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O Turismo de eventos como alternativa alavancadora

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Apresentação em tema: "O Turismo de eventos como alternativa alavancadora"— Transcrição da apresentação:

1 O Turismo de eventos como alternativa alavancadora
da economia catarinense Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

2 Maitê Morgana Uhlmann, Esp.
Resumo dos assuntos O Cenário do Turismo no mundo e no Brasil O Turismo de eventos em Santa Catarina Eventos – o que é isso? Convention Bureau – existe pra quê? A economia do Turismo Case 1 – Londrina CVB Case 2 – Joinville CVB Como impactar o mercado – soluções criativas Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

3 Maitê Morgana Uhlmann, Esp.
1 - Cenário do Turismo no Mundo e no Brasil A OMT diz que o século XXI é marcado pela “Experiência” Cresce em média 12 % a.a; A.L. 5.3% dos mundiais, Brasil apenas 3%; Economia gerada 4% a.a; 60 % na Europa, e 20% nas Américas; Brasil 9. Ranking ICCA – Posicionamento 3.000 eventos itinerantes: 60% eixo Rio/SP 2014 Copa e 2016 Olimpíadas Qual será o real legado para o segmento de eventos e negócios? Infraestrutura aeroportuária: 500 novos vôos. Como? Análise de cenário: Mtur, SOL, Secretaria Municipal de Turismo Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

4 Maitê Morgana Uhlmann, Esp.
2- O Turismo em Santa Catarina ... O PIB da atividade turística em SC é de 12,5% 5º. Ano consecutivo melhor destino do Brasil – Revista Viagem e Turismo Recebe 21 milhões de visitantes – 95% nacional e 5% internacional Plano Catarina até 2020 – alinhamento com o Governo Federal O Estado poderia receber 60% a mais de visitantes Posicionamento das cidades em 10 Regiões turísticas: Sol e mar e o que +? Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

5 O turismo de eventos em SC
Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

6 Maitê Morgana Uhlmann, Esp.
SC não é sede Quais as oportunidades? Como atrair os visitantes? Oportunidades para os CVB’s Verbo dos eventos: “Relacionamento” Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

7 3 - Eventos... Maitê Morgana Uhlmann, Esp. Ou seja,
O que é isso? Têm relação direta com o turismo pois: “Os eventos constituem uma parte significativa do produto turístico, atendendo instrinsicamente às exigências de mercado em matéria de entretenimento, lazer, conhecimento, descanso e tantas outras motivações”. Renato Brenol Andrade Ou seja, A arte de acertar nos detalhes! Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

8 “Evento é um acontecimento composto
Conceituando com Abeoc “Evento é um acontecimento composto por uma série de ações, com a finalidade de criar um fato importante, aproximando pessoas, criando conceitos e imagens de bens, produtos, serviços e ou instituições”. Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

9 Maitê Morgana Uhlmann, Esp.
4 - Convention Bureau Existe pra quê? para: Fomentar a captação de eventos por meio de representatividade e articulação com o poder público e privado, contribuindo com o desenvolvimento sócio-econômico regional. Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

10 Conventions Bureaux 12 regiões/cidades catarinenses 108 cidades
brasileiras na DISPUTA Com finalidade de promover e representar os seus associados em todo e qualquer pleito do interesse no segmento de atividade por eles integrado e especialmente diligenciar junto aos poderes públicos, apresentando-lhes alternativas e auxiliando nas tomadas de decisões que visam o fomento do Turismo Catarinense, especialmente o Turismo de Eventos, promovendo as ofertas de destinos, produtos e serviços turísticos de Santa Catarina nos mercados Nacional e Internacional. 12 regiões/cidades catarinenses Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

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A economia do 5 - Turismo Fatos e Dados: 52 setores afetados, segundo o IBGE Setores mais impactados são os que menos nos apoiam: bancos, cartões de crédito, petróleo e telecomunicações 8 milhões de pessoas sairam da pobreza SP: em 1998 eram 28 mil quartos, em cerca de 42 mil Segundo o FOHB, tx ocup. 62% em média com 13% aumento da diária média Agenda de eventos agregou valor ao destino Captaram para 2015 o Congresso Mundial do Rotary: 40 mil pax Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

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A economia do Turismo Fatos e Dados: Mudança populacional: mulheres ocupando cargos de liderança; A demanda de mais idosos A demanda de mais renda Entretenimento digitalizado A urbanização e a integração O consumidor ativo Famílias com menos crianças Vidas social/trabalho: mais ampliada pela net e outros meios de comunicação Destinos e marcas devem prometer algo O turista moderno quer se envolver emocionalmente com o destino Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

13 Criativa Maitê Morgana Uhlmann, Esp.
A economia Criativa Fatos e Dados: SP: São Paulo Fashion Weak – Paulo Borges 1500 jornalistas do mundo inteiro Joinville: Ely Diniz 6 mil bailarinos em 10 dias de eventos Blumenau: 1 milhão de pessoas em 17 dias Florianópolis: Iron Man De que forma os economistas podem encontrar uma régua para medir isso? Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

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A economia do Turismo DE QUE FORMA OS DESTINOS PODEM POTENCIALIZAR O SEU DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO? Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

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6 - Case Londrina & Região Parceria fundamental: ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina Revitalização X Credibilidade De -6 para 113 Associados Incremento da malha aérea Curso de Taxistas – aceitação da população Fórum Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

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7 - Case Joinville & Região Em Joinville: cerca de 100 associados PJ: Associação Convention Regional com14 anos Meta: Centro de Convenções da Expoville Cerca de leitos 3 aeroportos 4 cias aéreas12 pousos e 13 decolagens Ambiente empresarial favorável Entre a serra e o mar, ambiente atraente Arrecadação de cerca de R$ 3 milhões/ano de ISS Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

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Joinville & Região 8 - COMO IMPACTAR O MERCADO? Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

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Soluções CRIATIVAS A atividade turística no Brasil ainda é pequena: aenas 2,5% do PIB Fazer palestras em associações e entidades de classe para mostrar a importância d tividade; Tangibilizar os resultados: Todos os setores lutam pelos mesmos valores: recursos e talentos Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

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Soluções CRIATIVAS Rodadas de Negócios: momento de encontro entre oferta e demanda Estimula a valorização e contratação dos associados do Convention Tangibiliza teu esforço de captação, clientes ao vivo e a cores Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

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Soluções CRIATIVAS Realizar um planejamento do setor, envolvendo as principais entidades e definir papéis; Buscar a inovação: pense diferente! Arenas pipocando com conceito errado Estádios de futebol que serão “elefantes brancos” Falta pesquisa para “tangibilizar o impacto” Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

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Soluções CRIATIVAS Estudo de competitividade – FGV “ Competitividade é a capacidade de gerar negócios nas atividades relacionadas ao setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva” Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

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Soluções CRIATIVAS As pautas dos jornais são disputadas com agências nacionais Folha de SP e Globo distribuem e são replicadas A pauta local é importante mas é substituída Procurar mudar a percepção do morador local Atingir as colunas econômicas e não somente as de turismo Matérias especializadas sobre os impactos na cidade Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

24 Maitê Morgana Uhlmann, Esp.
Imprensa Maitê Morgana Uhlmann, Esp.

25 Maitê Morgana Uhlmann, Esp.
Muito Obrigada! (47) Maitê Morgana Uhlmann, Esp.


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