A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇÃO RUSSA 1917 – 1920. NICOLAU II Nicolau II foi o último czar da Rússia, ocupando o cargo de 1894 a 1917. Foi preso quando estourou a Revolução.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇÃO RUSSA 1917 – 1920. NICOLAU II Nicolau II foi o último czar da Rússia, ocupando o cargo de 1894 a 1917. Foi preso quando estourou a Revolução."— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇÃO RUSSA 1917 – 1920

2 NICOLAU II Nicolau II foi o último czar da Rússia, ocupando o cargo de 1894 a Foi preso quando estourou a Revolução Russa e executado com tiros no ano seguinte, juntamente com toda a família real e empregados. Pertencia à Dinastia Romanov.

3 ALEXANDRA FEODOROVNA Alexandra Feodorovna foi a última czarina do Império Russo. Era uma das herdeiras da Inglaterra e casou-se com 22 anos (era “velha” para se casar). Somente em 1998 os corpos da família real russa foram identificados numa vala comum (por meio de exames de DNA).

4 GRIGORI RASPUTIN Rasputin era um místico russo que teve grande influência no Império Russo antes da Revolução. Tornou-se conselheiro real ao “curar” a hemofilia do príncipe Alexei. Considerado um “santo” ou um “louco”, morreu afogado num rio após tentarem envenená- lo, castrá-lo e fuzilá-lo (na mesma noite).

5 ANASTASIA Anastasia era a filha mais nova de Alexandra e Nicolau II. Rumores diziam que ela não havia sido executada pela Revolução Russa, mas teria fugido e se escondido. Durante décadas os russos esperaram ansiosamente seu retorno triunfal, mas seu corpo foi identificado em 2008 por meio de exames de DNA (junto de sua família). Virou filme da Disney em 1997.

6 LENIN Vladmir Lenin foi o grande líder da Revolução Russa, planejou e implementou o socialismo pela primeira vez no mundo e tornou-se o primeiro presidente da URSS (de 1920 a 1922). Morreu provavelmente de sífilis em 1924 e seu corpo foi embalsamado e até hoje pode ser visto em mausoléu situado na Praça Vermelha (situada à frente do Kremlin).

7 TROTSKY Leon Trotsky foi fundador do Partido Comunista e do Exército Vermelho na URSS. Era o melhor amigo e principal conselheiro de Lenin; com a morte de Lenin, disputou com Stalin o governo da URSS e acabou perdendo. Expulso da URSS, foi viver no México, na casa dos pintores Diego Rivera e Frida Kahlo. Em 1940, foi assassinado (com uma picaretada certeira na cabeça) a mando de Stalin (que proibiu que tal notícia fosse divulgada na URSS).

8 STALIN Josef Stalin foi o segundo presidente da URSS, de 1922 a Foi o responsável pelo grande crescimento econômico da URSS, à ponto de o país disputar com os EUA o domínio do mundo (período conhecido como Guerra Fria). Era extremamente autoritário e violento, sendo responsável pela morte de 3 milhões de pessoas –acusadas de fazerem oposição ao governo soviético.

9 BANDEIRA DA RÚSSIA Adotada em 1883 como a bandeira oficial do Império Russo. Suas cores vêm do brasão real russo, que tinha essas três cores. Deixou de ser usada após a Revolução Russa e voltou em 1991 com o fim da União Soviética.

10 BANDEIRA DA URSS A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) foi instituída após a Revolução Russa. O vermelho era tida como a cor dos socialistas (pois foi a cor do uniforme utilizados pelos bolcheviques na Guerra Civil Russa, na qual derrotaram os mencheviques, os czaristas e a comunidade internacional). O mertelo representa os trabalhadores urbanos, a foice os trabalhadores rurais e a estrela o Partido Comunista. Inspirou a bandeira de todos os países socialistas desde então (como a China, por exemplo).

11 TERRITÓRIO DA URSS O território da URSS era bem maior que o da atual Rússia. Com a crise do socialismo e o fim a URSS em 1991, alguns países aproveitaram o momento para fazer a sua independência: Cazaquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Bielo-Rússia, Moldávia, Armênia, Azerbaijão, Afeganistão... A Rússia, hoje, tem mais de 17 milhões de km² e ainda é o maior país do mundo.

12 KREMLIN O Palácio do Kremlin (“Fortaleza” em russo) situa- se no centro de Moscou e foi a morada dos últimos czares. Construído em aproximadamente 1330 pelo czar Ivan o Terrível, foi morada do presidente da União Soviética e hoje é a sede do governo russo. É considerado Patrimônio Universal da Humanidade pela UNESCO.

13 RÚSSIA HOJE A Rússia, atualmente, é dividida em 83 partes (ou estados, cada um com sua autonomia) e possui cerca de 150 milhões de habitantes. Seu presidente é Dmitri Medvedev, mas quem realmente detém o poder é Vladmir Putin (que já foi presidente e tem características ditatoriais). É apenas o 60º país com maior qualidade de vida no mundo (apenas uma posição a frente do Brasil).

14 CONCEITOS Czar: título do soberano (rei) do Império Russo. Socialismo/Comunismo: sistema político, econômico e social baseado na propriedade coletiva, na ausência de classes sociais e no planejamento e controle do Governo. Bolcheviques: participantes da revolução Russa que defendiam os operários e camponeses. Mencheviques: participantes da revolução Russa que defendiam a burguesia. Czaristas: participantes da Revolução Russa que defendiam o clero, a nobreza e o czar.


Carregar ppt "A REVOLUÇÃO RUSSA 1917 – 1920. NICOLAU II Nicolau II foi o último czar da Rússia, ocupando o cargo de 1894 a 1917. Foi preso quando estourou a Revolução."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google