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LOGO Átomos e Moléculas como elementos base do universo.

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Apresentação em tema: "LOGO Átomos e Moléculas como elementos base do universo."— Transcrição da apresentação:

1 LOGO Átomos e Moléculas como elementos base do universo

2 Átomos e moléculas…  Toda a Química se baseia numa grande ideia: tudo o que existe é feito de átomos.  Os átomos são constituídos por partículas com dimensões muito pequenas.  Podem ligar-se entre si formando moléculas. Os átomos são representados por símbolos químicos e as moléculas for fórmulas químicas.

3 Átomo…  Durante muito tempo, o átomo não era mais do que uma ideia que a comunidade científica acabou por aceitar, uma vez que, ninguém tinha visto um átomo!  Porém nos séculos XIX e XX, uma enorme diversidade de experiências sugeria a existência de átomos, tornando a sua aceitação cada vez mais consensual.  Microscópio de varrimento por efeito túnel.

4 Como são os átomos por dentro?

5 Como evoluiu a ideia do átomo…  Face à impossibilidade de examinar o seu interior, foi necessário criar os modelos atómicos para se imaginar a sua constituição.  Um modelo atómico é uma reprodução ideal do átomo.  A descoberta da constituição dos átomos foi um processo lento, que ficou a dever-se a vários cientistas.

6 Evolução histórica do átomo…  Leucipo e Demócrito (século V a.C.) - A matéria era composta por partículas diminutas, quase infinitamente pequenas, indivisíveis. -Chamaram-lhe “átomos”, que em grego significa “que não se pode dividir”. Só ao fim de 2200 anos, é que a ideia de átomo se começou a ímpor…

7  Modelo atómico de Dalton (1803) -Retomou a ideia dos átomos como constituintes básicos da matéria. -Para ele, os átomos eram esferas maciças, indivisíveis e indestrutíveis. Diferiam uns dos outros pela diferença de massa.

8 -Dalton, foi o primeiro cientista a propor uma série de símbolos para representar os elementos químicos então à data conhecidos.

9  Modelo atómico de Thomson (1897) -Modelo do “pudim de passas”. -Descobriu partículas negativas muito mais pequenas que os átomos, os electrões, provando assim que os átomos não eram indivisíveis. -O átomo era formado por uma parte central esférica com carga positiva onde estariam dispersos os electrões.

10  Modelo atómico de Rutherford (1911) -Demonstrou que a maior parte do átomo era espaço vazio, estando a carga positiva localizada numa pequena zona densa e central do átomo a que deu o nome de núcleo. -Os electrões giravam em torno do núcleo. -Às partículas de carga positiva deu-se o nome de protões.

11 Pouco tempo depois, Rutherford e outros cientistas postularam a existência de outra partícula no núcleo – o neutrão. Tinha a massa do protrão mas não tinha carga

12  Modelo atómico de Bohr (1913) -O átomo é constituído por uma região central, o núcleo, onde se encontram os protões e os neutrões. -Existe uma região periférica ao núcleo, denominada de nuvem electrónica, onde se localizam os electrões. -Estas subpartículas encontram-se em movimento em redor do núcleo em órbitas circulares bem definidas e, onde cada órbita apresenta um determinado valor de energia.

13 Modelo de Bohr actualmente aceite sobre o átomo Protões (partículas com carga positiva) Núcleo Neutrões (partículas sem carga) Nuvem electrónica – Electrões (partículas com carga negativa) Átomo

14 O átomo é uma partícula neutra A carga total do protão é igual à carga total do electrão

15  Uma molécula é um conjunto de dois ou mais átomos ligados entre si. Molécula… Cafeina (C 8 H 10 N 4 O 2 ) Penicilina (C 16 H 8 N 2 O 4 S) Nicotina (C 10 H 14 N 2 ) Prozac (C 17 H 18 F 3 NO) Colestrol (C 27 H 46 O) Água (H 2 O)

16 LOGO A Célula como elemento base dos seres vivos

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18  As dimensões das células, geralmente muito reduzidas, fizeram com que permanecessem desconhecidas até à invenção do microscópio. Microscópio de Leeuwenhoek (1600) Primórdios do estudo da célula…

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20  A Teoria Celular, postulada por Schieiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos:  a célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos;  todas as células provém de células pré- existentes;  a célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos. Conhecimento da célula…

21  A invenção do microscópio electrónico, na década de 1930, permitiu a obtenção de imagens muito ampliadas e detalhadas da ultra-estrutura celular. Microscópio electrónico actual

22 Célula da epiderme do bolbo da cebola …

23 Dimensões da célula…

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26  Células procarióticas São a primeira e mais simples forma de Vida que apareceu na Terra, não se distinguem estruturas conhecidas. Exemplo: Bactérias  Células eucarióticas Células com uma estrutura mais complexa, apresentando núcleo e organelos celulares Exemplo: Seres Humanos, animais e plantas Organização estrutural…

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28 Célula procariótica… Bactéria

29 Célula eucariótica…

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31  Os seres vivos apresentam diferentes níveis de organização celular. Organismos unicelulares – são compostos por uma única célula, capaz de realizar todas as funções vitais; Organismos multicelulares – são compostos por várias células, especializados em diversas funções. Organização celular…

32 LOGO DR2DR2 contexto profissional

33 LOGO Método Científico o que é a ciência? o que a caracteriza?

34  Evoluiu ao longo de vários séculos, concomitantemente com o crescimento da própria investigação científica.  É um método baseado na experimentação.  Compara uma hipótese com o que acontece na realidade O Método Científico…

35 1º Passo: Observação e caracterização do objecto de estudo tenta reunir o máximo de informação possível de informação sobre o assunto que queremos estudar; pode demorar anos Como se baseia o método científico …

36 2º Passo: Formulação de uma hipótese depois de reunida a maior quantidade de informação, é altura de pôr o cérebro a funcionar para imaginar uma solução que explique os dados observados

37 3º Passo: Experimentação depois de formulada a hipótese, agora a pergunta chave - Será que é verdade?

38 4º Passo: Teorização se a experiência for conclusiva e de acordo com a hipótese, começa a estar em condições de se chamar teoria

39 LOGO Método Sociológico quais os métodos de estudo? quais as técnicas de pesquisa?

40  Método de estudo de caso ou análise intensiva estudo de casos particulares  Método de medida ou análise extensiva resultados relativos a toda a população  Investigação-acção permite conhecer, analisar, esquematizar e generalizar aspectos de processos de construção de novos conhecimentos e de novas práticas Métodos de investigação sociológica…

41 1ª Etapa: Pergunta de partida; 2ª Etapa: recolha de informação sobre o tema; 3ª Etapa: definição da problemática; 4ª Etapa: selecção e aplicação dos instrumentos de observação; 5ª Etapa: análise da informação e conclusões do estudo. Fases da pesquisa sociológica…

42  Técnicas documentais: documentos escritos  Técnicas não documentais: recolha de informações através da observação Instrumentos de observação… Observação participante Observação não participante O observador integra-se no grupo observado Entrevistas, inquérito por questionário, opinião

43  São uma modalidade particular de inquérito por questionário;  Visam obter a opinião dos inquiridos sobre determinado assunto;  Os resultados são generalizados a um universo muito vasto. Sondagens…

44 LOGO Senso Comum vs Ciência quais as diferenças entre estes dois tipos de conhecimento?

45 Senso ComumCiência Origem: tem base na experiência do dia-a-dia Atitude: atitude dogmática, aceita-se o que se vê e o que se diz de uma maneira passiva, não havendo preocupação em saber se é verdade ou não Origem: tem base na razão, trata-se de um conhecimento racional (distingue facto de teoria) Atitude: atitude crítica, põe em dúvida o que parece óbvio e avalia as coisas de um modo racional

46 Senso ComumCiência Linguagem: comum, vulgar Valor: relativo… não vale o mesmo para toda a gente Linguagem: rigorosa, precisa e não pode ser ambígua (não pode haver várias interpretações) Valor: objectivo… tem um valor universal, válido para todos (2+2=4, seja aqui ou na Austrália)

47 LOGO A importância da Matemática conhecimento matemático para a ciência e a sociedade

48  Importantíssima para a ciência, para a tecnologia e para a própria sociedade.  Galileu foi o seu precursor, ao aplicá-la para resolver problemas, abrindo assim caminho para profundas transformações científicas e tecnológicas.  Estimula e facilita o raciocínio e o pensamento. A Matemática…

49 LOGO DR3DR3 contexto institucional

50 Ciência e controvérsia pública…  Actores que defendem o Sim e o Não;  Argumentos do Sim e do Não;  Opinião pessoal sobre o assunto;  Debate.

51 Temas propostos…  Eutanásia  Clonagem  Aborto  Co-incineração  Liberalização das drogas  Legalização da prostituição  Casamento entre homossexuais  Lei do Tabaco  Regionalização  Aeroporto e TGV  Outro… Argumentos políticos Argumentos económicos Argumentos científicos Argumentos éticos Argumentos religiosos Argumentos sociais


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