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Transposição informática e sistema cognitivo

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Apresentação em tema: "Transposição informática e sistema cognitivo"— Transcrição da apresentação:

1 Transposição informática e sistema cognitivo

2 Transposição Didática
A comunicação de qualquer saber transforma esse saber. A transposição didática designa o conjunto de transformações de um saber para ser ensinado.

3 Transposição Didática
Ela depende: epistemologia, hipóteses de aprendizagem, imposição do sistema de ensino, necessidades da sociedade.

4 Transposição Didática
Objeto de saber e comunicação A comunicação de um objeto de saber tem três características: depersonalização: supressão das motivações, dos percursos decontextualização: supressão da ligação com situações detemporalização: supressão do tempo da pesquisa, produção de um discurso que resista ao tempo.

5 Transposição Didática
Esse processo chega a criar uma distinção entre (exemplo de Arquimedes): método de exposição, método de descobrimento. Existe uma tendência do professor de dar a solução aos alunos; esquecendo os erros, dificuldades, etc...

6 Transposição Didática
Fabricação do objeto de ensino, supõe: conhecimento do objeto de saber, uma hipótese de aprendizagem. Ela envolve uma repersonalização, recontextualização, retemporalização pelo professor dentro da situação de ensino. O sujeito fazendo o trabalho inverso para construir o objeto de saber.

7 Transposição Didática
As condições do ensino: um controle social sempre age sobre a designação dos objetos de ensino: PCN Instituição PCN Livros didáticos Exames Computador? Anais Professor

8 Transposição Didática
Vigilância epistemológica: garantir que a distância entre saber científico e saber a ensinar não desnaturasse o saber de origem. Saber científico Computador? Saber a ensinar Espaço de liberdade e criação do professor Saber ensinado

9 Transposição Didática
Saber científico: depersonalizado, decontextualizado, detemporalizado, organizado em torno de problemas, organizado em rede de conceitos.

10 Transposição Didática
Saber a ensinar: o tempo. Legal: idade e saber. Tem que saber ler a tal idade, saber calcular: quais são os conteúdos para que idade? Lógico: a estrutura do curso é linear: a sucessão de conteúdos é cronologia e eles são interligados.

11 Transposição Didática
O ensino não explore os conteúdos como eles foram elaborados: em torno de problemas. A ordem dos conteúdos no ensino é diferente da ordem de elaboração histórica. Restruturação da rede de conceitos em cadeia. A estrutura lógica do curso conduz a misturar fundamentos e inícios.

12 Transposição Didática
Saber a ensinar: a seleção. Objetos de ensino: conceitos. Objetivos de ensino: métodos. Transformação de objetivos em objetos criações didáticas escolhe em função da avaliação

13 Transposição Didática
Conseqüências: teoria da aprendizagem progressão linear: teoria do erro identificação entre tempo de ensino e tempo de aprendizagem conhecimentos preconstruidos

14 O sistema cognitivo A compreensão do funcionamento do sistema cognitivo tem vários objetivos: Para automatizar/reproduzir certos comportamentos humanos (raciocino, explicação, memorização), Para adaptar dispositivos de comunicação (interface), Para criar sistema de aprendizagem, Curar doenças.

15 O sistema cognitivo A ciências da computação (IA) tem um papel particular no processo de modelizar o sistema cognitivo. Apesar de não produzir sistemas capazes de ter a inteligência do ser humano, a IA cria processos capaz de raciocinar como o ser humano.

16 O sistema cognitivo Os dados da observação para construir os modelos do sistema cognitivo são os comportamentos. As modelizações são necessariamente baseadas sobre hipóteses.

17 Os modelos do sistema cognitivo
Quadro do Behaviorismo Postulado: Não podemos conhecer os estados mentais e só podemos conhecer as caraterísticas das estimulações e dos comportamentos. Os sistema cognitivo é observado em termos de entrada e saída. Os sistema é compartilhado em elementos mais fácil de observar, até observáveis com animais.

18 Os modelos do sistema cognitivo
Cognitivismo interesse-se ao funcionamento do sistema interno. Conhecer esse sistema é conhecer de que ele é capaz. Cognitivismo estrutural e computacional.

19 Os modelos do sistema cognitivo
Cognitivismo estrutural: gestaltisme Interesse-se à a estruturação do espaço pelos indivíduos. Essa estruturação é feita em turno de formas e associa estruturas perceptíveis e estados de consciências. A circunferência, o quadrado têm uma estruturação perceptível autônoma.

20 Os modelos do sistema cognitivo
Cognitivismo estrutural: Piaget O sistema cognitivo é organizado e sempre evolui através de assimilação e acomodação em direção de estados de equilibro descritos com estruturas lógico-matemáticas. Na realidade, o sistema cognitivo é compartilhado em vários sistemas.

21 Os modelos do sistema cognitivo
Cognitivismo computacional Interesse-se ao fluxo de informações entrando no sistema e o tratamento que ele faz delas. A informação é simbolizada e o sistema manipula esses símbolos. O funcionamento do sistema nesse quadro é codificado segundo a lógica proposicional.

22 Os modelos do sistema cognitivo
Conexionismo O sistema seria constituído de elementos simples conectados e operandos em paralelo. Cada elemento é caracterizado por um nível de ativação e um “seuil” (valores numéricas). A informação é conservada através de um conjunto de valores. As regras caracterizam a propagação e a força das conexões.

23 Os modelos do sistema cognitivo
Interacionismo e cognição situada As atividades psicológicas acontecem em quadro sociais com regras e valores. As significações são sociais antes de ser individuais. O contexto é constitutivo da atividade psicologica


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