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Implantação de um sistema de Telediagnóstico como instrumento de apoio ao PSF Ana Karina P. Barbosa 1, Magdala de A. Novaes 2, Glauber Araújo 3, Leonardo.

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1 Implantação de um sistema de Telediagnóstico como instrumento de apoio ao PSF Ana Karina P. Barbosa 1, Magdala de A. Novaes 2, Glauber Araújo 3, Leonardo Sarmento 4, André Lima 5 1,2 Grupo de Tecnologias da Informação em Saúde (TIS), Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami 3,4,5 Centro de Informática (CIn) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

2 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Roteiro Introdução HealthNet Serviço de Telediagnóstico Arquitetura e Tecnologias O sistema Resultados Conclusões

3 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Introdução O Programa de Saúde da Família (PSF) em Pernambuco 154 municípios 856 equipes Expectativa de que ocorra 85% de resolução na atenção básica A Telesaúde como um instrumento complementar aos serviços de saúde Capacitação de profissionais nas comunidades assistidas pelo PSF Apoiar na resolução de diagnóstico em tempo hábil Apoiar na definição de condutas terapêuticas adequadas Integração como os sistemas públicos de gestão

4 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Introdução 1ª Versão do Sistema HealthNet Um sistema de Telesaúde de apoio ao PSF Implantação na Rede de Núcleos de Telesaúde (NUTES) nos municípios parceiros do projeto em abril de 2004 RECIFE CABO DE SANTO AGOSTINHO IGARASSU CAMARAGIBE

5 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Sistema HealthNet Construção de um sistema de cooperação clínica Baseado na solicitação de apoio ao diagnóstico a especialistas das mais diversas áreas médicas As solicitações são realizadas através da organização do caso clínico do paciente que é submetido à avaliação do especialista Modelo de informação do sistema foi construído a partir de um subconjunto de dados do PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente)

6 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa HealthNet Serviço de Telediagnóstico Caso 1 CASO CLÍNICO 1 Data Hipótese Diagnóstica Problema ou Queixa Principal Evolução Conjunto de Eventos Caso 1 Paciente Dados Demográficos História Clínica Casos Clínicos Caso 2

7 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa HealthNet Serviço de Telediagnóstico Paciente é examinado no local de origem O profissional constrói o caso clínico e efetua a solicitação do Telediagnóstico ao Consultor O profissional Consultor é notificado da solicitação SolicitanteConsultor

8 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa HealthNet Serviço de Telediagnóstico O Consultor analisa os dados O Consultor emite o seu parecer O Solicitante é notificado da inserção do parecer e poderá acessá-lo SolicitanteConsultor

9 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa HealthNet Arquitetura e Tecnologias WbIS Arquitetura em Camadas Servlets Applets Java Media Framework MySQL Protocolo SSL

10 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa HealthNet Arquitetura e Tecnologias

11 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Sistema HealthNet

12 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Sistema HealthNet

13 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Busca/inserção de pacientes

14 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Paciente selecionado

15 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Apresentação do caso clínico

16 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Antecedentes pessoais e familiares

17 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Eventos Fichas Clínicas

18 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Evento: exame físico

19 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Evento: radiografia de tórax

20 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Parecer do especialista

21 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Resultados Organização do treinamento Identificação dos profissionais a serem capacitados Definição do roteiro de treinamento visando também a sensibilização dos profissionais Treinamentos realizados Perfil dos profissionais treinados: Médicos, Enfermeiros e técnicos da rede NUTES Perfil dos instrutores Formação profissional em informática Local dos treinamentos: Nutes-HC, Hosp. Osvaldo Cruz, In Loco

22 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Resultados Treinamentos realizados Total de profissionais capacitados por NUTES: Cabo: 5 profissionais da unidade NUTES Camaragibe: 25 profissionais de 21 unidades do PSF Igarassu: 12 profissionais de 5 unidades do PSF Recife: 23 profissionais de 8 unidades do PSF Hospital das Clínicas: 10 profissionais Osvaldo Cruz: 25 profissionais Cadastramento de especialidades e profissionais

23 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Resultados Casos submetidos

24 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Resultados Dificuldades encontradas Resistência à utilização do sistema Ainda muita resistência por conta da suposta exposição do profissional a outros colegas que não fazem parte de seu convívio Encontrar uma forma de introduzir o uso do sistema na rotina diária do profissional. Normalmente eles estão sobrecarregados e, muitas vezes, preferem fazer uma ligação do celular pessoal Pouca motivação do profissional para utilizar novas tecnologias, que implica em dedicação ao aprendizado de novos processos

25 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Resultados Dificuldades encontradas Fragilidade da infra-estrutura de comunicação entre os NUTES parceiros e o NUTES-HC Acesso a Internet instável ! Necessidade de melhorar infra-estrutura de captura, armazenamento, tratamento e manipulação de vídeos e imagens Apesar da disponibilidade de scanner e máquina fotográfica digital nos NUTES parceiros ainda existe dificuldade de captura de imagens por parte dos profissionais e técnicos locais dos NUTES Em desenvolvimento a biblioteca de imagens médicas

26 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Conclusões Algumas soluções em desenvolvimento Revisão da rotina de capacitações dos profissionais Visitas e acompanhamento semanal dos profissionais de saúde Programa de estágios de saúde (medicina e enfermagem) monitorados nos NUTES parceiros Especificação da segunda versão do HealthNet Desenvolvimento de novas fichas de segunda opinião Novo modelo baseado numa nova arquitetura de sistemas e de informação Nova plataforma de desenvolvimento Ferramentas de colaboração síncronas e assíncronas

27 Data: 08/11/2004 Autor: Ana Karina P. Barbosa Conclusões Expectativas Aperfeiçoar o modelo de Telesaúde pela Internet para atingir os objetivos iniciais do Projeto: Melhorar a resolutividade na ponta do atendimento Minimizar a demanda nos grande hospitais Encaminhamento adequado e qualificado Criação de novos indicadores de saúde a partir da base de casos clínicos Utilizar esta base de casos clínicos para dar suporte a formação e educação continuada Avaliação de modelo de remuneração para a segunda opinião em saúde na rede pública de saúde

28 Obrigada! Ana Karina Pinto Barbosa


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