A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea 1."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea 1

2 Prof. Everton da Silva Correa As origens da Europa feudal 2

3 A partir do século V, com o aumento das lutas na região, muitas cidades do Império Romano foram destruídas e saqueadas e monumentos públicos, como aquedutos e templos, derrubados. Diante disso, muitas pessoas passaram a buscar refúgio no campo, principalmente nos pequenos reinos que se formaram. 3

4 Esta representação da invasão da cidade de Roma pelos vândalos no ano de 455 foi feita séculos depois do fato ocorrido. A gravura de Heinrich Leutemann Saque de Roma pelos vândalos é de 1865 e foi colorizada posteriormente. 4

5 5 Nesses pequenos reinos, os mais pobres em geral se encarregavam do trabalho na terra – agricultura e criação de gado –, tanto para seu sustento como para o sustento do rei e sua família. Além disso, eles se ocupavam com outras atividades, como a construção de casas, o trabalho de ferreiro, a produção doméstica de tecidos, etc.

6 6 Já os que tinham mais recursos, como um pedaço de terra, eram incorporados às tropas do rei. Passavam, assim, a tomar parte nas constantes campanhas militares do soberano. Durante muito tempo, as fronteiras desses reinos foram instáveis, variando conforme as vitórias e derrotas dos reis.

7 7

8 8 Se na região da atual Inglaterra o cristianismo demorou a se consolidar, em outros lugares da Europa essa religião esteve na base da formação de diferentes reinos. Esse foi o caso do Reino Franco, que se tornou um dos maiores reinos da Europa após a desagregação do Império Romano. Vamos conhecê-lo?

9 Lembra da Câmara Mortuária? 9

10 Você sabia? 10 Em fins do século VII, a região hoje conhecida como Inglaterra estava dividida em setes pequenos reinos. Arqueólogos e historiadores acreditam que a tumba mostrada no início de nossas aulas seria do rei saxão Saebert. Os saxões foram um dos povos germânicos a conquistar a região.

11 11 Segundo alguns estudos, Saebert se converteu ao cristianismo em 604, mas após sua morte, em 616, seus filhos expulsaram os missionários que buscavam converter os germanos ao cristianismo.

12 12 FIM AZEVEDO, Gislane Campos. Projeto Teláris: História. São Paulo: Ática, p


Carregar ppt "HISTÓRIA https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google