A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MCC DO BRASIL – AR 20131 ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2013 Introdução Tema e Lema.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MCC DO BRASIL – AR 20131 ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2013 Introdução Tema e Lema."— Transcrição da apresentação:

1 MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2013 Introdução Tema e Lema

2 MCC DO BRASIL – AR INTRODUÇÃO: Jubileu de Ouro do MCC no Brasil:  quatro anos de preparação;  grande celebração;  novos horizontes e novos desafios aos responsáveis  Na década de 40, aos 700 jovens de Mallorca que voltavam da peregrinação perguntava-se: – E agora?  No início da segunda década do terceiro milênio, aos cursilhistas do Brasil pergunta-se: – E agora?  Os primeiros responderam com entusiasmo e deram origem ao MCC.  E os segundos? Continuarão a peregrinar com fé, abrindo caminhos?

3 MCC DO BRASIL – AR Dois focos, duas atitudes fundamentais para retomar com vigor a caminhada: 1º. Lema e Tema para as Assembleias Regionais do ano de º. Três olhares: para o passado, para o presente e para o futuro. Depois... desafios e esperanças para o futuro do MCC do Brasil.

4 MCC DO BRASIL – AR Lema: “...recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas...até os confins de terra” ( Cf. At 1,8).

5 MCC DO BRASIL – AR Lema ( definição ): “Norma ou sentença, geralmente curta, que resume um ideal, objetivo, etc.; emblema, divisa”. Lema = inspiração, fonte do manancial que alimenta a reflexão, a decisão e a ação. Lema para um MCC pós-jubilar = três oportunos termos ou focos luminosos:  fortalecidos pelo poder do Espírito Santo;  enviados para sermos testemunhas dEle  até os confins da terra.

6 MCC DO BRASIL – AR Em detalhes... A.“...recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós...”.  Recebido com os sacramentos do Batismo e da Confirmação;  Explicado com clareza na Verbum Domini (VD) de Bento XVI (VD 15a, 15b):  Garantido no MCC pela aprovação da hierarquia (Estatuto OMCC, Pentecostes de 2004).

7 MCC DO BRASIL – AR Em detalhes... B. “...para serdes minhas testemunhas...”.  Vocação específica, carisma, finalidade última do MCC = anunciador e testemunha “querigmático-vivencial” da Palavra de Deus.  Vocação reforçada por: Vaticano II, Evangelii Nuntiandi (EN) de Paulo VI, Verbum Domini (VD) de Bento XVI

8 MCC DO BRASIL – AR Em detalhes... C. “...até os confins da terra”. Todos somos enviados como missionários dEle.  Onde estão as “jerusaléns”, as “samarias”? e “os confins da terra” de hoje?  Não estão “dentro” da igreja-templo, nem nas sacristias, nem no interior de associações e movimentos.

9 MCC DO BRASIL – AR Em detalhes... C. “...até os confins da terra”. Todos somos enviados como missionários dEle.  Onde estão as “jerusaléns”, as “samarias”? E “os confins da terra” de hoje?  Estão nos nossos ambientes = lá seremos as testemunhas críveis de Jesus.  Jerusaléns = nossas próprias famílias  Samarias = nossa vizinhança, escola, local de trabalho, política, relações sociais  Confins da terra = nas pontas dos nossos dedos: Internet, redes sociais

10 MCC DO BRASIL – AR Tema: “Do Jubileu para um novo Pentecostes”.

11 MCC DO BRASIL – AR Tema = “proposição, assunto que se quer desenvolver... aquilo sobre que se conversa ou discorre...” Tema  síntese de todo o conteúdo do objetivo do nosso interesse.  “traduzido”, passo a passo, na proposta da reflexão.

12 MCC DO BRASIL – AR Em detalhes... A. “Do Jubileu”.  A partir da celebração do jubileu de ouro  Jubileu não é ponto de chegada = acomodação, instalação no Tabor ( cf. Mt 9,2-10 )  Jubileu = ponto de partida para uma nova etapa  Nova etapa = carisma original do MCC, finalidade, objetivos, identidade (desfigurada por seu uso indevido ou por má criatividade)

13 MCC DO BRASIL – AR Em detalhes... B. “para um novo Pentecostes”.  Núcleo da proposta do nosso tema  Viver ou reviver o mistério fundamental da Igreja – realização da promessa do envio do Espírito Santo.  Primeiro Pentecostes = a efusão maravilhosa do Espírito  Hoje = com a fé e o entusiasmo revigorados pelas celebrações jubilares, “novo Pentecostes”!

14 MCC DO BRASIL – AR Em detalhes... B. “para um novo Pentecostes”.  Novo Pentecostes = Também plena comunhão com a Igreja na América Latina e no Brasil:  Presença do Espírito Santo na Igreja, a partir de Pentecostes (DAp 150)  Responsabilidade pela evangelização dos homens e mulheres em cada ambiente (DAp 171)

15 MCC DO BRASIL – AR Em detalhes... B. “para um novo Pentecostes”.  Maria “presidiu, junto com João Diego, o Pentecostes que nos abriu os dons do Espírito Santo” (DAp 269)  Convocação de uma “grande missão em todo o Continente” e “para livrar-nos do cansaço...” (DAp 362)  Esperança num “novo Pentecostes” (DAp 548)

16 MCC DO BRASIL – AR QUESTIONAMENTOS PARA REFLEXÃO INDIVIDUAL “Esperamos um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança.” (DAp, 361) 1.Como membros desse corpo que é a Igreja, como estamos vivendo para pôr em prática o ‘novo Pentecostes’ de que fala o DAp? 2.Quais deveriam ser – na nossa óptica de responsáveis do MCC – as opções de ação evangelizadora em nossa bases, a partir da celebração do Jubileu, para que esse ‘novo Pentecostes’ aconteça? 3.Como levar essas opções à prática nos níveis nacional, regional e diocesano do MCC, sempre respeitando seu carisma e sua identidade?


Carregar ppt "MCC DO BRASIL – AR 20131 ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2013 Introdução Tema e Lema."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google