A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Foi inicialmente proposto por Cummins e Midlo em 1961.  Consiste em observar o padrão genético das pessoas estudando o relevo da pele e os desenhos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Foi inicialmente proposto por Cummins e Midlo em 1961.  Consiste em observar o padrão genético das pessoas estudando o relevo da pele e os desenhos."— Transcrição da apresentação:

1

2  Foi inicialmente proposto por Cummins e Midlo em  Consiste em observar o padrão genético das pessoas estudando o relevo da pele e os desenhos da ponta dos dedos,da palma das mãos e da planta dos pés.  Segundo o doutor em educação física Rudy Nodari Júnior “a dermatoglifia é um método que estuda a marca genética e a impressão digital como sendo uma expressão das potencialidades genéticas que um indivíduo tem tanto para o esporte quanto para a formação da saúde”.

3  Por meio da identificação das marcas digitais evidenciam-se as características de resistência,velocidade,força e agilidade.Por isso a dermatoglifia tem se mostrado uma importante ferramenta na identificação do perfil de atletas,pois leva em conta aspectos genético para o desenvolvimento das características físicas básicas.  Mediante isso,este trabalho visa abordar a aplicação do método de dermatoglifia na área desportiva fazendo um estudo dos identificadores digitais baseando-se no conhecimento prévio das capacidades e tendências genéticas,juntamente com as características fenotípicas.

4  Tipos de desenhos:  Arco(A):sem deltas  Presilha(L):possui um delta  Verticilo(w):possui dois deltas

5  D10:índice de deltas.É calculado somando-se a quantidade de digitais do tipo L mais a soma de duas vezes a digital do tipo W.  Fórmula:D10 =∑ L + 2. ∑ W  SQTL:somatório da quantidade total de linhas das duas mãos.É composto pela quantidade total de linhas de cada dedo(QL).

6  O método dermatoglífico baseia-se em coletar as impressões digitais das mãos, para se determinar o tipo de desenho (A, L e W), em todos os dedos das mãos. Determina-se a quantidade de linhas, de cada um dos dedos, e faz-se o cálculo dos índices totais das Impressões Digitais: D10, SQTL, o número de A, L e W e o tipo de fórmula digital.

7  O baixo nível de D10, o aumento da parcela de desenhos simples (A,L), e a diminuição da parcela de desenhos complexos (W,S), o aumento SQTL, todos são próprios das modalidades esportivas, com alta potencia, e tempo curto de realização.  O alto nível de D10, a ausência de arco (A), o aumento da parcela de W, o aumento do SQTL caracterizam modalidades esportivas, e as diferenças em grupos de resistência de velocidades. Sendo que esta tendência se mantém nas modalidades de jogos.  Já para as modalidades de esportes de velocidade e de força tem-se baixos valores de D10 e SQTL.

8  As impressões digitais podem ser coletadas pelo método tradicional: o de Cummins e Midlo.  Este método consiste em identificar os desenhos (A, L e W), os núcleos e os deltas, fazendo as contagens de deltas e de linhas. Por meio de cálculos matemáticos é feito o reconhecimento de padrões e a identificação de potencialidades genéticas.  Pelo método tradicional,a imagem pode ser analisada através de uma lupa.  Também podemos fazer a leitura das Impressões Digitais através de um Sistema Informatizado.É um método mais seguro.

9

10  O Princípio básico para a aplicação do método informatizado, com o desenvolvimento de um sistema computacional, baseia-se em:  - Catalogar, por meio de um estudo bibliográfico, os tipos de impressões digitais(IDs);  - Buscar na literatura mapeamentos entre IDs e aptidões físicas genéticas;  - Estudar algoritmos de processamento de imagens, bem como a área de reconhecimento de padrões;  - Criar ou aplicar um algoritmo capaz de reconhecer um determinado padrão em uma impressão digital e relacioná- la com aspectos genéticos;  - E, por fim, desenvolver um sistema computacional que faça uma interface entre dados de indivíduos e padrões genéticos de aptidões.

11  No esporte, as impressões digitais, como marcas genéticas, funcionam como indicadores dos principais parâmetros de dotes e talentos motores. Com o uso do procedimento informatizado a análise das impressões terá maior precisão e menor margem de erro apresentando dados mais confiáveis, visto que transforma os aspectos físicos extraídos em um conjunto de características computacionais.  Com isso, acredita-se que, cada vez mais, ferramentas de software podem contribuir para um melhor aproveitamento profissional e pessoal em relação à produtividade.

12  Prof.Nécio Veras  Priscilla Carvalho  Ana Karolinne Anastácio


Carregar ppt " Foi inicialmente proposto por Cummins e Midlo em 1961.  Consiste em observar o padrão genético das pessoas estudando o relevo da pele e os desenhos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google