A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira Introdução à Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira Introdução à Administração."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira Introdução à Administração

2 Prof. Murilo de A. S. Oliveira • Doutor em Administração e Turismo/UNIVALI • Mestre em Estratégia e Gestão em Negócios/UFRuralRJ • Especialista em Desenvolvimento Integrado de RH/UFRJ • Especialista em Administração de RH/FABES • Bacharel em Administração/UERJ Analista de Gestão em Saúde Escola Nacional de Saúde Pública/ENSP-FIOCRUZ Professor de Graduação e Pós-graduação (Gestão): •Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ •Faculdade Cenecista de Itaboraí/FACNEC •Universidade Gama Filho/UGF •Centro Universitário ABEU/UNIABEU •Centro Universitário Geraldo de Biase/UGB •Sociedade Brasileira de Análises Clínicas/SBAC •Fundação dos Administradores de Santa Catarina/FUNDASC •Faculdade do Litoral Catarinense/FLC-SOCIESC

3 A disciplina Objetivo: • Propiciar uma visão das funções do administrador face às mudanças globais atuais. Ementa: • O Papel da Administração • As Funções do Administrador • Administração e Sociedade

4 Fontes de estudo • Material educacional de estudo • Livro(s) recomendado(s) • Apresentações em power-point • Textos de jornais, revistas e de outros livros que servirão para complementar os estudos.

5 5 > CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. SP: Campus, 2007; > MAXIMIANO, Antonio C. A. Introdução à administração. 7. ed., rev., ampl. SP: Atlas, BIBLIOGRAFIA BÁSICA

6 6 * CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed., rev., atual., 9. reimp. Vol. 1. Rio de Janeiro: Elsevier, * _______. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. 4. ed. São Paulo: Atlas, * _______. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed., rev., atual., 10. reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, * DRUCKER, P. F. As fronteiras da administração: onde as decisões do amanhã estão sendo determinadas hoje. SP: Pioneira, * ________. Administrando em tempos de grandes mudanças. 1.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, * OLIVEIRA, R. O. da S. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

7 Unidade I – O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO 1.1. Definição de Administração 1.2. Conteúdo e objeto do estudo da Administração 1.3. Áreas funcionais da Administração: Produção, Financeira, Rec. Humanos, Materiais e Marketing Atividades gerenciais e Atividades técnicas Habilidades do Administrador: Técnicas, Humanas e Conceituais. Unidade II – AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR 2.1. Planejamento 2.2. Organização 2.3. Direção 2.4. Controle. Unidade III – ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE 3.1. O estado atual da Administração na sociedade moderna Perspectivas da Administração. INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

8 Períodos de prova • A1: 02 a 08/05/13. A nossa é 02/05/2013 • A2: 01 a 05/07/13. A nossa é 04/07/2013 • A3: 15 a 19/07/13. A nossa é 18/07/2013

9 Unidade I – O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO 1.1. Definição de Administração 1.2. Conteúdo e objeto do estudo da Administração 1.3. Áreas funcionais da Administração: Produção, Financeira, Rec. Humanos, Materiais e Marketing Atividades gerenciais e Atividades técnicas Habilidades do Administrador: Técnicas, Humanas e Conceituais.

10 1.1. Definição de Administração Objetivos • Identificar as origens da Administração. • Identificar o conceito de Administração

11 TGA - Prof. Murilo de Alencar11 PRIMÓRDIOS • Egito Antigo – construção das pirâmides (organização) • Bíblia – êxodo dos hebreus (organização e liderança) • Babilônia (2000 a.c.) – Código de Hamurabi (Controle) • Sun Tzu (500 a.c.) – “A Arte da Guerra” (Estratégia) • Nicolau Maquiavel (1515) - “O Príncipe” (Liderança) • Arsenal de Veneza (séc. XVI) – processo de equipagem (navios) • Racionalismo e Iluminismo (séc. XVIII) – época da Razão • Feudalismo => sist. associações (artesãos) => sist. fabril • Adam Smith (1776) – “A Riqueza das Nações” (divisão do trabalho e linha de montagem) • 1ª Rev. Industrial: vapor, carvão e ferro ( ) • 2ª RI: aço, eletricidade e petróleo ( ) - Capitalismo • Robert Owen - melhoria das condições do trabalhador • Charles Babbage - Divisão do Trabalho • Joseph Wharton (1881) - 1º curso de Administração

12 PRODUÇÃO Era Artesanal Era Industrial TEORIAS ADMINISTRATIVAS

13 13 ADMINISTRAÇÃO DEFINIÇÕES CONCEITOS TÉCNICAS FATOS RELEVANTES ORIENTAÇÕES PALESTRAS SEMINÁRIOS SIMULAÇÃO EXPERIÊNCIA ESTUDO DE CASO TREINAMENTO EVENTOS TEORIA PRÁTICA HABILIDADE DE ADMINISTRAR +

14 14 Condições do Pensamento Administrativo • A Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo: – Limites ao poder absolutista e surgimento de idéias liberais; – Racionalidade Ciêntífica (lógica) – busca da verdade – Fortalecimento das atividades comerciais e surgimento das cidades; – Surgimento do poder das máquinas e criação da indústria; – Especialização do trabalho e formação dos núcleos de artesãos; – Centralização do poder, recursos e influências nas mãos dos mestres- artesãos e concentração das indústrias manufatureiras (burguesia); – Substituição sistema de trabalho do artesão (por peça) pelo assalariado.

15 15 “ Conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos organizacionais ou metas” Reinaldo O. da Silva O que é ADMINISTRAÇÃO? “o processo de tomada de decisão e o controle sobre as ações dos indivíduos, para o expresso propósito de alcance de metas predeterminadas” P. Drucker “Administração é um tipo de esforço humano cooperativo que possui um alto grau de racionalidade” Dwight Waldo. “ Processo de fazer com que as atividades sejam realizadas eficiente e eficazmente com e através de outras pessoas” Stephen Robbins e Mary Coulter.

16 16 OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO Alcançar a eficácia (atingir as metas) com eficiência (fazer de maneira certa, otimizando os recursos)

17 17 RECURSOS •FINANCEIROS •PATRIMONIAIS •HUMANOS •MATERIAIS •TECNOLÓGICOS •INFORMACIONAIS

18 18 EFICIÊNCIA Operar de modo que os recursos sejam o mais adequadamente utilizados  Ênfase nos meios  Resolver problemas  Salvaguardar os recursos  Cumprir tarefas e obrigações  Treinar os subordinados

19 19 EFICÁCIA Relacionada ao alcance dos objetivos/resultados propostos. • Ênfase nos resultados • Atingir objetivos corretamente • Obter acerto nas decisões • Agregar valor • Proporcionar eficácia aos subordinados

20 20 EFICÁCIA Fazer as coisas certas, do modo certo e no tempo certo Depende da: • capacidade de identificar as oportunidades e necessidades do ambiente; • flexibilidade e adaptabilidade para aproveitamento das oportunidades e necessidades do ambiente.

21 21

22 22 Para que serve à Administração? • Tornar as organizações mais eficazes? • Utilizar os recursos com melhor eficiência? • Proporcionar resultados melhores? • Incrementar valor e riqueza à organização? • Melhorar a qualidade de vida das pessoas?


Carregar ppt "Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira Introdução à Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google