A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Passado x Presente x Futuro Barão Geraldo Estudo sobre a população de Barão Geraldo quanto as transformações e a qualidade de Vida no Bairro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Passado x Presente x Futuro Barão Geraldo Estudo sobre a população de Barão Geraldo quanto as transformações e a qualidade de Vida no Bairro."— Transcrição da apresentação:

1 Passado x Presente x Futuro Barão Geraldo Estudo sobre a população de Barão Geraldo quanto as transformações e a qualidade de Vida no Bairro

2 Entrevistas No estudo, foram entrevistadas: Três Gerações de Famílias Tradicionais do bairro; Três Gerações de Famílias Tradicionais do bairro; Comerciantes Antigos Comerciantes Antigos Comerciantes recém chegados Comerciantes recém chegados Alunos da Unicamp, PUC Campinas e Facamp Alunos da Unicamp, PUC Campinas e Facamp População Geral de Barão Geraldo População Geral de Barão Geraldo

3 Avaliação Foram avaliados no estudo: Foram avaliados no estudo: As transformações do Bairro ao longo dos anos, desde o estabelecimento de famílias imigrantes nos primeiros 20 anos do Século XX até o ano As transformações do Bairro ao longo dos anos, desde o estabelecimento de famílias imigrantes nos primeiros 20 anos do Século XX até o ano Principais problemas encontrados no Bairro, do ponto de vista dos moradores do Distrito; Principais problemas encontrados no Bairro, do ponto de vista dos moradores do Distrito; Ponto de vista dos moradores em relação ao conhecimento sobre o Desenvolvimento Sustentável. Ponto de vista dos moradores em relação ao conhecimento sobre o Desenvolvimento Sustentável.

4 Contrastes Através das análises, observou-se: Através das análises, observou-se: 1. Passado x Presente 2. Progresso x Identidade Local; 3. Desenvolvimento Sustentável x Urbanização Acelerada

5 Passado População formada por imigrantes italianos, portugueses e libaneses. População formada por imigrantes italianos, portugueses e libaneses. Bairro rural fundado na policultura e auto subsistência, localizado entre as duas antigas fazendas de café e cana : Rio das Pedras e Santa Genebra. Bairro rural fundado na policultura e auto subsistência, localizado entre as duas antigas fazendas de café e cana : Rio das Pedras e Santa Genebra. Comércio de produtos com Campinas e São Paulo. Comércio de produtos com Campinas e São Paulo.

6 Presente Universidades: Unicamp, PUCCamp, Facamp; Universidades: Unicamp, PUCCamp, Facamp; Água, esgoto, asfalto, telefone, luz elétrica, etc. Água, esgoto, asfalto, telefone, luz elétrica, etc. Indústrias, escolas, empresas, lojas comerciais, bancos, hospitais, etc. Indústrias, escolas, empresas, lojas comerciais, bancos, hospitais, etc. Condomínios Fechados; Condomínios Fechados; Favelas. Favelas.

7 Progresso x Identidade Local Os tradicionais “ Baronenses” construíram uma identidade própria na época em que lutaram juntos para conseguirem superar dificuldades econômicas devido à crises nas fazendas. Os tradicionais “ Baronenses” construíram uma identidade própria na época em que lutaram juntos para conseguirem superar dificuldades econômicas devido à crises nas fazendas. Criaram um novo núcleo urbano isolado de Campinas, mobilizados por uma população com interesses comuns. Não eram “cidadãos Campineiros”, e sim, “ cidadãos Baronenses”. Criaram um novo núcleo urbano isolado de Campinas, mobilizados por uma população com interesses comuns. Não eram “cidadãos Campineiros”, e sim, “ cidadãos Baronenses”. Houve um contraste entre “ progresso de Campinas” x “ Bairro rural de Barão Geraldo”. Houve um contraste entre “ progresso de Campinas” x “ Bairro rural de Barão Geraldo”. Baronenses começaram a lutar por um espaço na sociedade campineira e buscaram progresso. Baronenses começaram a lutar por um espaço na sociedade campineira e buscaram progresso. A autonomia do Bairro fez com que os cidadãos lutassem para a elevação do Bairro á Distrito. A autonomia do Bairro fez com que os cidadãos lutassem para a elevação do Bairro á Distrito.

8 Progresso x Identidade Local O progresso fez com que houvesse a entrada de novos moradores em Barão Geraldo, principalmente com a instalação da Universidade de Campinas. O progresso fez com que houvesse a entrada de novos moradores em Barão Geraldo, principalmente com a instalação da Universidade de Campinas. Conflito: uma sociedade praticamente homogênia, com traços comuns e interesses próprios e uma história própria, se depara com uma invasão de moradores de diferentes interesses econômicos, sociais e culturais. Conflito: uma sociedade praticamente homogênia, com traços comuns e interesses próprios e uma história própria, se depara com uma invasão de moradores de diferentes interesses econômicos, sociais e culturais. Desde então, os tradicionais “ Baronenses” lutam por uma preservação do que restou do seu passado, para haver uma continuidade histórica. Desde então, os tradicionais “ Baronenses” lutam por uma preservação do que restou do seu passado, para haver uma continuidade histórica. Os Tradicionais “ Baroneses” fazem parte da população do Distrito que se une para manter e preservar a qualidade de vida e a identidade de Barão Geraldo, são os principais críticos do desenvolvimento caótico do local e lutam pela conscientização de um desenvolvimento sustentável. Os Tradicionais “ Baroneses” fazem parte da população do Distrito que se une para manter e preservar a qualidade de vida e a identidade de Barão Geraldo, são os principais críticos do desenvolvimento caótico do local e lutam pela conscientização de um desenvolvimento sustentável.

9 Urbanização acelerada A tentativa de construir um bairro privilegiado que conseguisse conciliar “ progresso” e a “ tranqüilidade” das cidades do interior, com a proximidade da natureza, longe da poluição e da correria da cidade grande, se transformou em realidades opostas. A tentativa de construir um bairro privilegiado que conseguisse conciliar “ progresso” e a “ tranqüilidade” das cidades do interior, com a proximidade da natureza, longe da poluição e da correria da cidade grande, se transformou em realidades opostas. Barão Geraldo se transforma a cada dia em um local cada vez mais parecido com as grandes metrópoles, com problemas típicos de cidades grandes, se distanciando do esteriótipo da cidade pacata, com uma piora gradativa da qualidade de vida. Barão Geraldo se transforma a cada dia em um local cada vez mais parecido com as grandes metrópoles, com problemas típicos de cidades grandes, se distanciando do esteriótipo da cidade pacata, com uma piora gradativa da qualidade de vida. Desde o ano 2000, Campinas cresceu 1,27% enquanto que Barão Geraldo 4,6 %, isto significa que o Distrito cresceu 3,6 vezes o crescimento médio de Campinas. Desde o ano 2000, Campinas cresceu 1,27% enquanto que Barão Geraldo 4,6 %, isto significa que o Distrito cresceu 3,6 vezes o crescimento médio de Campinas. Atualmente, a população é de aproximadamente 55 mil habitantes, sendo que diariamente circulam cerca de 50 mil pessoas na região. Atualmente, a população é de aproximadamente 55 mil habitantes, sendo que diariamente circulam cerca de 50 mil pessoas na região. Existem aproximadamente estabelecimentos comerciais na região. Existem aproximadamente estabelecimentos comerciais na região.

10 Desenvolvimento Sustentável 1 "A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver- se de uma forma sustentável, entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações em encontrar suas próprias necessidades". "A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver- se de uma forma sustentável, entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações em encontrar suas próprias necessidades". Conceito: Conciliação do Desenvolvimento econômico e social com a preservação Ambiental. Conceito: Conciliação do Desenvolvimento econômico e social com a preservação Ambiental.

11 Desenvolvimento Sustentável 2 Metas: Metas: 1. A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc); 2. A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver); 3. A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal); 4. A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc); 5. A elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como por exemplo os índios); 6. A efetivação dos programas educativos.

12 Entrevistas Famílias Tradicionais de Barão Geraldo Pessoas que se interessam em manter a identidade do Distrito, conservando a história e as tradições culturais. Observam melhorias devido à implantação da rede de esgoto, energia elétrica, asfalto,saúde, etc. Reclamam da constante diminuição das áreas verdes e da necessidade da venda de suas fazendas devido à constantes invasões de terras e assaltos em suas propriedades. Falta de tranqüilidade devido ao aumento do fluxo de pessoas e de carros. Conflitos constantes com estudantes universitários que desrespeitam os moradores locais devido ao barulho. Reclamam que o dinheiro arrecadado em impostos não retornam para o Distrito porque é administrado pelo Governo Municipal de Campinas. Falta de segurança, leva antigos moradores a migrarem para Condomínios Fechados e outros Distritos.

13 Entrevistas Comerciantes Antigos vivem em Barão há cerca de 60 anos. Consideram que o desenvolvimento só trouxe benefícios, pois resultou em melhoria de infra- estrutura e geração de empregos. O comércio cresceu e aumentou o fluxo de capitais para a região. vivem em Barão há cerca de 60 anos. Consideram que o desenvolvimento só trouxe benefícios, pois resultou em melhoria de infra- estrutura e geração de empregos. O comércio cresceu e aumentou o fluxo de capitais para a região. Um dos comerciantes revela que do seu ponto de vista, o progresso do Distrito favoreceu principalmente as camadas mais pobres, mas prejudicou a qualidade de vida da nobreza de Barão. Um dos comerciantes revela que do seu ponto de vista, o progresso do Distrito favoreceu principalmente as camadas mais pobres, mas prejudicou a qualidade de vida da nobreza de Barão. Pequenos comerciantes sentem-se prejudicados com o crescimento rápido do comércio local que têm trazido grandes empresas, aumentando a concorrência. Muitos comércios tradicionais do bairro estão fechando. Reclamam da falta de estacionamento, do fluxo de carros e do aumento de mendigos e crianças pobres nas ruas. Pequenos comerciantes sentem-se prejudicados com o crescimento rápido do comércio local que têm trazido grandes empresas, aumentando a concorrência. Muitos comércios tradicionais do bairro estão fechando. Reclamam da falta de estacionamento, do fluxo de carros e do aumento de mendigos e crianças pobres nas ruas.

14 Entrevistas Comerciantes Recém Chegados Barão Geraldo é um grande potencial econômico devido ao grande aumento de população, principalmente constituído das classes média e alta. Barão Geraldo é um grande potencial econômico devido ao grande aumento de população, principalmente constituído das classes média e alta. O aumento de estudantes, impulsiona o aparecimento de escolas de línguas, bares, lojas, academias. O aumento de estudantes, impulsiona o aparecimento de escolas de línguas, bares, lojas, academias. Crescimento de lojas de tintas, móveis e materiais de construção e imobiliárias. Crescimento de lojas de tintas, móveis e materiais de construção e imobiliárias. O fluxo financeiro tem atraído todos os tipos de bancos. O fluxo financeiro tem atraído todos os tipos de bancos. Comerciantes reclamam da falta de infra-estrutura para sustentar o comércio: rede elétrica fraca, falta de transporte público após a meia noite e falta de segurança local. Comerciantes reclamam da falta de infra-estrutura para sustentar o comércio: rede elétrica fraca, falta de transporte público após a meia noite e falta de segurança local.

15 Entrevistas Alunos Universitários que vivem em Barão desde a infância Alunos Universitários que vivem em Barão desde a infância Concordam que o desenvolvimento do comércio e da infra- estrutura do Distrito favoreceu muito aos jovens. Concordam que o desenvolvimento do comércio e da infra- estrutura do Distrito favoreceu muito aos jovens. Porém, reclamam da qualidade de vida em relação a tranqüilidade, da poluição, do trânsito caótico e do aumento expressivo do fluxo de pessoas. Porém, reclamam da qualidade de vida em relação a tranqüilidade, da poluição, do trânsito caótico e do aumento expressivo do fluxo de pessoas. Não podem mais sair à noite devido a falta de segurança e agora têm que contratar serviços específicos para circularem no Bairro. Não podem mais sair à noite devido a falta de segurança e agora têm que contratar serviços específicos para circularem no Bairro.

16 Entrevistas População Geral do Distrito: Principais reclamações Constantes Conflitos entre moradores locais e estudantes universitários que desrespeitam vizinhos com barulho e festas. Constantes Conflitos entre moradores locais e estudantes universitários que desrespeitam vizinhos com barulho e festas. Falta de interação dos estudantes com os moradores e falta de interesse com os problemas do Distrito. Falta de interação dos estudantes com os moradores e falta de interesse com os problemas do Distrito. Reclamação sobre construção de quitinetes e pensões que do ponto de vista dos moradores, são ilegais e prejudicam a tranqüilidade do Bairro. Reclamação sobre construção de quitinetes e pensões que do ponto de vista dos moradores, são ilegais e prejudicam a tranqüilidade do Bairro. Reclamação do aumento no preço de aluguéis, imóveis e IPTU. Reclamação do aumento no preço de aluguéis, imóveis e IPTU. Reivindicação de escolas públicas locais e creches. Reivindicação de escolas públicas locais e creches. Terrenos sujos pelo descaso de proprietários e da subprefeitura, colocam em risco moradores do Bairro Bosques das Palmeiras pelo aparecimento de cobras, ratos e escorpiões. Terrenos sujos pelo descaso de proprietários e da subprefeitura, colocam em risco moradores do Bairro Bosques das Palmeiras pelo aparecimento de cobras, ratos e escorpiões.

17 População Geral do Distrito: Principais reclamações Aumento do trânsito: reivindicação do alargamento de faixas nas principais avenidas. Aumento do trânsito: reivindicação do alargamento de faixas nas principais avenidas. Aumento de inundações Aumento de inundações Falta de iluminação nas ruas Falta de iluminação nas ruas Falta de segurança devido a falta de policiais nas ruas Falta de segurança devido a falta de policiais nas ruas Problemas de despejo de esgotos poluindo o Rio Anhumas Problemas de despejo de esgotos poluindo o Rio Anhumas Poluição do Lago Chico Mendes pela Unicamp Poluição do Lago Chico Mendes pela Unicamp Verbas arrecadadas em Barão Geraldo são repassados para outros distritos porque são administrados pelo Governo Municipal de Campinas. Verbas arrecadadas em Barão Geraldo são repassados para outros distritos porque são administrados pelo Governo Municipal de Campinas. Entrevistas

18 Falta de infra- estrutura, incluindo falta de redes de esgotos, energia elétrica, saneamento básico, ruas asfaltadas, etc. Falta de infra- estrutura, incluindo falta de redes de esgotos, energia elétrica, saneamento básico, ruas asfaltadas, etc. Falta de escolas públicas, creches, universidades, bancos; Falta de escolas públicas, creches, universidades, bancos; Falta de hospitais, médicos e remédios; Falta de hospitais, médicos e remédios; Problemas com o desemprego, marginalização e tráfico de drogas, gerando violência; Problemas com o desemprego, marginalização e tráfico de drogas, gerando violência; Aumento do número de favelas e pessoas miseráveis; Aumento do número de favelas e pessoas miseráveis; Problemas das camadas menos privilegiadas da população (exclusão social) Problemas das camadas menos privilegiadas da população (exclusão social)

19 Problemas das camadas menos privilegiadas da população (exclusão social) Degradação desordenada do meio ambiente; Degradação desordenada do meio ambiente; Redes de esgotos abertos e territórios ocupados indevidamente; Redes de esgotos abertos e territórios ocupados indevidamente;Resultado: Falta de perspectiva de vida! Falta de perspectiva de vida! Se sentem desiludidos ou desenganados Se sentem desiludidos ou desenganados A opção mais fácil é a marginalidade! A opção mais fácil é a marginalidade!

20 Diagrama

21 Conclusões Impacto Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Através das entrevistas realizadas com a população do Distrito, percebeu-se pouco interesse em relação ao impacto ambiental causado pelo desenvolvimento e urbanização da região. As pessoas mais interessadas são as que se julgam “ ambientalistas”, as famílias tradicionais de Barão Geraldo e pessoas que se sentem prejudicadas quando ocorrem problemas que acabam influenciando sua vida particular. Através das entrevistas realizadas com a população do Distrito, percebeu-se pouco interesse em relação ao impacto ambiental causado pelo desenvolvimento e urbanização da região. As pessoas mais interessadas são as que se julgam “ ambientalistas”, as famílias tradicionais de Barão Geraldo e pessoas que se sentem prejudicadas quando ocorrem problemas que acabam influenciando sua vida particular. Percebeu-se que quando se trata de questões ambientais, as pessoas primeiramente se preocupam com a vantagem econômica e não com a falta do recurso em um futuro próximo, embora existam leis que protejam o meio ambiente. Percebeu-se que quando se trata de questões ambientais, as pessoas primeiramente se preocupam com a vantagem econômica e não com a falta do recurso em um futuro próximo, embora existam leis que protejam o meio ambiente.

22 Impacto Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Estudos mostram que os Brasileiros, quando percebem algum tipo de problema ambiental, dificilmente se mobilizam para resolvê-lo, deixando a responsabilidade para órgãos públicos, como se não tivessem responsabilidade sobre o fato ocorrido. Na Suíça, por exemplo, cada cidadão preserva seu bem natural como se fosse o jardim da própria casa, denunciando constantemente qualquer tipo de ocorrência contra o meio ambiente, porque é patrimônio Nacional. Estudos mostram que os Brasileiros, quando percebem algum tipo de problema ambiental, dificilmente se mobilizam para resolvê-lo, deixando a responsabilidade para órgãos públicos, como se não tivessem responsabilidade sobre o fato ocorrido. Na Suíça, por exemplo, cada cidadão preserva seu bem natural como se fosse o jardim da própria casa, denunciando constantemente qualquer tipo de ocorrência contra o meio ambiente, porque é patrimônio Nacional. Falta maior mobilização e conscientização da população em relação ao desenvolvimento sustentável para que no futuro, seus herdeiros continuem a disponibilizar de recursos naturais e condições essenciais à sobrevivência. Falta maior mobilização e conscientização da população em relação ao desenvolvimento sustentável para que no futuro, seus herdeiros continuem a disponibilizar de recursos naturais e condições essenciais à sobrevivência. Conclusões

23 Ações para melhorar o Distrito Alguns Exemplos: LEI Nº DE 27 DE DEZEMBRO DE Institui o Plano Local de Gestão Urbana de Barão Geraldo. LEI Nº DE 27 DE DEZEMBRO DE Institui o Plano Local de Gestão Urbana de Barão Geraldo. DECRETO Nº DE 26 DE FEVEREIRO DE Com o objetivo de promover a participação autônoma e organizada da comunidade no processo de definições da política de desenvolvimento local e no acompanhamento de sua execução DECRETO Nº DE 26 DE FEVEREIRO DE Com o objetivo de promover a participação autônoma e organizada da comunidade no processo de definições da política de desenvolvimento local e no acompanhamento de sua execução Em 2003 o Governo Municipal formulou um texto com suas posições sobre o balanço da situação vivida pelo município de Campinas e as perspectivas criando o 1º Congresso da Cidade de Campinas, que teve como objetivo fechar o processo de planejamento do futuro de Campinas com a participação popular, para que os resultados do desenvolvimento pudessem ser utilizados para saldar as dívidas sociais acumuladas na história do Município. Em 2003 o Governo Municipal formulou um texto com suas posições sobre o balanço da situação vivida pelo município de Campinas e as perspectivas criando o 1º Congresso da Cidade de Campinas, que teve como objetivo fechar o processo de planejamento do futuro de Campinas com a participação popular, para que os resultados do desenvolvimento pudessem ser utilizados para saldar as dívidas sociais acumuladas na história do Município.

24 Quais serão os Principais desafios para melhorar a qualidade de vida para a população de Barão Geraldo Desenvolvimento vocacional: saúde, entretenimento, cultura e habitação Desenvolvimento vocacional: saúde, entretenimento, cultura e habitação Desenvolvimento estrutural: saúde, universidades e habitação Desenvolvimento estrutural: saúde, universidades e habitação sistema viário e de transporte sistema viário e de transporte segurança pública: episódios de violência, assalto, furtos, roubos e tráfico de drogas segurança pública: episódios de violência, assalto, furtos, roubos e tráfico de drogas problemas habitacionais: construções ilegais e ocupações problemas habitacionais: construções ilegais e ocupações comércio: cativar o consumidor local e acabar com a ocupação desordenada comércio: cativar o consumidor local e acabar com a ocupação desordenada problemas sociais: ocupações informais e desemprego problemas sociais: ocupações informais e desemprego meio ambiente: poluição dos recursos hídricos, crescimento desordenado do lixo, desmatamento e queimadas. meio ambiente: poluição dos recursos hídricos, crescimento desordenado do lixo, desmatamento e queimadas. saneamento básico em bairros periférico do distrito saneamento básico em bairros periférico do distrito

25 Quais serão os Principais desafios para melhorar a qualidade de vida para a população de Barão Geraldo limpeza e manutenção permanente de calçadas, praças, canteiros e espaços públicos limpeza e manutenção permanente de calçadas, praças, canteiros e espaços públicos interação das atividades culturais universitárias com a comunidade local interação das atividades culturais universitárias com a comunidade local ampliação das creches locais em parcerias com as empresas ampliação das creches locais em parcerias com as empresas Re-ordenamento do sistema viário local: pontos saturados, semáforos e sinalização Re-ordenamento do sistema viário local: pontos saturados, semáforos e sinalização desapropriação para des-afogamento viário da avenida Santa Isabel; desapropriação para des-afogamento viário da avenida Santa Isabel; ampliação e regularização do sistema de transporte ampliação e regularização do sistema de transporte criação do comitê da defesa civil local com ênfase na proteção do meio ambiente criação do comitê da defesa civil local com ênfase na proteção do meio ambiente Viabilização de estudos para implantar um sistema único de segurança: sistema de segurança local (privado, militar, civil e municipal) Viabilização de estudos para implantar um sistema único de segurança: sistema de segurança local (privado, militar, civil e municipal)

26 Futuro Objetivo: bem comum à toda população de Barão Geraldo Objetivo: bem comum à toda população de Barão Geraldo Compreender a cidade sob o prisma da região metropolitana, significa perceber que muitos problemas municipais somente podem ser resolvidos quando as administrações municipais atuam em conjunto. Problemas como a poluição de córregos, abastecimento de água, enchentes, sobrecarga nos sistemas e equipamentos de saúde, transporte, falta de saneamento e questões habitacionais, entre tantas outras, serão resolvidas com soluções integradas; Compreender a cidade sob o prisma da região metropolitana, significa perceber que muitos problemas municipais somente podem ser resolvidos quando as administrações municipais atuam em conjunto. Problemas como a poluição de córregos, abastecimento de água, enchentes, sobrecarga nos sistemas e equipamentos de saúde, transporte, falta de saneamento e questões habitacionais, entre tantas outras, serão resolvidas com soluções integradas; Os atores da esfera pública não-estatal (ONGs populares, associações, movimentos e outras entidades civis) podem desempenhar um papel decisivo na construção de uma hegemonia alternativa que imprima uma outra história às nossas cidades. Se não houver conscientização e mobilização da população em relação aos problemas apresentados, Barão Geraldo, irá se deparar com as conseqüências encontradas nas grandes metrópoles. Os atores da esfera pública não-estatal (ONGs populares, associações, movimentos e outras entidades civis) podem desempenhar um papel decisivo na construção de uma hegemonia alternativa que imprima uma outra história às nossas cidades. Se não houver conscientização e mobilização da população em relação aos problemas apresentados, Barão Geraldo, irá se deparar com as conseqüências encontradas nas grandes metrópoles.

27 Referências Bibliográficas A Cidade e os Cidadãos- Curitiba, abril de A Cidade e os Cidadãos- Curitiba, abril de Brandão, C.R.. (1994) Espaços públicos de lazer e cidadania. A paixão de Aprender, nº 6, Brandão, C.R.. (1994) Espaços públicos de lazer e cidadania. A paixão de Aprender, nº 6, º Congresso da Cidade de Campinas de dez º Congresso da Cidade de Campinas de dez 2003 DECRETO Nº DE 26 DE FEVEREIRO DE DECRETO Nº DE 26 DE FEVEREIRO DE LEI Nº DE 27 DE DEZEMBRO DE 1996, LEI Nº DE 27 DE DEZEMBRO DE 1996, Mendes, M.C. Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: Acesso em 15 de junho de Mendes, M.C. Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: Acesso em 15 de junho de Meio Ambiente - 23/09/ :47:09 Mapeamentos vegetais auxiliam políticas públicas ambientais Revista Com Ciência Meio Ambiente - 23/09/ :47:09 Mapeamentos vegetais auxiliam políticas públicas ambientais Revista Com Ciência

28 Raquel ROLNIK, "Morar, atuar e viver." in: Teoria e Debate, N.9 p jan-mar 90. São Paulo. Raquel ROLNIK, "Morar, atuar e viver." in: Teoria e Debate, N.9 p jan-mar 90. São Paulo. Savignano, v. Crescimento acelerado. Revista3. Ed. 28. fev Savignano, v. Crescimento acelerado. Revista3. Ed. 28. fev SUBPREFEITURA DE BARÃO GERALDO /120dias.htm SUBPREFEITURA DE BARÃO GERALDO /120dias.htm /120dias.htm /120dias.htm Referências Bibliográficas


Carregar ppt "Passado x Presente x Futuro Barão Geraldo Estudo sobre a população de Barão Geraldo quanto as transformações e a qualidade de Vida no Bairro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google