A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transposição informática e sistema cognitivo. Transposição Didática A comunicação de qualquer saber transforma esse saber. A transposição didática designa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transposição informática e sistema cognitivo. Transposição Didática A comunicação de qualquer saber transforma esse saber. A transposição didática designa."— Transcrição da apresentação:

1 Transposição informática e sistema cognitivo

2 Transposição Didática A comunicação de qualquer saber transforma esse saber. A transposição didática designa o conjunto de transformações de um saber para ser ensinado.

3 Transposição Didática Ela depende: epistemologia, hipóteses de aprendizagem, imposição do sistema de ensino, necessidades da sociedade.

4 Transposição Didática Objeto de saber e comunicação A comunicação de um objeto de saber tem três características: depersonalização: supressão das motivações, dos percursos decontextualização: supressão da ligação com situações detemporalização: supressão do tempo da pesquisa, produção de um discurso que resista ao tempo.

5 Transposição Didática Esse processo chega a criar uma distinção entre (exemplo de Arquimedes): método de exposição, método de descobrimento. Existe uma tendência do professor de dar a solução aos alunos; esquecendo os erros, dificuldades, etc...

6 Transposição Didática Fabricação do objeto de ensino, supõe: conhecimento do objeto de saber, uma hipótese de aprendizagem. Ela envolve uma repersonalização, recontextualização, retemporalização pelo professor dentro da situação de ensino. O sujeito fazendo o trabalho inverso para construir o objeto de saber.

7 Transposição Didática As condições do ensino: um controle social sempre age sobre a designação dos objetos de ensino: PCN InstituiçãoPCN Livros didáticos Anais Exames Professor Computador?

8 Transposição Didática Saber científico Saber a ensinar Saber ensinado Vigilância epistemológica: garantir que a distância entre saber científico e saber a ensinar não desnaturasse o saber de origem. Espaço de liberdade e criação do professor Computador?

9 Transposição Didática Saber científico: depersonalizado, decontextualizado, detemporalizado, organizado em torno de problemas, organizado em rede de conceitos.

10 Transposição Didática Saber a ensinar: o tempo. Legal: idade e saber. Tem que saber ler a tal idade, saber calcular: quais são os conteúdos para que idade? Lógico: a estrutura do curso é linear: a sucessão de conteúdos é cronologia e eles são interligados.

11 Transposição Didática O ensino não explore os conteúdos como eles foram elaborados: em torno de problemas. A ordem dos conteúdos no ensino é diferente da ordem de elaboração histórica. ê Restruturação da rede de conceitos em cadeia. ê A estrutura lógica do curso conduz a misturar fundamentos e inícios.

12 Transposição Didática Saber a ensinar: a seleção. Objetos de ensino: conceitos. Objetivos de ensino: métodos. ê Transformação de objetivos em objetos ê criações didáticas ê escolhe em função da avaliação

13 Transposição Didática Conseqüências: teoria da aprendizagem progressão linear: teoria do erro identificação entre tempo de ensino e tempo de aprendizagem ê conhecimentos preconstruidos

14 A compreensão do funcionamento do sistema cognitivo tem vários objetivos: Para automatizar/reproduzir certos comportamentos humanos (raciocino, explicação, memorização), Para adaptar dispositivos de comunicação (interface), Para criar sistema de aprendizagem, Curar doenças. O sistema cognitivo

15 A ciências da computação (IA) tem um papel particular no processo de modelizar o sistema cognitivo. Apesar de não produzir sistemas capazes de ter a inteligência do ser humano, a IA cria processos capaz de raciocinar como o ser humano. O sistema cognitivo

16 Os dados da observação para construir os modelos do sistema cognitivo são os comportamentos. As modelizações são necessariamente baseadas sobre hipóteses. O sistema cognitivo

17 Quadro do Behaviorismo Postulado: Não podemos conhecer os estados mentais e só podemos conhecer as caraterísticas das estimulações e dos comportamentos. Os sistema cognitivo é observado em termos de entrada e saída. Os sistema é compartilhado em elementos mais fácil de observar, até observáveis com animais. Os modelos do sistema cognitivo

18 Cognitivismo interesse-se ao funcionamento do sistema interno. Conhecer esse sistema é conhecer de que ele é capaz. Cognitivismo estrutural e computacional. Os modelos do sistema cognitivo

19 Cognitivismo estrutural: gestaltisme Interesse-se à a estruturação do espaço pelos indivíduos. Essa estruturação é feita em turno de formas e associa estruturas perceptíveis e estados de consciências. A circunferência, o quadrado têm uma estruturação perceptível autônoma. Os modelos do sistema cognitivo

20 Cognitivismo estrutural: Piaget O sistema cognitivo é organizado e sempre evolui através de assimilação e acomodação em direção de estados de equilibro descritos com estruturas lógico- matemáticas. Na realidade, o sistema cognitivo é compartilhado em vários sistemas. Os modelos do sistema cognitivo

21 Cognitivismo computacional Interesse-se ao fluxo de informações entrando no sistema e o tratamento que ele faz delas. A informação é simbolizada e o sistema manipula esses símbolos. O funcionamento do sistema nesse quadro é codificado segundo a lógica proposicional. Os modelos do sistema cognitivo

22 Conexionismo O sistema seria constituído de elementos simples conectados e operandos em paralelo. Cada elemento é caracterizado por um nível de ativação e um “seuil” (valores numéricas). A informação é conservada através de um conjunto de valores. As regras caracterizam a propagação e a força das conexões. Os modelos do sistema cognitivo

23 Interacionismo e cognição situada As atividades psicológicas acontecem em quadro sociais com regras e valores. As significações são sociais antes de ser individuais. O contexto é constitutivo da atividade psicologica Os modelos do sistema cognitivo


Carregar ppt "Transposição informática e sistema cognitivo. Transposição Didática A comunicação de qualquer saber transforma esse saber. A transposição didática designa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google