A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FEUDALISMO Séc V Séc X FEUDALISMO Séc XV Descentralização Economia Sociedade Estamental Influência da Igreja Cristianismo “O rei está nas sombras” Agrícola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FEUDALISMO Séc V Séc X FEUDALISMO Séc XV Descentralização Economia Sociedade Estamental Influência da Igreja Cristianismo “O rei está nas sombras” Agrícola."— Transcrição da apresentação:

1

2 FEUDALISMO

3 Séc V Séc X FEUDALISMO Séc XV

4 Descentralização Economia Sociedade Estamental Influência da Igreja Cristianismo “O rei está nas sombras” Agrícola de subsistência Classes sociais separadas Mentalidades/Cotidiano Poder espiritual/social/político Não Esqueça! Cidades em 2º plano Escambo

5 FEUDO • Alemão ∟ Gado • Germânico + Latino ∟ Bem dado em troca ∟ Terra • Vassalagem ∟ Rei (Suserano) → Beneficium → Dono da terra ∟ Vassalo (recebe)

6

7 ECONOMIA FEUDAL Manso Comunal Manso Servil Manso Senhorial Manso Servil

8 IMPOSTOS SERVIS • Dízimo ∟ 10% → Igreja • Corveia ∟ trabalho gratuito no feudo senhorial • Talha ∟ sobre os tipos de produtos • Banalidade ∟ sobre as ferramentas ou bens senhoriais ∟ moinho, celeiro, forno, etc • Capitação ∟ por cada membro da família • Tostão de Pedro ∟ manutenção da capela local • Mão morta ∟ rituais funerários

9 A SOCIEDADE FEUDAL Nobres Clero Servos Adalbarón de Laon (bispo do XI d.C)

10 O clero ora; O nobre luta; O servo trabalha.

11 TRABALHADORES CLERONOBREZAREI

12 UNESP – 2012 (...) o elemento religioso não limitou os seus efeitos ao fortalecimento, no mundo da cavalaria, do espírito de corpo; exerceu também uma ação poderosa sobre a lei moral do grupo. Antes de o futuro cavaleiro receber a sua espada, no altar, era-lhe exigido um juramento, que especificava as suas obrigações. (Marc Bloch. A sociedade feudal, 1987.) O texto mostra que os cavaleiros medievais, entre outros aspectos de sua formação e conduta, (A) mantinham-se fieis aos comerciantes das cidades, a quem deviam proteger e defender na vida cotidiana e em caso de guerra. (B) privilegiavam, na sua formação, os aspectos religiosos, em detrimento da preparação e dos exercícios militares. (C) valorizavam os torneios, pois neles mostravam seus talentos e sua força, ganhando prestígio e poder no mundo medieval. (D) agiam apenas de forma individual, realizando constantes disputas e combates entre si. (E) definiam-se como uma ordem particular dentro da rígida estrutura feudal, mas mantinham vínculos profundos com a Igreja.

13 LEIGOS NO MEIO RURAL → Senhores de terra → Camponeses → Servos → Vilões → Camponeses livres → Escravos → Poucos

14 LEIGOS NAS CIDADES BURGOS → Burgueses (XI d.C) → Mercadores → Banqueiros → Artesãos → Açougueiros → Hospedarias

15

16

17

18 ALTA IDADE MÉDIA A Idade Média é uma mistura dos romanos/germânicos. Cada um deixou suas heranças no mundo europeu. Os romanos então deixaram o cristianismo E também deixaram o mundo mais rural Os bárbaros então deixaram as tradições orais E também a Assembleia de Guerreiros que escolhiam os reis. Merovíngios e Carolíngios vão dominar. Surge então o maior dos francos, mas quem é ele? O Carlos Magno vai dominar quase toda Europa. Acreditavam que ele era o escolhido para governar por Deus. Ele criou uma nova administração, Ele era o verdadeiro suserano, Que então concedia as terras Para seus vassalos governarem. Tinha também os títulos de nobreza. Que deveriam fazer um juramento. Isso é a vassalagem!

19 Com o Tratado de Verdum dividiu-se o reino Fortaleceram-se os senhores, se enfraqueceram os reis Veio então os Vikings e pilharam As igrejas e as cidades. O povo então fugiu para o campo. Ruralizou-se a Europa! O Feudalismo passou a existir com a sociedade rural. É um sistema baseado no feudo com a vassalagem. Tem os nobres que guerreiam, Eles são nobres pelo sangue. Tem os servos que trabalham, Mas eles pagam muitos impostos. Tem o clero que faz oração E a Igreja é muito importante Para entender a Idade Média!


Carregar ppt "FEUDALISMO Séc V Séc X FEUDALISMO Séc XV Descentralização Economia Sociedade Estamental Influência da Igreja Cristianismo “O rei está nas sombras” Agrícola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google