A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profissões do futuro Hugo Ricardo do Nascimento Diogo Maciel Guimarães Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Centro de Informática – CIn.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profissões do futuro Hugo Ricardo do Nascimento Diogo Maciel Guimarães Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Centro de Informática – CIn."— Transcrição da apresentação:

1 Profissões do futuro Hugo Ricardo do Nascimento Diogo Maciel Guimarães Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Centro de Informática – CIn

2 Introdução Os avanços na ciência, assim como o processo de Globalização provocaram e continuam provocando mudanças no mercado de trabalho. Nesse contexto novos empregos foram criados e extintos, isso mostra que mesmo aquelas profissões consideradas de ponta ou tradicionais, correm o risco de desaparecer

3 Introdução( continuação ) Por mais sofisticadas e inteligentes que sejam, as máquinas “jamais” poderão substituir o homem nas atividades criativas. De forma a ter um mercado cada vez mais competitivo e exigente, adequado às necessidades sempre mais variáveis e personalizadas dos consumidores.

4 Introdução( continuação ) “O profissional do futuro, independente de sua área, deverá ter espírito de iniciativa; ser criativo; hábil em buscar novas formas e soluções para a efetivação das novas tarefas; ser comunicativo, tanto verbal como interpessoalmente, e deverá, também, saber trabalhar com grupos” (Dulce Helena Soares).

5 Introdução( continuação ) Apesar de uma ligeira desaceleração da nova economia (tech economy), em que assistimos constantemente ao nascimento e morte de empresas.com(ponto com), a evolução da tecnologia continua criando cada vez mais novas oportunidades de emprego - e muito bem remunerados.

6 Introdução( continuação ) Atualmente está ocorrendo uma redução dos níveis hierárquicos e diminuição do número de funcionários das empresas, gerando a necessidade de melhor capacitação, deforma a adquirir pessoas de alta capacidade em uma área específica e que entenda um pouco de tudo

7 Profissões do Futuro Especialista segmentado Analista de negócios e/ou de informações Engenheiro de software focado no desenvolvedor de soluções CIO (Chief Information Officer) ITM (Information Technology Manager)

8 Bioinfomática fusão da biologia com a supercomputação revolucão da indústria da saúde genôma, o estudo dos genes e sua função complexos softwares salários iniciais de US$ /ano entender a complexidade dos problemas emergentes

9 Hacker profissional(Hacker do bem) usa suas habilidades para testar os sistemas de segurança de determinadas empresas. testar, com profissionalismo, situações como invasão de sistemas, fraudes, chantagem, quebras de segredo e até terrorismo. Internet banking, espionagem industrial, etc... a solução envolve um sistema de firewall.

10 Médico à distância Telecirurgia O médico pode auxiliar cirurgias complexas e delicadas Usando equipamentos de realidade virtual que permite fazer simulações Robótica médica Robô cirúrgico é acionado a distância, através de uma rede ou por rádio

11 Terapeuta Virtual Diagnóstico e terapia Tratamento de fobias, como acrofobia, claustrofobia e agorafobia, colocando o paciente em cenários virtuais controlados Simulação em realidade virtual A acrofobia literalmente desaparece!

12 Referências Referências Bibliográficas “O Ócio Criativo” autor: Domenico de Masi Revista Super Interessante Revista Consultor Jurídico Sites utilzados


Carregar ppt "Profissões do futuro Hugo Ricardo do Nascimento Diogo Maciel Guimarães Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Centro de Informática – CIn."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google