A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por: Filipa Resende Nº21122 11ºH.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Filipa Resende Nº21122 11ºH."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Filipa Resende Nº ºH

2  Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.

3  Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Os membros da família partilham o mesmo apelido, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.  São relações estabelecidas entre pessoas, de acordo com a sua consanguinidade, mães, pais, filhos, etc, e pelos casamentos e, muitas vezes, pela adoção.

4 Estruturas familiares:  Família monoparental (constituída, apenas, pela mãe ou pelo pai, pelas mais diversas razões, como, por exemplo, o divórcio, a morte, abandono, etc.);  Família comunitária (em que todos os membros adultos que consistem o agregado familiar são responsáveis pela educação da criança);  Família arco-íris (constituída por um casal homossexual ou por uma pessoa homossexual, sozinha);  Até à família contemporânea (é quando existe uma inversão dos papéis, e a mulher passa a ser o chefe da família).

5

6  Antigamente o grande número de filhos que cada família tinha não era considerado como um “encargo” (um dever) mas sim como uma “força de trabalho” que se podia aproveitar para obter mais fundos para a família. Atualmente, esse pensamento já não é o mesmo, verificando-se essa alteração de pensamento nas quebras nas taxas de natalidade.

7  Esta tem o objetivo de transmitir às crianças as ideias, os valores e os conceitos fundamentais da sociedade, isto é, permitir a interiorização da criança na cultura no seio do qual a criança nasce. O papel da família é fundamental na socialização da criança, não esquecendo também a escola e os meios de comunicação social...

8  Esta é um função de família foi aquela que mais sofreu transformações, sendo que até aos finais do SÉC XVII a sociedade industrial nos habituou a um modelo de organização social em que aos homens cabia o papel de “chefes da família”, responsáveis pelo sustento dos elementos do núcleo familiar e às mulheres os papéis de donas de casa. Os locais de trabalho remunerado eram somente frequentados por homens e mulheres solteiras, sendo que as mulheres casadas tendiam a ficar em casa, responsáveis pelo trabalho doméstico, ao qual pertencia a função da preparação de refeições, limpeza da casa e das roupas, o cuidado dos filhos, entre outros.

9  A entrada da mulher no mercado de trabalho contribuiu para uma alteração nos papéis familiares sendo que os “antigos” papéis masculinos e femininos foram substituídos, atualmente por um modelo que transparece estatutos idênticos entre a mulher e o homem, em que ambos passam a partilhar responsabilidade na gestão da vida familiar, na educação e no cuidado dos filhos.

10  Existem, atualmente, novos valores no que é referente às relações familiares entre pais e filhos, existindo agora uma maior abertura e diálogo entre ambos. A criança passa a estar no centro de vida familiar, adquire um estatuto e personalidade própria e é considerada como um “fruto” do amor dos pais, fazendo parte do seu projeto familiar.

11  Pai, mãe e filho – em primeiro grau  Irmãos e avós – em segundo grau  Tios, sobrinhos e bisavós – em terceiro grau  Primos e trisavós – em quarto grau

12  Sogra e sogro – em primeiro grau  Genro e nora – em primeiro grau  Cunhado e cunhada – em segundo grau  Padrasto e madrasta – em primeiro lugar  Enteado e enteada – em primeiro lugar  Marido e esposa – não são parentes. A sua relação é de laço matrimonial


Carregar ppt "Trabalho realizado por: Filipa Resende Nº21122 11ºH."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google