A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assistência de enfermagem na alimentação da pessoa internada Alimentação por Sonda Nasogástrica Alimentação por Sonda Nasoentérica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assistência de enfermagem na alimentação da pessoa internada Alimentação por Sonda Nasogástrica Alimentação por Sonda Nasoentérica."— Transcrição da apresentação:

1 Assistência de enfermagem na alimentação da pessoa internada Alimentação por Sonda Nasogástrica Alimentação por Sonda Nasoentérica

2 Sonda para suporte alimentar Tubo fino, feito de borracha macia e flexível, usado para alimentar o paciente. Também para medicamento. Pode ser por sonda Nasogástrica ou Nasoenteral/Nasojejunal.

3 Sonda Nasogástrica

4 Sonda enteral ( com guia)

5 Sondagem Nasogástrica Um dos objetivos da SNG é para administrar alimentos e medicamentos. Ela é recomendada quando há dificuldade para engolir os alimentos ou o paciente não quer se alimentar por falta de apetite. Também na presença de tumor na boca ou garganta; efeito da radioterapia ( boca e garganta inchadas e irritadas) e cirurgias da boca/garganta.

6 Sondagem Nasogástrica A introdução se faz pelo nariz, descendo até o estômago.

7 Sondagem Nasogástrica

8 Medida correta da sonda nasogástrica

9

10 Sondagem Nasogástrica Técnica da passagem da Sonda Nasogástrica. Após a passagem se faz necessário a comprovação de correto posicionamento ( testes).

11 Sondagem Nasogástrica Testes para comprovar posicionamento: Teste da audição ( ar e estetoscópio) Aspiração do conteúdo gástrico Teste do borbulhamento ( copo de água) Verificar sinais ( tosse, cianose e dispnéia)

12 Sondagem Nasogástrica Administração da dieta Pode ser: contínua, intermitente ou em “bolus”. Contínua- volume 150ml/hora Intermitente – 200ml 4 vezes por dia, por período de 2 horas através de bomba de infusão.

13 Sondagem Nasogástrica Administração dieta ( contin.): Bolus- com seringas ou frascos de dietas, usando-se a gravidade ou infusão rápida durante 15 minutos. Calibre da sonda nasogástrica : nº 14 ao nº 18

14 Alimentação por SNG Sempre testar antes Posicionar o paciente – Fowler Adaptar o equipo à sonda Controlar fluxo da dieta Observar reações do paciente Ao final, lavar a sonda com água filtrada 20ml.

15 Sondagem Nasoenteral Técnica de introdução é semelhante à da nasogástrica, sendo necessário aguardar que a sonda migre do estômago ao duodeno ( 3 horas) e confirmar sua posição ( radiografia). Posição do paciente: DLD

16 Sondagem Nasoenteral É indicada: Paciente desnutrido Pacientes incapazes de comer por tempo prolongado Estado grave Entubação orotraqueal e sedação contínua

17 Sonda enteral

18 Alimentação por sonda enteral Sistema fechado de nutrição enteral Dietas industrializadas, prontas para uso, 500 a 1000ml, formulação definida, podem ser acopladas diretamente no equipo.

19 Alimentação por SNE Cuidados na administração de dietas: Geralmente administrada em 12/14 horas Validade após 24 horas depois aberto Trocar equipo conforme rotina da Instituição

20 Administração dietas por SNE Agitar o frasco frequentemente Lavar a sonda com 20ml de água de 4/4 horas Ajustar o gotejamento, se ocorrer atrasos por algum procedimento Demais cuidados iguais aos da SNG


Carregar ppt "Assistência de enfermagem na alimentação da pessoa internada Alimentação por Sonda Nasogástrica Alimentação por Sonda Nasoentérica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google