A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Carta da Terra A Carta da Terra é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Carta da Terra A Carta da Terra é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A Carta da Terra A Carta da Terra é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto da Carta da Terra começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil. Em 2000 a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a carta dos povos.

4 A terra é nosso lar e o lar de todos os seres vivos. A própria Terra está viva. Fazemos parte de um universo em evolução. Os seres vivos são membros de uma comunidade de vida interdependente dotada de uma diversidade magnífica de formas de vida e de culturas. Damos graças pela herança que recebemos das gerações passadas e abraçamos nossas responsabilidades para com as gerações presentes e futuras.

5 A Comunidade da Terra vive um momento de definição. Os seres humanos adquiriram a capacidade de alterar radicalmente o meio ambiente e os processos de evolução. O tecido da vida e os alicerces da segurança local e global são ameaçados pela falta de visão e pelo mau uso do conhecimento e do poder

6 A escolha está diante de nós: cuidar da Terra ou participar de nossa autodestruição e da destruição da diversidade da vida. É preciso reinventar a civilização industrial-tecnológica e encontrar novas formas de equilíbrio entre o indivíduo e a comunidade, o ter e o ser, a diversidade e a unidade, o curto e o longo prazo, o gastar e o nutrir.

7 Na Antiguidade a terra era uma divindade Nome de divindades relacionadas com a terra e a fecundidade: •Egito - Nun •Suméria – Mammu •Babilónia Tiamat •Grécia – Gaia ou Gea •Assíria - Mami

8 O respeito dos Antigos •A terra era respeitada e adorada como sendo a mãe de toda a criação

9 Hoje o que estamos fazendo com a nossa mãe terra? •Nossas ações tem destruído o nosso planeta

10

11

12 A poluição está levando a um fenômeno conhecido como aquecimento global

13

14 Fotos Comparativas de Glaciais na Patagônia – Argentina

15 Degelo de Glaciais nos Alpes - Europa

16 A conseqüência do degelo será a inundação de áreas costeiras em todo mundo

17 Apesar das conseqüências serem evidentes continuamos poluindo

18 Em São Leopoldo - RS

19 É imperioso forjar parcerias e promover a cooperação nos níveis local, biorregional, nacional e internacional. De forma solidária entre todos e com a comunidade de vida, nós, os povos do mundo, comprometemo-nos a uma ação orientada pelos seguintes princípios inter-relacionados:

20 Devemos no unir para garantir a vida no planeta

21 Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade. a. Reconhecer que todos os seres são interligados e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos. b. Afirmar a fé na dignidade inerente de todos os seres humanos e no potencial intelectual, artístico, ético e espiritual da humanidade.

22 Desafios Contemporâneos •Nova Legislação ambiental ainda em discussão •COP – 17 Conferência Das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

23

24 COP 17 •Em 2010, no período de 29 de novembro a 10 de dezembro, foi realizada em Cancún, México, a COP 16 – Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas – na qual reuniram-se todos os países do mundo para tentar superar o fiasco da COP 15, realizada no ano de 2009, em Copenhague, e propor um novo protocolo de redução de emissões que substitua o protocolo de Kyoto em 2012 protocolo de Kyoto

25

26 COP. 18 EM Doha no Catar Depois de 15 dias de negociações em busca de um texto para um tratado mais abrangente a partir de 2015, o acordo final apenas prolonga o Protocolo de Kyoto até 2020.

27 Enquanto as nações desenvolvidas não chegam a um acordo os desafios ambientais continuam, sendo que dentre as grandes questões da atualidade estão o destino correto dos resíduos sólidos urbanos e a preservação dos recursos hidricos Fotos realidade social e ambiental da região dos Sinos

28 Conferência de Varsóvia – COP 19 – Novo Fracasso •O encontro tinha o objetivo de esboçar a estrutura de um novo acordo global. Permaneceu os impasses entre países desenvolvidos e emergentes.

29 Novos Problemas Ambientais •Gás de xisto é o gás natural que pode ser encontrado preso dentro de formações de xisto argiloso. O Gás de xisto vem se tornando uma fonte cada vez mais importante de gás natural nos Estados Unidos desde o início deste século, além de possuir grandes potenciais no resto do mundo. Em 2000, o gás de xisto fornecia apenas 1% da produção dos EUA de gás natural. Em 2010, era superior a 20%. O governo dos EUA prevê que, até 2035, 46% do fornecimento de gás natural virá de gás de xistogás naturalxisto argilosoEstados Unidos

30

31 Nova forma de poluição •O gás de xisto, um tipo de gás natural que se encontra misturado às rochas, em vez de estar concentrado em depósitos grandes. Sua extração depende de uma tecnologia chamada fratura hidráulica, pela qual grande quantidade de água misturada com areia e outras substâncias é injetada sob alta pressão no subsolo. •A operação provoca rachaduras, através das quais o gás escapa para o poço. •Essa nova fonte de energia é bastante controversa. Se por um lado vem reduzindo a demanda dos EUA por petróleo (e também as emissões de gases estufa), por outro, tem gerado impactos ambientais importantes, especialmente sobre as águas subterrâneas.

32 Pequenas ações como a separação de lixo podem ajudar

33 Devemos Agir Agora Para Garantir Nosso Futuro Neste Planeta

34 Agenda 21 •A Agenda 21 Brasileira tem como opção a criação de Agendas 21 Locais. A proposta é que cada cidade faça sua Agenda 21 Local com a participação da sociedade civil. •Assim como cada país, cada cidade deve adequar sua Agenda à sua realidade e às suas diferentes situações e condições, sempre considerando os seguintes princípios gerais: •participação e cidadania; •respeito às comunidades e diferenças culturais; •integração; •melhoria do padrão de vida das comunidades; •diminuição das desigualdades sociais; •mudança de mentalidades.

35 Campanhas Publicitárias

36

37 Protocolo de Kyoto - aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustíveis, energia eólica, biomassa e solar); - proteção de florestas e outras áreas verdes; - otimização de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional; - diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico.biocombustíveisenergia eólicabiomassasolar - definição de regras para a emissão dos créditos de carbono (certificados emitidos quando há a redução da emissão de gases poluentes).créditos de carbono

38 Utilização de Fontes de Energia Alternativa Viável •Energia eólica •Energia fotovoltaica •Energia geotérmica •Energia das marés

39

40 No documento, há um cronograma em que os países são obrigados a reduzir, em 5,2%, a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012 (primeira fase do acordo). Os gases citados no acordo são: dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Estes últimos três são eliminados principalmente por indústrias.gases poluentesgás metano

41 Questão do Saneamento •É responsab ilidade de todos ter clareza sobre o destino de seu esgoto

42 Sustentabilidade É um Conceito Sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a Biodiversidade e os Ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró- eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

43 Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser: - ecologicamente correcto; - economicamente viável; - socialmente justo; e - culturalmente aceito.


Carregar ppt "A Carta da Terra A Carta da Terra é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google