A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar."— Transcrição da apresentação:

1

2  O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar um local limpo e arejado para armazená-la até a data do plantio

3 É determinado por:  Temperatura, umidade e tipo de solo  Profundidade menor → 3 a 5 cm –Solos pesados –Temperatura fria  Profundidade maior → 5 a 8 cm –Solos leves, arenosos –Aproveitamento da umidade

4 Muito importante  Pequena variação tem grande influência no rendimento final  Densidade ótima –rendimento máximo Vai depender de: –Cultivar –Disponibilidade de água –Disponibilidade de Nutrientes

5  O aumento da densidade resulta em diminuição de: –Número de espigas(diminui) –Tamanho das espigas(diminui) –Diâmetro do colmo  Acamamento e quebramento –Ocorrência de doenças(podridão do colmo)

6 Densidade X cultivar  Ciclo curto maior densidade -Plantas de menor altura e massa vegetativa -Menor sombreamento e maior aproveitamento da luz -A densidade recomendada pode variar de a plantas por hectare

7 Densidade X disponibilidade de água  Época mais crítica  Pendoamento e espigamento Causa: –Esterilidade de plantas –Espigas mal formadas –Menor rendimento de grãos

8 Densidade X fertilidade  –Menor fertilidade → menor densidade  –Maior fertilidade → maior densidade

9  No plantio do milho "safrinha", em que a disponibilidade hídrica é menor e os problemas com acamamento e quebramento são maiores, a densidade de plantio deve ser menor do que nos plantios na época normal.  A densidade recomendada para a safrinha é cerca de 20% menor do que a recomendada para a safra normal.  Para a maioria das cultivares de milho para plantio na safrinha, a densidade de a plantas por hectare é a mais freqüentemente recomendada pelas empresas de semente

10  A densidade de plantio varia com o objetivo da exploração.  Na produção de milho verde, a densidade mais adequada para obter uma boa produtividade de espigas comerciais deve variar entre 35 mil a 55 mil plantas/ha, menor do que a densidade normalmente utilizada para a produção de grãos.

11  0,7 a 1 m - Tendência → redução pelas seguintes razões: –Aumento do rendimento –Eficiência na utilização -Água, luz e nutrientes –Controle de plantas daninhas em função do fechamento mais rápido dos espaços entre e dentre plantas e menor entrada de luz e

12 Cuidados na redução:  –Cultivar apropriada (menor porte, menor ciclo e arquitetura mais ereta)  –Ambiente de plantio (maior disponibilidade de água e nutrientes e temperaturas mais amenas)

13 Tamanho e Forma da Semente  Para uniformizar e facilitar a semeadura, as sementes de milho são classificadas, quanto à forma, em redondas e chatas e separadas em diversos tamanhos e comprimentos.

14  Por ocasião do plantio, que se obtém uma boa ou má população de plantas.  É onde tudo começa.  Na cultura do milho, o fator “população de plantas” é extremamente importante, é o fator que mais contribui para altas produtividades.

15  Para calcular o número de sementes a ser semeada, é necessário que se conheça o poder germinativo do lote de sementes. Esta informação, geralmente, é fornecida pela empresa onde as sementes foram adquiridas, porém este valor (% germinação) superestima o valor de emergência das sementes no campo.  Recomenda-se que se faça um teste de emergência em campo.

16

17  O tratamento de sementes de milho com inseticidas altera a rugosidade da superfície delas, afetando o desempenho da semeadora, pela dificuldade de movimentação no depósito e também nos sistemas distribuidores (discos ou dedos prensores). A utilização de grafite tem melhorado a plantabilidade (facilidade de passagem das sementes tratadas com inseticidas, em sistema de distribuição de disco de plantio).

18  A quantidade de grafite varia de acordo com o tamanho da semente  Sementes maiores ou redondas demandam uma maior quantidade  Em média têm-se utilizado 2 a 4 gramas de grafite por kg de sementes chatas e 5 a 6 gramas de grafite por kg de sementes redondas.


Carregar ppt " O planejamento do plantio começa com a compra da semente e demais insumos  Deve-se planejar a melhor época de receber a semente, assim como reservar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google