A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Lutiano Freitas Colégio Visão INTRODUÇÃO À MECÂNICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Lutiano Freitas Colégio Visão INTRODUÇÃO À MECÂNICA."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Lutiano Freitas Colégio Visão INTRODUÇÃO À MECÂNICA

2 Cinemática Prof. Lutiano Freitas Parte da Física que descreve o movimento sem se preocupar com as causas desse movimento. Na cinemática estudamos a trajetória, a posição do móvel, a velocidade e a aceleração.

3 1. Movimento e repouso Prof. Lutiano Freitas O conceito de movimento e de repouso é relativo, pois depende de onde ele está sendo observado (referencial).

4 1. Movimento e repouso Prof. Lutiano Freitas Passageiro Motora Filho Mãe Para a mãe e o filho, o motorista está em movimento. Para o passageiro, o motorista está em repouso.

5 1. Movimento e repouso Prof. Lutiano Freitas Passageiro Motora Filho Mãe Para o motorista, a mãe e o filho estão em repouso ou movimento? Para o motorista, o carro está em repouso ou movimento?

6 1. Movimento e repouso Prof. Lutiano Freitas Podemos concluir que:  Um corpo está em movimento, em relação a um referencial, quando sua posição muda com o passar do tempo.  Um corpo está em repouso, em relação a um referencial, quando sua posição NÃO muda com o passar do tempo.

7 Prof. Lutiano Freitas Mãe e filha estão em repouso ou em movimento?

8 2. Ponto material e corpo extenso Prof. Lutiano Freitas  Ponto material: As dimensões do móvel podem ser desprezadas no estudo do movimento. Exemplo: um automóvel em movimento numa rodovia.  Corpo extenso: As dimensões do móvel NÃO podem ser desprezadas no estudo do movimento. Exemplo: um automóvel sendo manobrado em uma vaga de estacionamento.

9 3. Sistema de referência Prof. Lutiano Freitas Costuma-se colocar um sistema de coordenadas cartesianas para determinarmos com precisão a posição de um determinado ponto ou corpo.

10 3. Sistema de referência Prof. Lutiano Freitas Escolhido o referencial, fixamos nele os eixos cartesianos:

11 4. Trajetória Prof. Lutiano Freitas Linha formada pelo conjunto dos pontos geométricos ocupados por um corpo.

12 4. Trajetória Prof. Lutiano Freitas A trajetória também depende do referencial adotado! parábola A trajetória da bomba para um observador em repouso no solo é uma parábola.

13 4. Trajetória Prof. Lutiano Freitas A trajetória também depende do referencial adotado! A trajetória da bomba para o piloto do avião é retilínea. Observe que a bomba está sempre abaixo do avião. Sendo assim, para o piloto ela apenas cai em linha reta! Para o piloto:

14 Para o Lar! Prof. Lutiano Freitas (Livro 1 – Física Clássica – Sampaio e Calçada) Copiar os Slides! Copiar os Slides! Leitura do Capítulo 2: Pág Leitura do Capítulo 2: Pág Exercícios: 01 ao 08 (Pgs. 46, 47 e 48)


Carregar ppt "Professor Lutiano Freitas Colégio Visão INTRODUÇÃO À MECÂNICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google