE PELO MINISTÉRIO DOS SACERDOTES É O MESMO QUE OUTRORA SE OFERECEU NA CRUZ”, QUANDO SOBRETUDO SOB AS ESPÉCIES EUCARÍSTICAS. PRESENTE ESTÁ POR SUA FORÇA NOS SACRAMENTOS, A TAL PONTO QUE, QUANDO ALGUÉM BATIZA, É CRISTO MESMO QUE BATIZA. PRESENTE ESTÁ POR SUA PALAVRA, POIS É ELE MESMO QUEM FALA QUANDO SE LEEM AS SAGRADAS ESCRITURAS NA IGREJA. PRESENTE ESTÁ, FINALMENTE, QUANDO A IGREJA REZA E SALMODIA, ELE QUE PROMETEU: “ONDE DOIS OU TRÊS ESTIVEREM REUNIDOS EM MEU NOME, AÍ ESTAREI NO MEIO DELES” (MT 18, 20; SACROSANCTUM CONCILIUM 7).


Carregar ppt "1 PASTORAL DA COMUNICAÇÃO LITURGIA E COMUNICAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google