A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.idv.org.br. Instituto para Desenvolvimento do Varejo 2 Quem somos Grupo de empresários preocupados em: – Contribuir com políticas de desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.idv.org.br. Instituto para Desenvolvimento do Varejo 2 Quem somos Grupo de empresários preocupados em: – Contribuir com políticas de desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Instituto para Desenvolvimento do Varejo 2 Quem somos Grupo de empresários preocupados em: – Contribuir com políticas de desenvolvimento para o Brasil – Participação do varejo nessas políticas Condições para associação – Formalidade absoluta – Participação representativa no setor 2012 – Faturamento de mais de R$ 130 bilhões – lojas – mais de empregos diretos – representa mais de 25% do faturamento total do varejo

3 Instituto para Desenvolvimento do Varejo Ter o varejo reconhecido e respeitado como força econômica promovendo a livre concorrência dentro dos padrões de legalidade e contribuindo grandemente com o desenvolvimento do Brasil. Missão 3

4 Instituto para Desenvolvimento do Varejo Associados

5 Instituto para Desenvolvimento do Varejo Relevância econômica e social no Brasil Varejo – Maior empregador formal

6 Instituto para Desenvolvimento do Varejo Saldo Ajustado de Empregos por Setor de Atividade 2012 Total Empregos: Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego – CAGED Comércio representou 29% das vagas geradas

7 Instituto para Desenvolvimento do Varejo 7 Crescimento do Varejo por Setores 2012 Fonte: IBGE

8 “ QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: CONSTRUINDO A PRODUTIVIDADE DA PRÓXIMA DÉCADA”

9 Instituto para Desenvolvimento do Varejo 9 Visão do Varejo I. Evolução da Atividade Econômica – Brasil 10 anos Aumento Significativo Volumes de Produção Mudança significativa nos centros de consumo Concentração dessa Evolução em Novos Setores Telecomunicações Petróleo e Gás Agro Indústria

10 Instituto para Desenvolvimento do Varejo 10 Visão do Varejo Aumento da Participação de Varejo e Serviços no PIB Varejo Tecnologia Logística Disseminação Atividade Econômica em todo Território Desconcentração dos Grandes Centros Enorme Demanda de Mão-de-Obra Qualificadda nestes Setores

11 Instituto para Desenvolvimento do Varejo 11 Visão do Varejo II. Formação e Qualificação Mão-de-Obra - Avaliação Queda de Qualidade no Ensino Básico Menor Desenvolvimento Conhecimento em Ciências Exatas Brasil tem Menor Performance no Ranking Mundial Ausência de Recursos para Formação nas Novas Áreas Falta de Adaptação dos Curriculuns as Necessidades de Conhecimento e Técnicas Atuais Desafio- Formar e Qualificar Enorme Massa de Trabalhadores entraram no Mercado de Trabalho

12 Instituto para Desenvolvimento do Varejo 12 Visão do Varejo Necessidade de Qualificação  Empregos Gerados Últimos 10  19% do Total da Força de Trabalho são Empregos no Varejo Pressão Constante sobre as Empresas para Fazerem Investimentos em Formação /Qualificação – Suplementar  0,5% a 3% do Faturamento  Empresa assume progressivamente a função de Formadora de Pessoas

13 Instituto para Desenvolvimento do Varejo 13 Visão do Varejo III. Novo Trabalho – Principais Demandas Trabalhadores com Maior Conhecimento Geral e Especifico Capacidade de Compreensão das Instruções Capacidade de Comunicação – Clientes / Pares internos Razoável Nível de Raciocínio Abstrato Facilidades em Cálculos Básicos Exercício de Funções Multi-Tarefas

14 Instituto para Desenvolvimento do Varejo 14 Visão do Varejo Capacidade de Executar Tarefas de Forma Completa e Autônoma Utilização de Equipamentos de Automação e Informática Necessidade de Conhecimento Especifico do Segmento de Mercado e Modelo de Negócios Necessidade de Atualização Constante Inovação Tecnológica, de Produtos, Estratégica ou Comercial Renovação de Produtos no Varejo – 15% / 20% ao ano

15 Instituto para Desenvolvimento do Varejo 15 Visão do Varejo IV. Objetivos – Alinhamento Pessoal Realização / Satisfação Progresso Econômico Social Inserção Econômico Micro Contribuição para Desenvolvimento da Atividade Macro Competividade / Excelência V. Sistemas Atual – Necessidade de Mudança

16 Instituto para Desenvolvimento do Varejo 16 Visão do Varejo VI. Condições Básicas Novo Sistema Assumir Critérios de Meritocracia e Desempenho Integração / Coordenação Brasil não tem necessidade de mais recursos – os investimentos são iguais aos da Coreia Necessidade de Melhor Gestão dos Programas Maior Integração / Coordenação Objetivos Claros e Definir as Responsabilidades e Metas de cada Interveniente Processo Formação

17 Instituto para Desenvolvimento do Varejo 17 Visão do Varejo Atendimento Adequado às Reais Necessidade do Mercado de Trabalho Tipo de Formação / Qualificação No local aonde esta Mão-de-Obra está localizada Processo de Transmissão de Conhecimento o mais Eficaz (Não Somente O presencial Job Training, Web Training, etc. ) Programas Modulares / Progressivos e Regulares Grade Progressiva de Conhecimento Formação Regular e Constante

18 Instituto para Desenvolvimento do Varejo 18 Visão do Varejo Unidade a mais Próxima do Local Empresa Sindicato Participativo Formando deve ser Participante Ativo no Processo Co-Responsabilidade Controle da Eficiência / Eficácia Estabelecer Níveis de Controle dos Resultados Fixar Padrões de Excelência a Serem Atingidos Controles Regulares dos Resultados


Carregar ppt "Www.idv.org.br. Instituto para Desenvolvimento do Varejo 2 Quem somos Grupo de empresários preocupados em: – Contribuir com políticas de desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google