A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO RUSSA Da queda da monarquia à formação da URSS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO RUSSA Da queda da monarquia à formação da URSS."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO RUSSA Da queda da monarquia à formação da URSS.

2 Introdução  No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura.  80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).

3 Contexto histórico: Rússia Czarista  Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II.  Czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia.  Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo de Czar.

4 Domingo sangrento e os sovietes  No ano de 1905, Nicolau II mostra a face repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes.  Se iniciava a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a Revolução Socialista na Rússia, bem como a queda da monarquia czarista.

5 A Rússia na Primeira Guerra Mundial  Faltava alimentos, empregos, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II “jogou” a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o Czar. Greves, manifestações e a queda da monarquia  As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam motins no próprio exército russo.  As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista.  Em 1917, Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.

6 A Revolução Russa de outubro de 1917  Com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de  Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o Socialismo.  As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores.  Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de Foi instalado o partido único: o PC (Partido Comunista).

7 A formação da URSS  Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP ( Nova Política Econômica ).  A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia.  O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS.

8 Os líderes da União Soviética durante o regime socialista:  Vladimir Lenin (8 de novembro de 1917 a 21 de janeiro de 1922); Josef Stalin (3 de abril de 1922 a 5 de março de 1953);  Nikita Khrushchov (7 de setembro de 1953 a 14 de outubro de 1964);  Leonid Brejnev (14 de outubro de 1964 a 10 de novembro de 1982);  Iúri Andopov (12 de novembro de 1982 a 9 de fevereiro de 1984);  Konstantin Chernenko (13 de fevereiro de 1984 a 10 de março de 1985);  Mikhail Gorbachev (11 de março de 1985 a 24 de agosto de 1991).

9 O governo Stalin A política econômica de Stálin empreendeu:  A coletivização das propriedades agrárias com a criação das propriedades estatais e as propriedades coletivas.  Incentivou o desenvolvimento de indústria de base a partir do financiamento dos setores de educação e tecnologia.  No campo da política externa, Stálin recebeu apoio internacional de diversos partidos comunistas espalhados pelo mundo.

10  Em 1934, a entrada da União Soviética na Liga das Nações indicou o reconhecimento político das nações capitalistas. 2ª Guerra Mundial  No contexto da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), o regime stalinista teve que combater a oposição dos regimes nazi-fascistas contrários ao comunismo e o socialismo.  Tendo decisiva participação nos destinos deste conflito internacional, o governo soviético se consolidou no cenário político estabelecendo várias zonas de influência política, ideológica e econômica com a instalação da ordem bipolar.


Carregar ppt "REVOLUÇÃO RUSSA Da queda da monarquia à formação da URSS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google