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Escolhendo uma câmera digital

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Apresentação em tema: "Escolhendo uma câmera digital"— Transcrição da apresentação:

1 Escolhendo uma câmera digital
*Antes de adquirir uma câmera digital é importante você tomar almas decisões e fazer algumas análises a respeito das suas expectativas como fotógrafo.

2 No mercado há câmaras digitais para todos os tipos de pessoas, desde os fotógrafos amadores aos mestres da fotografia . Conheça suas necessidades; O tipo de câmera digital que você irá comprar depende de como pretende usá-la. Para ajudar a decidir qual resolução e outros recursos serão necessários, você deve saber que tipo de fotos fará com mais freqüência. É importante definir a categoria a qual pertence uma câmera. Podemos definir, no mínimo, três grandes categorias, a consumidor (consumer), a consumidor avançado (prosumer) e a profissional.

3 Amadoras “descartáveis” - não compre!
Não formam necessariamente uma categoria. Ignore-as. Sabe aquelas câmeras que são anunciadas na televisão? Que prometem “1000 megapixels”, filmam, fotografam, gravam som e tem um cartão de 256 MB que cabe fotos, já viram dessas? Esqueçam completamente. Elas tem uma péssima qualidade e com certeza só vão estragar suas fotos. As lentes de má qualidade vão produzir fotos sem contraste, com foco ruim e cores distorcidas. O sensor “maravilhoso” vai te dar muito ruído (aqueles pontinhos coloridos), e pouquíssima definição. Se você quer fazer boas fotos, esqueça essas câmeras. Excluam de suas listas marcas “desconhecidas” como Clone, Genius, e coisas como Ximagem, TecPix, Breeze Cam, etc.

4 Compactas automáticas simples categoria consumidor (consumer)
câmeras simples, de dimensões reduzidas;do tipo “mirar e clicar”; ajustes automáticos (abertura, velocidade e foco); flash automático ou programado; os modelos mais simples possuem foco fixo e não possuem zoom; fotógrafo: apenas tem a tarefa de enquadrar a cena e fazer o clique; indicada para quem não quer complicação. opte pelos modelos de marcas renomadas; zoom ótico mínimo de 3x e opções de ajuste externo (aqueles em que você não precisa acessar o menu)

5 Compactas Intermediárias (prosumer)
Melhor custo-benefício Controles automáticos e Manuais de velocidade do obturador e abertura do diafragma Controles avançados para determinar a iluminação, foco e profundidade de campo Lentes mais potentes, alguns modelos com zoom de ótico de 18x Não permitem troca da lente (objetiva)

6 Câmera profissional DSLR Digital Single Lens Reflex
uso da própria objetiva para visualizar a imagem que será gravada; permitem a troca de lentes (existem alguns modelos com lentes não removíveis); permitem ajustes Manuais: velocidade do obturador e abertura do diafragma (abertura da lente) e foco; São mais rápidas para registrar uma cena; Preços mais elevados

7 Os “Megapixels” Atenção para a questão dos MEGAPIXELS, não são eles que definem a qualidade da câmera, mas sim a qualidade do SENSOR, juntamente com a qualidade ótica (lentes). Opte por marcas reconhecidas profissionalmente, tais como, Nikon, Canon, Sony, Pentax, Olympus, Panasonic, etc. Sony, opte por modelos com lente Carl Zeiss Panasonic, opte por modelos com lente Leica

8 Tamanho da Ampliação (em alta resolução - 300 dpi)
VGA (640x480) x 5,5 cm 1 megapixel x15 cm 2 megapixel x18 cm 3 megapixel x25 cm 4 megapixel x30 cm 5 megapixel x45 cm

9 Recursos das câmeras digitais ....para entender o zoom
- o zoom permite a aproximação do assunto que será fotografado; nas câmeras tradicionais a potência de uma objetiva (lente) é evidenciada pela distância focal, expressa em milímetros. A lente 50mm é considerada uma lente padrão. Valores maiores = Teleobjetivas Valores menores = Grande Angular

10 O ângulo de visão diminui com o aumento do tamanho da objetiva.
28mm = Grande angular 200 mm = Tele-objetiva

11 As câmeras compactas tradicionais que possuem zoom têm, em sua maioria, objetivas que vão de 28 a 150mm. Considerando que alente 50mm é o padrão, uma lente de 150mm é três vezes mais potente. No mundo das digitais, o conceito de indicar a potência da lente ganhou a prática de indicar o número de vezes em que o zoom pode ampliar uma imagem. Nesse caso, a lente de 150 mm tradicional indica um zoom de 3x na câmera digital.

12 zoom ótico - obtido graças aos recursos físicos da objetiva (qualidade do cristal das lentes) é considerado o zoom real. zoom digital – obtido por meio de recursos do software que vem embutido na máquina fotográfica. O software capta a imagem do sensor e a amplia digitalmente, aumentando o tamanho dos pixels, o que resulta na perda da qualidade da imagem captada. Quanto maior o emprego do zoom digital, mais perda ocorrerá devido ao aumento excessivo dos pixels.

13 O sensor Três informações são importantes para definir o sensor:
A resolução; A tecnologia usada (CCD ou CMOS); A sensibilidade à luz (ASA ou ISO); CCD (Charge-Coupled Device): oferece melhor qualidade de imagem em função dos circuitos integrados; CMOS (Complementary Metal-Oxide Semicondutor): é mais barato, utiliza circuitos mais simples e consome menos energia.

14 ISO ou ASA A sensibilidade à luz, expressa no padrão ISO, é a medida da quantidade de luz que a câmera digital precisa para captar adequadamente uma imagem. Quanto maior o valor ISO do sensor, maior será sua capacidade de registrar uma cena em ambientes escuros. Quanto menor o ISO, maior clareza e nitidez da imagem (porém o uso de um ISO baixo exige mais tempo de exposição). Os valores ISO podem variar de 50 a 2000.

15 Fotografia em cor, preto-e-branco PB e sépia
Alguns modelos permitem fazer a captura da imagem em cores, preto-e-branco (PB/BW) ou sépia.

16 Ícones mais comuns automático close-up;macro landscape;paisagem
Foto noturna Esporte Filme Manual Prioridade de velocidade (S) Prioridade de abertura (A)

17 Controle Manual (M) Nos permite o ajuste preciso da exposição, ou seja, o controle da quantidade se luz que irá sensibilizar a película/sensor, através dos mecanismos: Diafragma (ou Abertura da lente) Obturador (ou Velocidade/tempo de disparo)

18 Diafragma ou Abertura Costuma-se usar o termo abertura da lente para indicar sua capacidade de permitir passar a luz através do diafragma. Representada pela letra f ou f-stops.

19 A utilização de cada uma das aberturas do diafragma resulta não só em regular a intensidade de luz mas também em alterar a profundidade de campo* entre os planos. • Profundidade de campo é a área que apresentará nitidez a frente e atrás do objeto focado pelo fotógrafo.

20 Obturador ou Velocidade
É um dispositivo mecânico que abre e fecha, uma espécie de “cortininha” que controla o tempo de exposição do filme/sensor à luz (quanto mais tempo aberto, mais luz entra) Com um tempo de exposição longo é possível fazer o registro do movimento do objeto/assunto fotografado (o que também poderá resultar em uma fotografia tremida, caso não for utilizado um tripé).

21 Pouco tempo de exposição Muito tempo de exposição

22 Mais informações:

23 http://pcworld. uol. com

24 Referências bibliográficas
FREEMAN, Michael. O guia completo da Fotografia Digital. 2º ed. Lisboa: Centralivros, 2006. PREUSS, Julio. Fotografia Digital, Da compra da câmera à impressão das fotos. 2º ed. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004. RAMALHO, José. Fotografia Digital. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004


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