A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DERMATOGLIFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DERMATOGLIFIA."— Transcrição da apresentação:

1 dERMATOGLIFIA

2 Dermatoglifia Foi inicialmente proposto por Cummins e Midlo em 1961.
Consiste em observar o padrão genético das pessoas estudando o relevo da pele e os desenhos da ponta dos dedos,da palma das mãos e da planta dos pés. Segundo o doutor em educação física Rudy Nodari Júnior “a dermatoglifia é um método que estuda a marca genética e a impressão digital como sendo uma expressão das potencialidades genéticas que um indivíduo tem tanto para o esporte quanto para a formação da saúde”.

3 Projeto Por meio da identificação das marcas digitais evidenciam-se as características de resistência,velocidade,força e agilidade.Por isso a dermatoglifia tem se mostrado uma importante ferramenta na identificação do perfil de atletas,pois leva em conta aspectos genético para o desenvolvimento das características físicas básicas. Mediante isso,este trabalho visa abordar a aplicação do método de dermatoglifia na área desportiva fazendo um estudo dos identificadores digitais baseando-se no conhecimento prévio das capacidades e tendências genéticas,juntamente com as características fenotípicas.

4 Conhecimentos básicos
Tipos de desenhos: Arco(A):sem deltas Presilha(L):possui um delta Verticilo(w):possui dois deltas

5 Conhecimentos básicos
D10:índice de deltas.É calculado somando-se a quantidade de digitais do tipo L mais a soma de duas vezes a digital do tipo W. Fórmula:D10 =∑ L + 2. ∑ W SQTL:somatório da quantidade total de linhas das duas mãos.É composto pela quantidade total de linhas de cada dedo(QL).

6 Procedimento O método dermatoglífico baseia-se em coletar as impressões digitais das mãos, para se determinar o tipo de desenho (A, L e W), em todos os dedos das mãos. Determina-se a quantidade de linhas, de cada um dos dedos, e faz-se o cálculo dos índices totais das Impressões Digitais: D10, SQTL, o número de A, L e W e o tipo de fórmula digital.

7 Procedimento O baixo nível de D10, o aumento da parcela de desenhos simples (A,L), e a diminuição da parcela de desenhos complexos (W,S), o aumento SQTL, todos são próprios das modalidades esportivas, com alta potencia, e tempo curto de realização. O alto nível de D10, a ausência de arco (A), o aumento da parcela de W, o aumento do SQTL caracterizam modalidades esportivas, e as diferenças em grupos de resistência de velocidades. Sendo que esta tendência se mantém nas modalidades de jogos. Já para as modalidades de esportes de velocidade e de força tem-se baixos valores de D10 e SQTL.

8 Coleta das IDs As impressões digitais podem ser coletadas pelo método tradicional: o de Cummins e Midlo . Este método consiste em identificar os desenhos (A, L e W), os núcleos e os deltas, fazendo as contagens de deltas e de linhas. Por meio de cálculos matemáticos é feito o reconhecimento de padrões e a identificação de potencialidades genéticas. Pelo método tradicional,a imagem pode ser analisada através de uma lupa. Também podemos fazer a leitura das Impressões Digitais através de um Sistema Informatizado.É um método mais seguro.

9 Coleta das ids

10 O software O Princípio básico para a aplicação do método informatizado, com o desenvolvimento de um sistema computacional, baseia-se em: - Catalogar, por meio de um estudo bibliográfico, os tipos de impressões digitais(IDs); - Buscar na literatura mapeamentos entre IDs e aptidões físicas genéticas; - Estudar algoritmos de processamento de imagens, bem como a área de reconhecimento de padrões; - Criar ou aplicar um algoritmo capaz de reconhecer um determinado padrão em uma impressão digital e relacioná- la com aspectos genéticos; - E, por fim, desenvolver um sistema computacional que faça uma interface entre dados de indivíduos e padrões genéticos de aptidões.

11 Benefícios No esporte, as impressões digitais, como marcas genéticas, funcionam como indicadores dos principais parâmetros de dotes e talentos motores. Com o uso do procedimento informatizado a análise das impressões terá maior precisão e menor margem de erro apresentando dados mais confiáveis, visto que transforma os aspectos físicos extraídos em um conjunto de características computacionais. Com isso, acredita-se que, cada vez mais, ferramentas de software podem contribuir para um melhor aproveitamento profissional e pessoal em relação à produtividade.

12 Equipe de estudos Prof.Nécio Veras Priscilla Carvalho
Ana Karolinne Anastácio


Carregar ppt "DERMATOGLIFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google