A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Perspectivação Económico-Ética da Educação O papel da educação no “alargamento das liberdades humanas”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Perspectivação Económico-Ética da Educação O papel da educação no “alargamento das liberdades humanas”"— Transcrição da apresentação:

1 1 Perspectivação Económico-Ética da Educação O papel da educação no “alargamento das liberdades humanas”

2 2 O DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE – A perspectiva de Amartya Sen Desenvolvimento Processo de alargamento das liberdades humanas Alargar as potencialidades das pessoas para levarem a vida a que dão valor LIBERDADE Avaliação Eficácia DESENVOLVIMENTO A acção livre e sustentada é o motor do desenvolvimento

3 3 OS FINS E OS MEIOS DO DESENVOLVIMENTO Desenvolvimento alargamento das liberdades humanas FimMeios Papel constitutivo Papel instrumental As liberdades concretas são importantes para o enriquecimento da vida humana As diferentes espécies de liberdade promovem a liberdade humana e o desenvolvimento 5 espécies 1) Liberdades Políticas 2) Dispositivos Económicos 3) Oportunidades sociais 4) Garantias de transparência 5) Previdência Social As liberdades individuais

4 4 Dar atenção à eliminação das fontes de restrição; O que significa perspectivar o Desenvolvimento como Liberdade? A pobreza, a tirania, a violação das liberdades,… Falhas na liberdade concreta Privação da liberdade para a construção das nossas vidas

5 5 O que significa perspectivar o Desenvolvimento como Liberdade? Dar importância à relação entre liberdade individual e desenvolvimento social Constitutivos do desenvolvimento Acção individual Oportunidades económicas, as condições politicas, a saúde, a educação

6 6 O que significa perspectivar o Desenvolvimento como Liberdade? Dar atenção às capacidades das pessoas Alargar as potencialidades Levar a vida a que cada um dá valor Parceiras actuantes e não apenas destinatários passivos

7 7 O que significa perspectivar o Desenvolvimento como Liberdade? Perspectivar um desenvolvimento inclusivo o contributo das diferentes instituições, mercados e organizações (sistemas educacionais, partidos políticos, governos, autoridades locais,…) Integrar as dimensões económicas, sociais, políticas Centrar-se Na vida que construímos e nas liberdades concretas Alargamento das liberdades

8 8 O que significa perspectivar o Desenvolvimento como Liberdade? Ver as relações entre riqueza económica e o tipo de vida que podemos construir O rendimento não é um fim em si mesmo e não é o único factor que influencia as potencialidades humanas e as liberdades concretas Factores sociais, e Políticos


Carregar ppt "1 Perspectivação Económico-Ética da Educação O papel da educação no “alargamento das liberdades humanas”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google